Os Cem Anos de Lenni e Margot

Os Cem Anos de Lenni e Margot Marianne Cronin

Resenhas - Os Cem Anos de Lenni e Margot

Renata 28/11/2023

Lenni é uma adolescente vivendo.
Vivendo enquanto pode, mas cheia de vitalidade, carisma e sem tempo a perder. Ela envolve as pessoas em suas questões e as conquista.
Margot é uma senhora que viveu e ainda vive.
Juntas tem 100 anos e Lenni as une em um projeto para celebrarem.
Se tornam amigas e apoio mútuo. Foi muito bonito e emocionante acompanhar a vida delas e participar da delicadeza e fragilidade do adeus.

"Obrigada, doce Lenni. Você tornou a espera pela morte muito mais divertida do que deveria ser."

Allju 24/11/2023

Maravilhoso
Ainda estou me recuperando desse final mas foi uma obra que com certeza superou as minhas expectativas. Comprei esse livro usado de uma conhecida sem saber nada sobre e acabou sendo tudo, um livro fofo, com muitas histórias de vida e personagens incríveis.

Mirellissima1 22/11/2023

Os cem anos de Lenni e Margot
Esse definitivamente foi o livro com mais frases favoritas, então vou citar algumas delas aqui:

?Crianças estão ficando um ano mais velhas, adolescentes estão se formando e avós estão sendo enterrados. Tudo é pequeno e gerenciável, e todos esperam sua hora de morrer?

?Números não significam muito pra mim. Não dou a mínima para divisões longas ou porcentagens. Prefiro palavras. Deliciosas, gloriosas palavras?

?A crueldade de estranhos não costuma me incomodar, mas a gentileza de estranhos é estranhamente destruidora.?

e por fim, minha favorita:

?Se em trevas deitará minh?alma, à luz ascenderá em fulgor. Pois as estrelas tanto amei que a noite enfrento sem temor.?

Cris Fontes 20/11/2023

Sentirei saudades dessa história
Ah gente q livro emocionante, divertido e lindo.
Comecei não gostando muito da Lenni, mas passei a adorá-la.
Que história de vida dessas duas. O padre e a enfermeira deixaram tudo ainda melhor. Sentirei falta de cada um deles.

Douglas 19/11/2023

Os Cem Anos de Lenni e Margot
(Resenha também disponível no meu Instagram literário: @doug_reads)

"Viver e morrer são mistérios e não dá para saber sobre eles até passar pelos dois."

Lenni, paciente em estado terminal, gostaria de poder dar um significado a sua curta vida de dezessete anos e deixar uma marca no mundo. Assim, ela e Margot, uma senhora de 83 anos que rapidamente se torna sua amiga, decidem pintar quadros para seus cem anos de vida nas aulas de artes que frequentam numa ala do hospital. Dessa forma, elas podem contar ao mundo os momentos marcantes de seu século de vida e imortalizá-los por meio das pinturas. E, quem sabe, fazer uma exposição com as obras, não é mesmo?

O livro tem uma sensação intrínseca de urgência, dada a situação terminal de Lenni e a avançada idade de Margot - que precisa de uma cirurgia cardíaca para poder viver um pouco mais -. Apesar disso, Lenni e Margot encontram nos meses em que a história se passa, tempo suficiente para curarem algumas de suas feridas e de buscarem conforto na amizade que constroem. E a maior prova de que nunca é tarde para algo mais - uma das mensagens do livro - é justamente a amizade de Lenni e Margot.

É muito comovente ver as protagonistas descobrirem, naqueles que as rodeiam no hospital, pessoas que rapidamente ganham nosso afeto, a ponto de serem consideradas como família. Lenni encontrou em Margot uma mãe de verdade que não teve e no Padre Arthur, uma figura paterna; Margot, uma mãe que perdeu o filho recém-nascido, encontrou em Lenni uma filha que gostaria de ter visto crescer. E a conexão entre elas é tão profunda, bonita e natural que este sentimento de família soa verdadeiro e certo para o leitor.

Existe uma outra discussão no livro que é o eterno debate entre os acontecimentos na nossa vida, bem como as pessoas que vemos surgirem, serem frutos do acaso ou simplesmente do destino. Margot teria conhecido Lenni se não fosse a coincidência ocorrida no episódio da carta? Ou então Lenni estava destinada a conhecer Margot, e o episódio da carta foi apenas uma forma de isso acontecer? Fica a reflexão - e tudo bem se não encontrar uma resposta definitiva, pois a beleza dessa discussão mora justamente ai.

Marianne Cronin deixa claro desde a sinopse a inevitabilidade que permeia a história, e em momento algum alimentou esperanças de uma reviravolta milagrosa. O livro é triste e pesado em alguns momentos, mas também possui amor, amizade, afeto, risadas - pois mesmo num hospital ainda há vida. Espere, portanto, um livro coerente e “pés no chão” em relação a seus objetivos. Quanto ao leitor, embora ele acredite estar preparado, ainda sim será atingido em cheio quando a hora chegar - digo isso por experiência própria, pois chorei muito com a reta final da história.

ivynavaz 19/11/2023

Um livro sobre uma amizade improvável de duas mulheres com doenças terminais dentro de um hospital. Ao contrário do que se imagina, não é um livro sobre morte e sofrimento, mas sobre recordar e eternizar cada momento vivido, sobre deixar um legado, uma marca no mundo, sobre aproveitar cada segundo que resta e sobre ser suporte e apoio para quem amamos. Mesmo diante de um contexto tão pesado, é um livro divertido e leve, ao mesmo tempo em que consegue ser sensível e profundo. Belo!

Beatriz3202 15/11/2023

Emocionante
Esse livro é simplesmente maravilhoso. A história, todo o enredo, me deixaram apaixonada.
O livro conta a história de uma adolescente e uma idosa com doenças terminais e que, juntas, somam um século de vida, assim, decidem pintar uma obra para cada ano.
As histórias decorrentes das pinturas são incríveis, nos tiram gargalhadas e lágrimas. Os personagens são super cativantes e a riqueza de detalhes é estupenda.
É o meu novo favorito!

Luciana 13/11/2023

Os cem anos de Lenni e Margot
Lenni e Margot são personagens cativantes, inteligentes , engraçadas e que trazem um conforto e ao mesmo tempo força em acreditar que todos os momentos da nossa vida devam ser vividos de forma intensa.
Uma história de muita sensibilidade que te faz refletir sobre a vida.

Dessa_R 12/11/2023

A leitura foi um processo
O livro é muito interessante e traz o encontro de Lenni, de 17 anos, com Margot, de 83 anos. Mesmo com idades tão diferentes elas se encontram para se apoiar e uma fornece à outra aquilo que precisa.
A personalidade de cada uma delas, a participação do padre Artur, das enfermeiras Jacky e Nova Enfermeira, de Meena? enfim, cada personagem ganhou um espacinho no coração!

Giva 11/11/2023

Incrível. Emocionante. Perfeito.
Eu terminei esse livro há uma semana e sinto que ainda não sei dizer o que ele é. Definitivamente, um dos melhores livros que eu já li na vida e uma surpresa gostosa.

Comprei e li sem expectativas, apenas com a curiosidade do título. Valeu super a pena como poucos livros valem.

A construção da amizade da Lenni e Margot, o Padre Arthur, as pinturas e as histórias de vida delas... Tudo é super bem escrito e te transporta para juntinho deles.

Queria mais e mais, mais histórias, mais capítulos, mais anos e pinturas.

Eu indico esse livro para qualquer pessoa que queira se emocionar. "Queremos que as pessoas nos conheçam, conheçam nossa história, saibam quem somos e quem seremos. E, depois que formos embora, saibam quem fomos."

5 estrelas e para sempre guardado num cantinho do meu coração ?

Flavia Flavitchia 09/11/2023

Lenni e Margot ???
Eu amei, embora tenha alguns pontos da história que pra mim ficaram "voando"- faltando dar uma explicação ou continuidade, ambas as personagens me cativaram. ?

É muito dolorido pensar que reclamos tanto por coisas tão mínimas e que pessoas têm problemas tão sérios, como doenças graves, e tentam levar de um modo mais leve.

Livro muito bonito e triste ao mesmo tempo.

Monica Quintal 09/11/2023

"Uma amizade extraordinária. Cem anos de histórias prestes a serem contadas... antes que seja tarde demais. Lenni é uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade especial e de muito carisma. Pode-se dizer que é uma garota cheia de vida... exceto que, segundo os médicos, ela está à beira da morte. Como um modo de preencher seus dias no hospital em que está internada e sozinha - e de cumprir uma aposta feita com o padre da capela -, Lenni começa a frequentar aulas de arte terapêutica. E é então que conhece Margot, uma senhora de oitenta e três anos, doce e de coração rebelde como o de Lenni. A conexão entre elas é intensa e imediata, e as duas percebem uma peculiaridade: juntas, têm um século de vida! Para celebrar esses cem anos que compartilham, decidem montar uma exposição de cem pinturas. Em cada uma, retratam uma memória importante dos anos que viveram. Histórias de paixão, juventude, amadurecimento, alegria, afeto, de quando se encontra em alguém o amor de sua vida. Histórias que merecem, sempre, ser compartilhadas."

Que história mais linda, mais singela, mais delicada. Que jeito lindo de escrever, tão humano, tão precioso. Estou encantada por esse livro! Vontade de dobra-lo bem pequenininho pra guardar no coração... ??

Bruna2299 07/11/2023

Amizade entre gerações
Não tenho muito o que falar sobre esse livro?

É um livro bom, com diálogos interessantes e as personagens principais são envolventes. Porém, pela temática da história, eu esperava que fosse mais emocionante. Achei a leitura bem morna até 2/3 do livro.

Mas o final é lindo. Chorei horrores (mesmo já imaginando o que aconteceria) e acho que valeu a pena a leitura.

Mariele40 06/11/2023

"Talvez no calor do momento possa parecer que a vingança é a única coisa que você pode fazer para satisfazer sua raiva, mas você vai descobrir que, com o tempo, o perdão é o que mais te faz bem, é o que te dá orgulho."