Fábulas Budistas

Noor Inayat Khan / Nora Baker

Resenhas - Fábulas Budistas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

dani 01/01/2024

Lições de amor e compaixão
Esse livro com fábulas recontadas por Noor Inayat Khan representa para mim uma amostra introdutória do imaginário e ensinamentos budistas. Mesmo sendo uma leitura leve e rápida, agora faz parte da minha jornada no aspecto da religiosidade/espiritualidade.

Quando eu tinha 6 anos, minha família passou a frequentar uma igreja cristã de vertente protestante. Nesse meio não havia muito incentivo para aprender sobre outras crenças, e quando o assunto surgia, era cercado por um certo sentimento de receio ou até mesmo de desprezo. Que fique claro que se trata da minha experiência e não pretendo refletir a perspectiva de um grupo inteiro.

Em junho do ano passado, aos 29 anos, escrevi minha carta de remoção, uma solicitação voluntária da retirada do meu nome dos registros da igreja. Atualmente não tenho uma fé para chamar de minha, mas hoje me permito explorar o assunto com a mente mais aberta.

As vinte fábulas apresentam outras vidas de Buda em forma animal. As lições refletem temas como amor, amizade, empatia e compaixão por todas as formas de vida. Uma das histórias que mais gostei foi a da lebre, animal do ano de 2023 no calendário chinês. É uma belíssima reflexão sobre altruísmo e abnegação.

Independente da fé ou ausência dela, hoje, mais do que nunca, percebo que aprender sobre o outro é um exercício fundamental, bastante benéfico para a convivência com as diferenças e abertura de diálogos que geram empatia.

Aproveitando a temática, não poderia deixar de recomendar que experimentem ouvir a gravação de "Buddha Passion" do compositor Tan Dun. Trata-se de um oratório (basicamente um ópera de caráter sacro) que retrata seis episódios da vida e ensinamentos de Buda.
Sara.Marques300 03/01/2024minha estante
Adoro suas resenhas. A forma fluida e profunda que apresenta sua elaborações, críticas e pontuações me deixam curiosa a cada leitura sua.

Fico feliz em saber que está se permitindo explorar a temática da espiritualidade com a mente mais aberta.

Ah! Eu achei a edição desse livro a coisa mais linda ??

dani 04/01/2024minha estante
Obrigada, amiga! ?
Essa edição é linda mesmo. Amos os livros da Editora Wish.

TAssia19 03/12/2021

Os contos reforçam muito os ensinamentos uns dos outros. Conheço pouco da religião budista, mas mesmo sendo de outra religião vou levar esses ensinamentos. Me lembrou muito os livros das Crônicas de Nárnia, Aslan tem muito de Buda e os dois trazem uma calma no coração muito grande.
Certeza que vou reler alguns contos em alguns momentos.

Para melhorar ainda mais, no final tem uma pequena biografia da Noor Inayat Khan. Que mulher incrível ela foi! Não conhecia sua história e agora quero saber mais sobre ela e tudo o que passou.

Chanaisa 08/12/2021

Moral da história...
Contos que deixam claro qual a moral da história. Nem por isso foram clichês para mim. São fábulas que nunca havia conhecido antes e que inspiram o amor e respeito ao próximo.

Pretendo reler futuramente
°°° 08/12/2021minha estante
Parece ser muito bom.

Chanaisa 08/12/2021minha estante
Sim! E, no final, tem uma biografia curta da incrível Noor Inayat Khan, princesa indiana e espiã britânica que se tornou uma heroína de guerra!

Mayra247 08/09/2021

FÁBULAS BUDISTAS
Eu já esperava que esse livro fosse bom e, ainda assim, ele conseguiu superar minhas expectativas. Fiquei muito encantada com as fábulas "O Teste do Mestre" e "O Búfalo Paciente", mas a biografia da autora é realmente a cereja do bolo, incrível!

Pablo Paz 28/09/2021

Literatura infantil?!
Esse belo livrinho, coleção de fábulas budistas da Índia recontadas pela escritora Noor Inayat Khan (1914-1944), foi publicado originalmente em 1939 na Grã-Bretanha com o título 'Vinte Contos Jataka' como literatura infantil. A sua leitura vale por si só, é um daqueles tesouros da civilização. Hoje porém seria impossível classificá-lo como infantil, ou pelo menos difícil de encontrá-lo na seção infantil duma livraria. Acho que estaria na seção de clássicos, de infanto-juvenil e até mesmo na de YA. É interessante lê-lo também pensando no que aqueles educadores e pais cultos e de classe média dos anos 1930 liam para as suas crianças. A concepção de infância e de literatura infantil mudaram muito de lá para cá.

Maria.Eduarda 13/12/2022

Fábulas Budistas: 20 Contos Jataka
O livro apresenta 20 contos. curtos, budistas com ensinamentos sobre a vida. Os ensinamentos podem ser lidos tanto por crianças quanto por adultos. É um ótimo livro de cabeceira.

Ohaninha 30/01/2022

Para acalmar o coração
Que livro lindo! Que histórias lindas!

Apesar de serem contos budistas recontados pela autora, as histórias são super autênticas e maravilhosas. Eu comecei a leitura super despretensiosa e acabei aprendendo muito com o livro.

No final do livro conta um pouco da história da autora, Noor Inayat Khan, e eu fiquei muito impressionada por ela ser uma espiã britânica na segunda guerra mundial além de ser uma princesa indiana. Ela foi formada em psicologia infantil e com isso escrevia histórias para crianças, no qual o seu trabalho foi começando a ficar reconhecido. Ela teve um papel muito importante como espiã na segunda guerra mundial e são poucas as pessoas que ainda lembram ou aprendem um pouco sobre a sua história.

Eu amei que esse livro trouxe a tona não só as histórias lindas que ela escreveu mas também a sua relevância importante como uma mulher que foi lembrada como uma figura-chave na luta contra o nazismo e um exemplo de integridade, lealdade e justiça (que são temas muito bem abordados em seus contos). Isso me deixou muito impressionada e contente por poder conhecer a história dela! Esse livro é realmente um pequeno tesouro na minha prateleira ❤️

site: Instagram.com/pqnaohana

Verona 21/05/2022

É sempre interessante ler algo diferente. Gostei muito da leitura dessas fábulas budistas, recomendo pra quem gosta de contos, são curtinhos, mas cheios de conteúdo.

Luiz.Fernando 15/01/2022

Gostei das fábulas mas achei elas muito rápidas, com apenas uma fala tudo se resolve e eles vivem felizes para sempre kkkkk

Lukas 15/02/2022

Fácil leitura com bons ensinamentos
A leitura das fábulas são extremamente fáceis e sempre carregam alguma moral e ensinamento por trás. Para aqueles que gostam da religião budista e seus ensinamentos esse livro e uma otima leitura.

Sara 02/10/2021

Já fazia um tempo que desejava ler algumas fábulas, as poucas que li foram na infância e acabei nunca dando muito valor para esse tipo de leitura, então essa indicação veio em excelente momento.
Gosto do ritmo e do tamanho das histórias, são muito lúdicas e ilustram muito a cultura budista (o que já seria meio óbvio pelo nome né). Acho legal para ler entre uma leitura densa, para dar um respiro para a mente.
Para mim, tudo ficou ainda melhor quando parei para ler a história da autora, que foi importantíssima na segunda guerra mundial servindo como espiã :0!!

Maria Bárbara Menezes 18/11/2021

Fofo??
Amo livros de fábulas e esse não me decepcionou! Amei conhecer um pouquinho mais da cultura indiana e suas histórias, além de vir em uma edição bela de capa dura??

Thalita Souza 24/09/2022

Leitura para ressaca!
Sabe àquelas histórias que nós contavam quando éramos crianças que sempre terminava com " moral da história" ou com alguma lição no final. Esse livro trás um pouco disso, com os seus 20 contos que são curtos mas também reflexivos. Não é uma grade leitura que me deixou impactada, mas o livro entrega o que promete "20 contos sobre às encarnações de Buda" e uma leitura rápida,leve e com reflexões sobre várias histórias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5