Sira María Dueñas

Resenhas - Sira

Aione 02/09/2021

Sira é a continuação de O Tempo Entre Costuras, de María Duenãs, publicados no Brasil pela editora Planeta. A obra acompanha a jornada da protagonista Sira após o término da Segunda Guerra Mundial, retratada no primeiro livro — que foi, inclusive, adaptado como série.

Após concluir suas tarefas como colaboradora do Serviço Secreto Britânico, Sira só pensa em levar sua vida com tranquilidade. Porém, uma reviravolta em sua vida a colocará em situações bem diferentes do imaginado, arrastando-a mais uma vez para um meio ao qual ela julgava não mais precisar retornar.

Começo a resenha adiantando que esse foi meu primeiro contato com a escrita de María Duenãs, de maneira que não li O Tempo Entre Costuras. É possível ler Sira de forma independente, já que todas as informações prévias necessárias para a compreensão da história são dadas. Contudo, a leitura certamente terá mais impacto se precedida do primeiro volume, uma vez que nele são criados os vínculos com os personagens e, quando eles reaparecem na continuação, trazem consigo uma carga emocional que, no meu caso, estava em construção.

De qualquer maneira, ainda assim pude apreciar a leitura e me encantar pelo trabalho de María Dueñas. Sira é dividido em quatro partes, cada uma centrada em uma diferente região: Palestina, Grã-Bretanha, Espanha e Marrocos. Se não bastassem as descrições culturais e de cenários, que possibilitam uma total imersão nesses lugares, a obra é muito bem contextualizada historicamente. Assim, mesmo sendo um livro de ficção, vemos fatos reais misturados à trajetória da protagonista, o que torna tudo ainda mais envolvente. A questão política é central na trama, o que proporciona uma boa compreensão do panorama mundial naquele momento — e que, em grande parte, impacta os dias atuais, já que estamos falando de relações imperialistas e de dinâmicas de poder com consequências que ainda afetam inúmeros países.

Em termos narrativos, María Dueñas é daquelas capazes de criar momentos intensos e emocionantes sem recorrer a uma escrita sentimental — a cena final da primeira parte de Sira foi uma das mais impactantes que li nos últimos tempos. Ainda, as reviravoltas na história ajudam a manter o interesse no enredo, além do clima de tensão. Sobre as personagens, mesmo que a principal construção de maior parte delas aconteça em O Tempo Entre Costuras, pude me afeiçoar às que estão ali para nos cativar e antipatizar com as que estão nesse espectro. Sira é uma mulher fascinante, seja por seu magnetismo e perspicácia, seja por sua força e determinação. O fato da narrativa se dar em primeira pessoa, por sua perspectiva, nos torna ainda mais próximos dela.

Em linhas gerais, adorei conhecer o trabalho de María Duenãs através de Sira. Foi uma leitura rica em informações e em sua contextualização, seja histórica ou de cenários, e que cativa, também, por sua mescla de gêneros: romance, drama, suspense, ação. Fiquei curiosa pela leitura de O Tempo Entre Costuras e imaginando o quão extraordinária deve ser a experiência de imergir nas duas obras, uma seguida da outra.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/09/02/video-resenha-sira-maria-duenas/

Rose 30/03/2024

Livro ótimo
Continuação do livro "O tempo entre costuras", quando li isso, não resisti, tinha que ler esse livro, embora já fizesse um bom tempo que tinha lido o primeiro.
Confesso que achei o primeiro livro bem melhor, tem muito mais acontecimentos, tem toda a parte de espiã durante a guerra, o início do relacionamento dela, é maravilhoso.
Esse segundo, começou de forma mais lenta e repetitiva, custou um pouco a engatar a segunda marcha, mas valeu a pena.
Nesse a Sira está mais madura e experiente, não é mais aquela garota inocente e fácil de manipular, passa por momentos dificeis de perda, mas recebe uma tarefa, levanta a cabeça e vai fazer com eficiencia sua tarefa, e tem um final bem bom também.
Vale a pena a leitura, só não vale ler sem ler o primeiro ;)

Ju Arruda 07/01/2022

Bem sem graça.Tentar esquecer para não prejudicar o primeiro
O Tempo entre costuras arrastou uma multidão atrás da querida e inocente costureira, Sira, que ao longo da narrativa se transformou em uma espiã e modista astuta que ajudaria a desvendar segredos do alemães na segunda guerra.

Há quem diga que dê pra ler Sira sem ter lido Tempo entre costuras, mas acredito que o leitor perderá a sutileza da sua metamorfose e perderá também a melhor parte da trama.

Como amante e fiel indicadora do primeiro livro, eu corri para ler o segundo, muito empolgada com as novas aventuras e
missões nas quais Sira se envolveria, mas acabei de frustrando MUITO.

A primeira parte, ok, nunca foi o foco da história o romance principal, mas fiquei com a impressão de que só houve um casal porque era de se esperar mesmo, como se fosse uma obrigação. Estranho.

Na parte da missão com Eva Perón, achei que o livro fosse decolar, mas eu estou até agora sem entender o que foi aquilo. Na minha opinião, a autora colocou o roteiro da viagem de alguém, ficou descrevendo longamente, colocava Sira pra fazer umas perguntas aqui e outras ali é mais nada! Nadica de nada.
Não teve nenhuma emoção, Sira parecida uma fantasma andando no meio dos outros, sem relevância alguma.
Esperava muito que Sira e Eva tivessem um encontro, uma descoberta, uma missão significativa, mas nada?. Uma pena.

A última parte é a que mais se assemelha ao primeiro livro, mas insossa. Ela tinha uma ?missão? que foi só um pretexto pra resolver um problema do primeiro livro.

Bem sem graça. Super sem graça. Vou tentar apagar da memória e deixar apenas os sentimentos bons que o primeiro livro me despertou.

Brigida 13/02/2024

Leitura de férias
Boa continuação da história de Sira, no entanto, em alguns momentos as aventuras da costureira se tornam um tanto forçadas e fantasiosas. Ainda assim, vale a leitura fluida e bem escrita.

Nathalie.Murcia 08/09/2021

Tão magnífico quanto o primeiro livro
Continuação de "Tempo Entre Costuras". Livro tão fantástico quanto o antecessor. Sira, numa fase mais estabilizada e madura da vida, acompanha o marido em uma nova missão, na tumultuada Palestina, após o armistício da segunda guerra mundial. Contudo, outra reviravolta ocorre no destino da protagonista, e ela tem seus planos cambiados.

Novos personagens aparecem, e a autora resgata outros da primeira trama, inserindo-os habilmente no enredo. Se eu escrever mais, corro o risco de dar spoiler! Só leiam. Prato cheio para quem gosta de romances históricos e para quem amou "Tempo Entre Costuras".

E o que falar dessa capa linda?

Gomor 28/11/2021

Perfeita continuação para o livro "O tempo entre as costuras", que eu adorei. Sira Quiroga, a srta Agoriuq, surge adulta, vigorosa e decidida. Amei! Leiam!

ritita 07/09/2021

Você já foi melhor, Maria Dueñas
Eu gosto da escrita de Maria, mas este livro é apenas uma continuação inverossímel e fantasiosa da antiga espiã.

Sira, após a repentina viuvez e com um filho pequeno, prestes a retornar ao Marrocos, para ela sua verdadeira pátria, é chamada para infiltrar-se na comitiva de imprensa que acompanhará a visita de Eva Perón à Espanha.

Senhor, conheci a arquitetura e decoração de todos os hoteis, chiques ou não, de Madrid, Barcelona, Sevilha, etc... Soube tudo sobre os trajes cafonas de Evita e seu séquito de ladrões, alcoólatras, impostores, interesseiros e tais.

E, tirando o mínimo do pós guerra espanhol, ainda com o caudilho Franco no poder - rasguei-me de raiva sobre a nababesca recepção à Evita num país que morria de fome... Nada de riscos inimagináveis, nada de alta espionagem, nadica de nada.

Quem manda eu ser afoita, e por gostar de livros anteriores de alguns escritores medianos ler logo que é editado no Brasil?
Que raiva de mim.

Geisi.Ferla 25/11/2021

História e sobressaltos
Como não poderia ser diferente da maravilhosa obra ?O Tempo Entre Costuras?, Sira, o novo romance-continuação de Maria Duenas nos cativa e surpreende. Sira manteve-se fiel à sua personalidade elegante, corajosa e resiliente. Vale a leitura!

Marta 13/12/2021

Sira
A continuação de O Tempo entre Costuras. Foi bom, amarrou várias pontas, resgatou os personagens mais queridos do primeiro livro, mas um pouco cansativo. A impressão é que a autora se enrolou quando quis incluir personagens históricos, como Evita Peron ou Bárbara Hutton, se perdendo na narrativa.
Fica melhor na quarta parte, de volta ao Marrocos. Acho que esperava mais...

Fer 16/02/2022

Mulheres e sua incrível capacidade de se reinventar
Quando ouvimos os ditados como ?o mundo é pequeno? ou ?o mundo dá voltas? não os imaginamos em sentido literal, não é mesmo? Em Sira, obra homônima à protagonista conhecida outrora em ?O tempo entre costuras?, podemos até mesmo vibrar com algumas reviravoltas que o mundo e o tempo dão. O momento certo chega e cobra seu preço!

Sira Quiroga, uma distinta e simplória ajudante de costureira torna-se dona de ateliês de alta costura tendo como clientes esposas de oficiais alemães durante a guerra. É claro que entre linhas, pespontos, tecidos e máquinas há algo muito além que o simples fato de coser peças esplendorosas. De Madrid a Tetuán, Tânger, Londres e Palestina nossa personagem passa por peripécias e intempéries as quais a torna uma mulher segura de si e capaz de lutar com unhas e dentes por aquilo que lhe é mais precioso.

Alguma vez, por acaso, chegou a pensar ou quiçá imaginar por quantas vezes uma mulher consegue e pode se reinventar?? Te digo sem medo de errar: inúmeras vezes!! Tantas quantas forem necessárias; tantas mais ainda quando outras vidas dependem dela. No caso de Sira, a costureira chega até a espiã do Serviço Secreto Britânico, sem contar outras coisitas que acontecem até o fim desse segundo volume.

Amizades sinceras, mesmo à distância, são sua âncora em meio ao turbilhão de acontecimentos desastrosos e dolorosos. Sira Quiroga, Arish Agoriuq, Sira Bonnard, Arish Bonnard são nomes e personalidades adotadas por nossa protagonista para realizar as missões que a ela foram impostas. Saber que tinha para onde voltar e com quem contar tornaram sua jornada laboriosa um pouco menos solitária. Coragem e pensamento assertivo também foram suas marcas e fizeram de Sira a mulher forte, aguerrida e destemida na qual se tornou.

Não foi muito fácil essa leitura não; por vezes tornou-se enfadonha devido à quantidade de descrição de cenários, personagens e afins; capítulos extensos, além de o design das páginas não serem atrativos, mas ao atingir por volta de 70% fiquei doida pra saber o desenrolar da história e fiquei grata com o desfecho.

Suemi.Oliveira 11/03/2023

Brilhante!
Limitarei-me a dizer que conheço raras continuações dignas como esta.

María Dueñas, tal qual em "O tempo entre costuras", nos forneceu um contexto histórico primoroso para receber a nossa protagonista, dessa vez mais forte, madura e igualmente corajosa.

Além de conhecer novos personagens, poder revisitar Candelaria e Felix foi maravilhoso. É difícil discorrer mais sem resultar em spoilers, mas, digamos que dois importantes personagens masculinos do primeiro volume ocuparam espaços determinantes para o deslinde da narrativa: melancólica, porém não menos arrebatadora.

A escrita da autora, a construção dos personagens e a inserção do mundo pós-guerra como plano de fundo ganharam, mais uma vez, meu coração e o posto de "favorito".

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 31/12/2021

Por ter amado tanto O tempo entre costuras, eu estava muito ansiosa p/ essa leitura e acompanhar novamente as aventuras de Sira. Acontece q já no começo morri de raiva por conta de um acontecimento, achei o meio bem parado, mas foi chegando mais pro final e aí sim ficou fantástico.
Adorei rever personagens (senti falta da Rosalinda Fox) e achei o embate final muito bom e merecido, me deixando muito satisfeita a finalização da história da Sira.

Roberta.Campos 19/01/2022

Personagem inspiradora
Me encantei com Sira quando li ?O tempo entre costuras? e a continuação não deixa nada a desejar. Super recomendo.

Hester1 23/01/2022

Estou decepcionada. Eu esperava tanto deste livro. Não sei se a autora tinha já em mente fazer a sequencia de "Um tempo entre costuras", se era seu plano, falhou. Eu amei "Um tempo entre costuras" Um dos meus favoritos. Mas este foi decepcionante, em tudo. Estou frustrada!

Claudia.Correia 07/08/2022

Sira
Sira, a costureira de "O tempo entre costuras", retorna às páginas para deleite de nós leitores.
Ao término da segunda guerra Sira vê perspectivas de um futuro tranquilo numa nova vida sem disfarces. No entanto, uma reviravolta inesperada põe no caminho de Sira novos desafios e mais uma vez ela terá que recomeçar. Não obstante, Sira terá um reencontro com o passado e se tornará mais forte que nunca para se defender e lutar pelo que mais ama.
Foi muito bom reviver essa história linda dessa mulher tão especial que é Sira. O único ponto negativo, na minha opinião, é que em alguns pontos do livro a narrativa é muito longa e cansativa pelo excesso de detalhes, no entanto ao chegar a última parte do livro você não consegue parar de ler para saber o desenrolar da história.