Batman: O Mundo

Batman: O Mundo Alessandro Bilotta...

Resenhas - Batman: O Mundo

juhelwig 14/04/2024

Viajando pelo mundo pelo sofá da sala ???
A ideia da coletânea é apresentar pela perspectiva de artistas do mundo uma história do homem morcego, apresentando um pouco da cultura local, a ideia e execução foram incríveis! Estou bem animada pois teremos ainda o lançamento da mesma ideia mas pela perspectiva do Coringa! Não são todas as histórias que são espetaculares, mas até as que não apresentam um roteiro fantástico existe algo que atrai, talvez a ideia do novo, gosto muito de uma fala de Frank Miller que diz - Batman é um diamante a ser lapidado - ou seja: é um personagem que se pode brincar e trazer novos ares, a história e a profundidade da construção da figura faz com que sempre tenha algo para criar!
Abaixou vou trazer um pequeno relato de como foi (na minha perspectiva) a viagem por cada país com o príncipe de Gotham.
EUA - bom, a arte deixou a desejar, lembrou muito a black label de batman reptiliano que acho um horror, ainda a qualidade da imagem é baixa, o roteiro veio meio que com cliches para criar uma tensão mas acabou ficando brega.
França - a arte de Thierry Martin é um mimo! muito gostosa de se ver e fechou com o roteiro de forma perfeita, na história temos uma pegadinha amorosa pelo Louvre com a melhor namorada de batman, a mulher gato! além disso temos a participação da ww que foi uma sacada engraçada, para essa ?????
Espanha - paco escreve e desenha tão bem, história contada pela arte, e mesmo assim emocionante, mostrando as férias de Bruce Wayne e como se afastar e dar um tempo das obrigações é importante (as vezes também tediante - ?????
Itália - sou apaixonada pela italia e agora ainda mais, a história tem uma arte e roteiro incrível, somos apresentados a lenda de Ianus, o homem com duas caras, uma voltada para o passado e outra o futuro, será que existe destino? será que nosso passado define o futuro? são essas questões que batman irá explorar. muito bem bolado, amei ?????
Alemanha - aparição do coringa! e um coringa ecoterrorista, que em partes concordo kkkk o mesmo já fala não existe revolução sem violência, citando como exemplo a revolução francesa, e vocês o que acham? para essa terei que dar ????? (arte aqui então...não tem como descrever)
Rep. Tcheca - ok, estava muito curiosa para chegar no leste europeu, e infelizmente me decepcionei, a premissa final é boa, independente da ideologia a lei vale para todos, só o desenvolvimento foi fraco, tinha potencial... ???
Rússia - olha, mesmo com o anticomunismo leve não tem como não se emocionar nessa... um incrível relato sobre a construção de heróis e a queda do muro de Berlim, ainda com a mensagem da importância da história para construção de nação, nota máxima! muitas estrelas ???????
Turquia - mais uma vez...potencial desperdiçado, roteiro foi mediano e a arte clichê, o que me deixou mais risonha foi o fato que o roteirista é uma espécie de todd mcfarlane kkkk - ??
Polônia - foi tão chato que não tem nota para dar, vamos fingir que não ocorreu visita aqui
México - e vamos para América Latina!!! incrível, história sobre como existe a tentativa de esconder o passado, a importância de fazer as pazes com o mesmo e ainda tratou o tema da violência contra mulher, ainda num país com um índice altíssimo de feminicidio - ?????
Brasil - MEUS AMIGOS!!! ARTE!! ARTE!! O PURO SUCO DE UMA BOA CRÍTICA! Atemporal! Aqui somos apresentados a milícia que atua num estado brasileiro, desigualdade social e a importância da educação e condições dignas para população, ainda com citação de Machado de Assis, aulas ?????? ?????
E vamos para Ásia! Última parada!
Coreia do Sul - arte linda para um texto mal desenvolvido, pareceu um dorama kkkk não gostei, porém novamente atrás de uma má execução uma boa mensagem: a construção de uma memória nem sempre é a verdade! ??
China - temos como participante da história o criador da trilogia O Problema dos Três Corpos, série nova da Netflix e muito boa - o que já me deixou com altas expectativas, apesar de um clichezao foi um clichezao divertido e bem desenvolvido, gostei da peculiaridade de como é desenvolvida as cenas nos quadros, foi curioso, amei! as vezes uma farofada é bom! ?????
Japão - beeeem mais ou menos, pegada mangá de época, passavel, tem o mangá do batman que é uma obra japonesa com o personagem mais interessante que isso - ??
juhelwig 14/04/2024minha estante
aff não notei que errei o título mas desconsiderem o segundo "pelo" ????

Murillo Bertolini 25/11/2023

Uma bela coletânea
Batman: O Mundo é uma bela surpresa no que se trata de antologias, que geralmente tem uma oscilação muito grande na qualidade de suas histórias. Apesar de isso também acontecer aqui, a proposta da DC Comics de retratar o personagem em diversos países do mundo pelas mãos de artistas locais traz uma originalidade de roteiro e arte que mesmo as histórias menos interessantes tem um componente diferente, seja cultural ou estético, que vale a pena conferir.

As minhas histórias favoritas da edição são Turquia, França e Coréia do Sul, nessa ordem. A história que se passa no Brasil também está entre as melhores e retrata nosso país de maneira infinitamente superior à outra aventura do homem-morcego no Brasil nos anos 90. Aqui temos uma história que fala de crime urbano e crime do colarinho branco, trazendo reflexões sobre as causas reais dos problemas do nosso país e como os grandes poderosos tem muito mais culpa nisso do que quem nasce sem condições e perspectivas de vida, e veem no crime a única oportunidade de vida. Apesar de ser rodeada de clichês sobre nossa sociedade, os autores conseguem entregar um bom trabalho, remetendo diretamente à figuras políticas conhecidas no cenário nacional.

No fim, a coletânea Batman: O Mundo acerta muito na proposta de trazer a visão de mundo de artistas de todo o globo, colocando o maior personagem da cultura pop de quadrinhos sob a perspectiva de diferentes culturas e artistas.

Candido Neto 14/08/2023

Irregular
Várias histórias, a maioria com dez páginas, cada uma feia por artistas de um país e ambientada no local de nascimento desses artistas.
Bem irregular quanto a qualidade das histórias, traços muito diferentes, entretanto de apelo estético de muito boa qualidade.
Vale pela diversão.

Gustavo 26/02/2023

"E vou encontrar você... não importa onde ou com quem esteja. Estou observando. O seu mundo é a minha cidade, e se você a ferir... eu vou ferir você."

Batman: O Mundo é um mosaico do personagem, são 14 narrativas diferentes, na qual a história se vende pela quantidade, porém, não pela qualidade. Pode-se aproveitar um terço do total da obra, é uma leitura razoável.

Ivan 18/02/2022

Batman único
Várias histórias do morcegão escritas e desenhadas por autores e artistas de vários países. A maioria das histórias são simples, algumas até ruins, mas as boas, como as da Alemanha, da Turquia e a melhor de todas, a do Brasil, salvam a HQ e tornam ela histórica.
Uma Hq para ler e ser lembrada.

Waleria.Araujo 26/10/2021

Gostei muito das histórias. São poucas páginas por países mas é interessante a mudança dos traços e as histórias.
A história do Brasil foi perfeita. Apontou perfeitamente os problemas. Gostei muito.

26/10/2021

Uma positiva surpresa!
Batman: O Mundo é uma coletânea de 14 histórias do Batman ao redor do mundo em comemoração ao Batman Day de 2021!

Cada uma dessas histórias são escritas, ilustradas e coloridas por pessoas do respectivo país, incluindo o Brasil! Carlos Estefan e Pedro Mauro são os responsáveis por trazer o Batman à São Paulo, em cenários como o Farol Santander e a Avenida Paulista.

A introdução, por Brian Azzarello e Lee Bermejo, é um bizarro paralelo entre o Batman e Gotham como sua esposa, e como ambos não são o suficiente para deixar o outro satisfeito. Por isso, o personagem vai viver aventuras ao redor do mundo!

Foi tão interessante enxergar como outros países reagiriam a um cara vestido de morcego, como isso seria uma "novidade" inesperada e que ninguém sabe se deve confiar ou se ele, no caso, é o vilão. Algumas histórias são mais leves, reflexivas ou românticas, enquanto outras são mais intensas e abordam assuntos que envolvem violência e/ou política.

É um quadrinho que não está dentro dos acontecimentos da DC, ou seja, não gera impactos no restante do universo.

O conto em São Paulo é um verdadeiro tapa!

O objetivo do Batman no Brasil é verificar porque os projetos das Indústrias Wayne não andaram como deveria. Porém, enquanto uma investigação acontece, Bruce se depara com a realidade de um povo que vive as consequências da enorme corrupção que corrói o país. Dói nele ver como a violência em Gotham pode ser apenas um espelho do que o Brasil vive.

Muitas cenas verdadeiras acontecem nesse arco, que mostra como a falta de oportunidade gera mais violência nas ruas, como a política/corrupção é o maior problema do país, como os comandantes incitam o pior em seus seguidores e nossos verdadeiros heróis são os professores e trabalhadores, que no fim do dia fazem a verdadeira diferença, uma vez que não existe um Batman na vida real para nos salvar.

Me envolvi com a leitura pois não esperava algo tão político como foi feito, porém, fico feliz, talvez signifique que não estamos sozinhos como acreditamos estar.

Artes e cores belíssimas com roteiros que aproveitam bem os espaços que possuem. Batman: O Mundo, é uma positiva surpresa.

site: https://www.instagram.com/p/CVQ7-MTLQuO/