Os Cem Anos de Lenni e Margot

Os Cem Anos de Lenni e Margot Marianne Cronin

Resenhas - Os Cem Anos de Lenni e Margot

Livs 02/11/2023

Um livro sobre uma amizade extraordinária
Lenni é uma garota de 17 anos que passou quase sua vida inteira dentro do hospital, pois tem uma doença terminal, mas que vive todos os seus dias da melhor maneira que pode. Margot tem 83 anos e as duas juntas vivem 100 anos, durante uma aula de arteterapia elas resolvem começar um projeto, pintar 100 telas que represente todos esse anos de vida.

A narrativa possui diversas camadas, as histórias de vida delas é contada de maneira leve, divertida e através de capítulos curtos, mas cada história traz assuntos emocionantes e muito reflexivos.

Os personagens são palpáveis e próximos, a Lenni tem uma vontade de viver e de deixar sua marca nas pessoas, já Margot tem uma história inspiradora e dolorosa, que me deixou com nó na garganta. O livro tem um poder de te fazer rir e levar um soco no estomago a cada capítulo, e trouxe plots que para mim foram bem surpreendentes e que me pegaram desprevenida.

Mesmo a sinopse trazendo um peso enorme diante a situação das duas protagonistas, o livro não é sobre "doença" ou "hospital" e sim sobre uma linda amizade, personagens encantadores, histórias emocionantes e em como é incrível dividir a vida com pessoas que você encontra, mesmo no fim.

site: https://www.instagram.com/p/Cx3xLgiLRiT/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Carla.Cerqueira 01/11/2023

Não amei
Esperava uma escrita melhor. Não gostei da maneira como a autora conta a história. Embora o enredo seja bacana. Mas achei que faltou alguma coisa que não me prendeu. A relação de Lenni com a mãe, com o pai, a doença terminal dela, e outras coisas que para mim não fazem sentido

Duda 22/10/2023

Chorei ?. Amei todas as partes da Leni, todas as partes da Margot. Achei lindo a história delas, e chorei com o quanto as vezes a vida é injusta. É um livro rápido e fácil e é gostoso de acompanhar essas 2 e suas histórias

LaAs.Dacoregio 18/10/2023

Leitura muito leve, terminei rapidinho! livro pra quem tá procurando uma história mais tranquila, sem uma super reviravolta e grandes emoções, mas que carrega uma lição muito fofinha

helivros 17/10/2023

Pensei que ia, mas não foi
Pensei que ia ser um livro pesado, por conta da sinopse, acredito que essa era a intenção da autora, mas ela não conseguiu ir tão fundo quanto eu achei/gostaria que fosse. A Lenni é divertida e engraçada no momento atual, mas as histórias dela não são (algumas partes são tocantes, mas no geral são histórias simples), a Margot no momento atual quase não se sabe sobre, mas as histórias dela são incríveis e tocantes (mas faltou aprofundar muito). As duas personagens tinham potencial (e o livro tem páginas suficientes) pra muita complexidade, porém o que acaba tendo são frases tocantes, histórias superficiais e um sentimento de que faltou muito pra atingir o verdadeiro potencial. Tem interações legais com outros personagens, mas de novo, falta profundidade.

Acho que a autora quis tanto que fosse um livro sentimental e doloroso, que ficou com medo de colocar com todas as palavras as dores nele.

Só chorei lá pelos 80% do livro, até essa porcentagem a leitura é absurdamente arrastada.

Sophia 15/10/2023

Incrível
Confesso que superou todas as minhas expectativas, foi rápido, emocionante, lindo e agradável ler esse livro, livro bom é aquele que passamos pra frente, e esse com certeza é um deles. Não tenha dúvida de ler, Margot é uma gracinha e nos ensina lições valiosas e Lenni é uma adolescente curiosa e engraçada, livro mais lindo ??

Mel avelar 12/10/2023

Toda amizade que surge em nossas vidas, acontece com algum propósito. Mas tem coisas que nos fazem pensar mais sobre as nossas vidas e refletir sobre o real poder de uma grande amizade,As duas se conhecem em um hospital, em Glasgow, na Escócia, sob as piores circunstâncias possíveis. Ambas estão com doenças terminais, mas isso não as impede de terem uma amizade um tanto quanto inusitada. A amizade entre elas se torna tão forte que elas decidem pintar suas obras de arte enquanto contam suas histórias através das pinturas.
A ideia que partiu de Lenni, que constatou que ela e Margot juntas viveram cem anos, propõe que as duas façam uma centena de quadros, um para cada ano de suas vidas. Dessa forma, elas lembram de alguns momentos felizes e tristes de suas vidas, e é através de cada desenho que descobrimos um pouco do passado de cada uma e o que as trouxe até ali. Essa leitura nos traz grandes lições de vida. Além de nos emocionarmos com a amizade de Lenni e Margot, também damos boas risadas com essa menina encantadora e como ela conquista nossos corações.Um livro muito bem escrito, com leitura fluída, divididos em capítulos fáceis de ler
Uma leitura que rendeu boas lágrimas, porque consegue emocionar do início ao fim. É impossível ler esse livro sem se conectar com Lenni e Margot.

R4vi 12/10/2023

O MAIOR!
Eu amo a proposta do livro, achei a Lenni muito carismática e divertida, me fez criar alguns questionamentos antes de dormir e no meio me deparei com um romance sáfico EXTREMAMENTE gostoso de acompanhar, o fato de me pegar de surpresa me animou ainda mais. Desabei de chorar, saudades desse livro!??

Mille Terra 11/10/2023

Pois as estrelas tanto amei, que a noite enfrento sem temor
Essa frase ficou na minha cabeça desde o momento em que a li, agora certamente é uma das minhas favoritas.
Os cem anos de Lenni e Margot me pegou de surpresa. Eu esperava um livro bobinho e uma historinha pra passar o tempo, mas recebi uma lição de vida e vários questionamentos que também me faço. Um história que envolve a amizade e a criatividade. O amor e a liberdade. E a vida e a morte.
Me encantei com a maioria dos personagens (vulgo padre Arthur, Meena e Humphrey), principalmente Lenni e Margot. Senti um carinho tão forte por ambas que me desabei chorando no final.
Duas pessoas de idades tão distintas virando amigas e nos encantando e mostrando a realidade da vida.

Eu amei amei amei (por mais que tenha me desidratado de tanto chorar, valeu a pena).

Carolina 09/10/2023

Emocionante
Fazia tempo que não lia um livro que me tocasse tanto e me fizesse chorar nas últimas páginas. Obrigada, Lenni e Margot, por dividirem seus cem anos comigo.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

é um livro emocionante, encantador e absolutamente reflexivo...
Saudações Leitores!

Resolvi ler OS CEM ANOS DE LENNI E MARGOT, escrito pela inglesa Marianne Cronin devido a indicação de uma amiga (Obrigada Ana Neuma😘) e realmente fiquei encantada e adorei a experiência de leitura. Inclusive tenho duas informações: 1ª este é o primeiro livro escrito pela escritora, 2ª os direitos para a adaptação desse livro foram comprados (já prevejo lágrimas e mais lágrimas durante a película).

OS CEM ANOS DE LENNI E MARGOT traz uma reflexão muito grande sobre a inevitabilidade de algumas coisas, a formas improváveis que as pessoas entram e saem de nossas vidas e como uma amizade pode chegar e permanecer. É diante desse cenário de tantas coisas improváveis que vemos a amizade de Lenni, uma jovem de 17 anos e Margot, uma idosa de 83 anos, nascer. A diferença de 66 anos não irá impedir que uma amizade bonita e cheia de superação e compartilhamentos aconteça.

Durante todo o volume de OS CEM ANOS DE LENNI E MARGOT vamos acompanhar a trajetória de vida dessas duas personagens absolutamente marcantes que acabam se conhecendo em um hospital em Glasgow, na Escócia, pois ambas enfrentam doenças terminais. Talvez esse vínculo improvável irá uni-las, porém elas acabam compartilhando todas as suas histórias ao longo dos anos que já viveram uma para a outra.

É impossível não se emocionar com o resgate de vida de cada uma dessas personagens, pois são suas histórias que nos fazem perceber que elas se tornaram quem são devido a tudo o que viveram: dores, alegrias, esperanças, saudades, decisões, abandono, medos.

Tanto Lenni, quanto Margot encontram um projeto para colocarem em prática após frequentarem um clube de pintura no hospital e é emocionante acompanhar esse projeto acontecendo.

Diante disso OS CEM ANOS DE LENNI E MARGOT vai ser narrado de forma que temos partes em sentido cronológico e temos voltas no tempo quando as personagens relembram seus passados. É sem dúvida gratificante e emocionante acompanhar tudo isso.

O mais legal é perceber que as personagens são consistentes e tem personalidades bem diferentes, Lenni é uma jovem sarcástica, irônica e muito sincera no que pensa, falando exatamente quase tudo sem um filtro, de modo que acaba deixando vários personagens, inclusive o Padre Arthur, sem palavras. Já Margot viveu uma vida muito intensa, tem muita história para contar e outras histórias que gostaria de ter vivido ou que viveu apenas em sua memória. É sensível demais!

Só posso dizer que durante toda a leitura de OS CEM ANOS DE LENNI E MARGOT eu me vi sem acreditar que talvez essas personagens não conseguissem realizar o projeto que se dispuseram, fiquei com um nó na garganta em todas as páginas e não foram raras as vezes que meus olhos ficaram marejados. A história de Lenni e Margot transbordou meu coração e vai permanecer comigo durante muito tempo, tenho certeza disso.

Para completar, Marianne Cronin é uma incrível narradora e escreveu um livro muito sensível, incrível e com personagens que extrapolam suas páginas a ponto de as considerarmos pessoas reais e nossas amigas. estou encantada e mais do que recomendo a leitura!

Importante ressaltar que o volume não é de todo de dramas/lágrimas, por vezes OS CEM ANOS DE LENNI E MARGOT é super engraçado e rouba-nos risadas. espero que gostem dessa indicação. Até a próxima postagem!

site: www.delivroemlivro.com.br

Karina.Rocha 03/10/2023

Pra ler sentada na grama
Sabia que as estrelas que vemos com maior nitidez já estão mortas? (...) Elas já se foram sabe-se lá há quanto tempo, mas ainda podemos vê-las. Elas continuam vivendo.