Sira

Sira María Dueñas

Resenhas - Sira

Rose 30/03/2024

Livro ótimo
Continuação do livro "O tempo entre costuras", quando li isso, não resisti, tinha que ler esse livro, embora já fizesse um bom tempo que tinha lido o primeiro.
Confesso que achei o primeiro livro bem melhor, tem muito mais acontecimentos, tem toda a parte de espiã durante a guerra, o início do relacionamento dela, é maravilhoso.
Esse segundo, começou de forma mais lenta e repetitiva, custou um pouco a engatar a segunda marcha, mas valeu a pena.
Nesse a Sira está mais madura e experiente, não é mais aquela garota inocente e fácil de manipular, passa por momentos dificeis de perda, mas recebe uma tarefa, levanta a cabeça e vai fazer com eficiencia sua tarefa, e tem um final bem bom também.
Vale a pena a leitura, só não vale ler sem ler o primeiro ;)

Brigida 13/02/2024

Leitura de férias
Boa continuação da história de Sira, no entanto, em alguns momentos as aventuras da costureira se tornam um tanto forçadas e fantasiosas. Ainda assim, vale a leitura fluida e bem escrita.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Uma continuação incrível.
Saudações Leitores!

Quando li O Tempo Entre Costuras em 2019, fiquei encantada com a narrativa madura, sóbria e com as minuciosas descrições sobre o período de Guerra Civil na Espanha e Segunda Guerra Mundial acompanhando uma protagonista que de ingênua passou a ser uma mulher calculista e esperta: Sira Quiroga, portanto, ao saber que a espanhola María Dueñas escreveu uma continuação para o romance é claro que mergulharia nas páginas de SIRA (Sira, 2021).

Os tempos são outros, mas a humanidade não muda muito com o transcorrer do tempo, então em SIRA voltaremos ao período pós-guerra e acompanharemos todas as mazelas, problemas sociais, políticos e econômicos que os países estavam sofrendo após todos os destroços de uma guerra que durou anos e deixou pessoas mortas, a economia falida e ao mesmo tempo vemos uma humanidade que, aparentemente, não aprendeu a lição ao continuar com suas confabulações políticas, seus agentes infiltrados e ainda tentando conquistar territórios que buscam por se libertar dos grilhões de "seus salvadores".

Novamente María Dueñas dá um show ao narrar a história de Sira, ela conta a história com uma grande riqueza de detalhes, transportando-nos para dentro do cenário pós-guerra, nos colocando diante das ruas, estilos e toda a atmosfera da época impregna nossa mente de tanto que a autora consegue descrever o cenário.

Em SIRA nossa protagonista amadureceu muito e está com uma vida nova ao lado de seu esposo Marcos de quem espera um filho, porém, essa suposta calmaria vai modificar e os acontecimentos irão fazer com que ela tenha que superar novos desafios e tentar dar a volta por cima, só que dessa vez tendo que se preocupar não apenas com ela, mas com o filho.

Creio que quem conhece os livros de Maria Dueñas sabe que ela é uma escritora que busca muita referências históricas e contextualiza quase que fielmente o pano de fundo da narrativa, então acaba que os livros dela são realmente mais descritivos e, para alguns, a leitura poder ser um pouco mais cansativa, ou melhor: lenta. Mas isso está longe de tirar o brilho de SIRA, pelo contrário enriquece a história.

Durante toda a leitura – que me viciou, pois quando fechava o livro ficava às voltas com a história na minha cabeça – fiquei encantada, apreensiva e chocada com vários acontecimentos, inclusive EU SOFRI LENDO ESS LIVRO, sobretudo em uma determinada cena que é muito impactante e marcante. Todavia, algumas coisas também foram previsíveis, mas mesmo assim, todos os acontecimentos me encantou e fiquei ainda mais fã da autora.

Já anseio por ler outros livros de Maria Dueñas e espero tê-los convencido a ler, a propósito, pra ler SIRA não é obrigatório ler O Tempo Entre Costuras porque a autora contextualiza os acontecimentos, no entanto para a experiência ficar melhor recomendo a leitura do primeiro e depois desse volume. Até o próximo post e boas leituras!

site: www.delivroemlivro.com.br

Gabriela1641 14/11/2023minha estante
hahaahah eu também fiquei assim

MIRANDA 16/06/2023

Maria Dueñas nos retorna com Sira em suas novas aventuras e reveses de sua vida .
Um romance agradável , porém quase um dramalhão mexicano quando se trata de Ramiro ( que por sinal toma um rumo totalmente diferente na série televisiva , péssima no meu entender )
Mas o livro nos trás fatos históricos interessantes .
Palavra para o livro : Perona

Tahira-can 15/06/2023

Muitos detalhes
"O tempo entre costuras" eu tinha lido em português, mas decidi ler Sira em espanhol. A diferença de páginas é grande, talvez a tradução tenha ajudado a diminuir tantos detalhes.
Pontos positivos:
- muita história real, personagens que existiram mesmo. A autora teve que fazer muita pesquisa e ler bastante para escrever o livro;
- ação, um pouco de comédia, um leve toque de romance.
Pontos negativos:
- os detalhes poderiam servir para um filme, mas considero um pouco excessivos em um livro;
- o começo é maçante, só engrena da metade pro final;

Conclusão (Fui contagiada pelo excesso de detalhes e estou deixando uma opinião enorme ?) :

Vale à pena ler? Óbvio!! Mas entra na lista daqueles que a parte 2 não fica tão boa como a primeira.

Suemi.Oliveira 11/03/2023

Brilhante!
Limitarei-me a dizer que conheço raras continuações dignas como esta.

María Dueñas, tal qual em "O tempo entre costuras", nos forneceu um contexto histórico primoroso para receber a nossa protagonista, dessa vez mais forte, madura e igualmente corajosa.

Além de conhecer novos personagens, poder revisitar Candelaria e Felix foi maravilhoso. É difícil discorrer mais sem resultar em spoilers, mas, digamos que dois importantes personagens masculinos do primeiro volume ocuparam espaços determinantes para o deslinde da narrativa: melancólica, porém não menos arrebatadora.

A escrita da autora, a construção dos personagens e a inserção do mundo pós-guerra como plano de fundo ganharam, mais uma vez, meu coração e o posto de "favorito".

Tatitoth 16/02/2023

Sira...
De volta com a personagem de O Tempo entre Costuras, a autora nos traz uma história num tempo pós Segunda Guerra Mundial. Quando tudo parecia perfeito, Sira enfrenta novamente perdas e grandes desafios.

Bebel.Aroeira 13/12/2022

Continuação do fabuloso Tempo entre Costuras, o romance histórico resgata a personagem Sira em uma narrativa que não convence muito, longe da genialidade do primeiro livro.

Claudia.Correia 07/08/2022

Sira
Sira, a costureira de "O tempo entre costuras", retorna às páginas para deleite de nós leitores.
Ao término da segunda guerra Sira vê perspectivas de um futuro tranquilo numa nova vida sem disfarces. No entanto, uma reviravolta inesperada põe no caminho de Sira novos desafios e mais uma vez ela terá que recomeçar. Não obstante, Sira terá um reencontro com o passado e se tornará mais forte que nunca para se defender e lutar pelo que mais ama.
Foi muito bom reviver essa história linda dessa mulher tão especial que é Sira. O único ponto negativo, na minha opinião, é que em alguns pontos do livro a narrativa é muito longa e cansativa pelo excesso de detalhes, no entanto ao chegar a última parte do livro você não consegue parar de ler para saber o desenrolar da história.

janaina.araujo.507 24/07/2022

Muito boa continuação!
Recomendo que seja lido logo após o tempo entre costuras, como li há alguns anos alguns detalhes não estavam frescos na memória! Muito bom saber a sequência da história da Sira! Senti uma certa demora para a história engrenar, mas depois vai muito bem! No geral recomendaria o livro para quem gostou do primeiro!

Paula 17/06/2022

Leitura muito aguardada...
Estava com muita vontade de ler esta continuação de um livro que tanto me encantou. Sira está incrível nesta história, resiliente e forte ao longo desta nova jornada. Algo que fiquei admirada foi a extensa pesquisa que a autora fez para contextualizar tão bem este período histórico. A escrita é única, fazendo de Sira uma grande amiga, e assim ouvir suas angústias e alegrias, e entender suas razões e ações.

Léia Viana 02/03/2022

Historicamente rico. #12livrospara2022
"Aquela máquina de escrever não detonou o meu destino"

Toda continuação dá ao leitor dois tipos de expectativas: amar a continuação a ponto de considerar a obra inteira impecável, ou, encontrar tantos defeitos a ponto de concluir que era melhor permanecer apenas com o primeiro livro.

Quando soube da continuação de "O Tempo Entre Costuras", fiquei ansiosa para saber qual reviravolta aconteceria na vida de Sira, como seria sua vida pós segunda guerra mundial - outra curiosidade, leio tanto a respeito da guerra que sei muito pouco sobre o seu pós - e este livro foi um presente duplo, tanto tê-lo ganho quanto sido presenteada com uma continuação primorosa.

Enquanto no "O tempo Entre Costuras" tinha como pano de fundo a Guerra Espanhola e a segunda Guerra Mundial, em "Sira" temos o pós segunda guerra, a reconstrução, a fome, escassez de recursos, mulheres tomando a frente de papéis dentro da sociedade que eram considerados masculinos, afinal, boa parte dos homens jovens morreram na guerra e os países precisam recomeçar.

Acompanhamos o início da narrativa com Sira em Jerusalém, mais precisamente na Palestina, e, é exatamente nesse início que reforço que não tem como ler esse livro sem ter lido o primeiro, porque é através da leitura do primeiro que você entenderá o que ela faz em Jerusalém.

É final de 1945, pós guerra, Jerusalém está um caos completo, com a Inglaterra tentando controlar, o judeu sem pátria tentando recomeçar ali e o povo árabe com medo de perder sua terra e o controle sobre ela, temos bombardeios e ataques de um lado e o povo tentando retomar suas vidas do outro.

Essa é uma das partes do livro mais emocionante, mas não somente por essa parte, mas também pelo que a personagem passa até a sua chegada em Londres, depois Madrid e finalmente a cidade do Marrocos: Tânger, são por esses lugares que a protagonista nos conta a sua história, os dramas são rápidos, assim como a tristeza, que não é fugaz, mas é contida porque é necessário seguir em frente.

Ataques políticos, toque de recolher e Eva Perón. Quando cheguei nessa parte do livro sobre Evita parei e comecei a pesquisar a respeito dela; um conflito armou-se dentro de mim. Enquanto as pesquisas que fiz retratava uma primeira dama atuante, segura e muito engajada politicamente, em "Sira" a descrição não correspondia tanto com a imagem que a narrativa dessa obra me passava. Mas foi só avançar na leitura que percebi que após algumas páginas Eva Perón ganhava mais força e se tornava exatamente o que tinha pesquisado.

Mas esse livro maravilhoso não aborda só tudo isso, tem mais: temos o surgimento do rádio, como um grande veículo de comunicação do mundo, assim como questões sobre maternidade, perdas, recomeços e romance. É este o diferencial dos dois livros, o romance existe e está lá, mas a narrativa em si não ganha força com ele e independe dele para ser uma excelente obra.

Eu amei essa continuação, apenas considero a parte do banheiro um exagero, mas o trabalho de pesquisa do mundo pós guerra foi muito bem feita e a narrativa muito envolvente.

Leitura recomendada!

Tah_baddauy 01/03/2022

Embora seja uma continuação é totalmente possível a leitura separadamente de ambos, continua sendo uma leitura instigante, mas o primeiro ainda sim é meu preferido, pelos personagens, como a história se desenrola no meio de espionagem e costura, o primeiro livro eu achei muito envolvente. Esse eu penei pra terminar.

Fátima Lopes 19/02/2022

Obra não tão interessante quanto "O Tempo Entre Costuras", mas dá fechamento a situações que ficaram pendentes no final da primeira parte da história de Sira.