Os Egípcios

Os Egípcios Isaac Asimov

Resenhas - OS EGÍPCIOS

1 | 2 | 3 | 4

Bruno.Jacimenco 16/02/2024

Muito mais que um livro sobre curiosidades
As pirâmides, sarcófagos, deuses da mitologia, Faraós... Sim, tudo isso é abordado, mas muito mais é disponibilizado nesta obra.

Este é um livro abrangente sobre a história do Egito, trazendo um panorama desde sua origem pré-histórica com o povo que habitava às margens do rio Nilo, passando pelas dinastias dos faraós, a era Ptolemaica até o domínio Muçulmano.

Quem nunca se perguntou como uma nação tão poderosa nos tempos antigos sucumbiu ao fracasso e foi dominada por outros povos? Quais foram os responsáveis e quais atitudes foram tomadas para o declínio do Egito?

Um dos pontos interessantes abordados, é o paralelo que o autor faz com os relatos bíblicos em diversas épocas. Desde a chegada de José ao Egito até a expansão do Cristianismo, apesar do autor ser cético em alguns pontos, principalmente sobre o Êxodo, o que é compreensível pois além de não ser o foco do livro, o autor era ateu.

Foi uma leitura incrível. A forma como Asimov escreve é sempre muito envolvente e fluída, proporcionando uma experiência prazerosa mesmo com um assunto denso.
thuanybianchi 19/02/2024minha estante
Vou colocar na minha lista ?

Bruno.Jacimenco 19/02/2024minha estante
Será uma ótima leitura ?

Rogéria Martins 28/02/2024minha estante
Adorei sua resenha, Bruno! Muito bem escrita, como sempre. Parabéns! ??

Bruno.Jacimenco 01/03/2024minha estante
Obrigado, Rogéria ? Sempre bom receber seu feedback

Jessica Leite 09/08/2022

Uma bela crônica argumentativa sobre a História dos Egípcios
Essa foi a minha primeira experiência com o Isaac Asimov, e foi logo com um livro de não ficção. Gostei muito da forma como o autor conseguiu compilar cinco mil anos de história em trezentas e poucas páginas, sem deixar de ressaltar os feitos das principais personagens de um dos povos mais importantes da história da humanidade.
Asimov nos apresenta uma narrativa sem viés ideológico ou religioso. A história que ele nos apresenta nesta obra é o resultado de estudos e compilações historiográficas e arqueológicas, aliviando o seu texto dos exageros e ausências cometidas pelos escritores de outrora que direcionavam seus escritos conforme a necessidade, a exigência de seus governantes ou por vontades próprias.
Essa obra é indicada para todo o tipo de leitor, não necessariamente àqueles que estudam história ou a cultura egípcia.
Eu senti um pouco a falta de ilustrações e mais mapas que ajudassem a exemplificar a extensa cronologia da civilização egípcia.

Taynara.Saturno 30/06/2023

Um livro cheio de curiosidades
Como uma pessoa curiosa, mas não uma amante de história, achei o livro muito interessante.
Asimov como sempre tem uma escrita muito fluída e sabe contar uma história, seja ela fictícia ou não.
Acredito que para meios de pesquisa o livro serve apenas para achar referências, nao detalha a fundo os fatos, até pq ele retrata milhares de anos de Egito em menos de 300 páginas.
Existem muitas curiosidades muito legais no livro e acho bem interessante pra conhecer.

Andre350 27/06/2022

Em Os egípcios, Isaac Asimov faz um apanhado das principais eras de uma das maiores civilizações que a humanidade já conheceu, passando pelo poder e pelo esplendor dos faraós no Antigo Egito, pela época ptolomaica e pelo domínio romano ? com destaque para Cleópatra ?, chegando à transição para um território majoritariamente muçulmano.

voandocomlivros 10/11/2021

SERÁ QUE ASIMOV TAMBÉM É BOM NA NÃO-FICÇÃO, ASSIM COMO É NAS FICÇÕES CIENTÍFICAS?

Se você também tem essa dúvida, já aviso: sim, o cara é ótimo em tudo o que escreve. Saindo de sua especialidade futurística, nesse livro, Asimov nos conduz a uma viagem ao passado, e que delícia é ler esse autor!

"Os Egípcios" é uma não-ficção que traz um compêndio dos principais períodos da civilização egípcia, uma das maiores e mais marcantes que já existiu.

Todas as eras são abordadas de forma dinâmica e interessante. O intuito aqui é não é o aprofundamento da riqueza histórica, mas sim fazer um apanhando geral com os pontos mais relevantes e com curiosidades que instigam o leitor. É uma leitura que traz saciedade e ao mesmo tempo desperta a ânsia de querer saber um pouco mais.

O livro inicia no Egito pré-histórico, passa pela poderio exuberante dos Faraós antigos, pela época ptolomaica e pelo domínio romano, até chegar na transição para um território de maioria mulçumana.

Eu gostei muito de saber um pouco mais sobre a construção das pirâmides, monumentos que ainda geram muito espanto, interesse e intrigam inúmeros estudiosos.

O capítulo que trata sobre a Cleópatra me deixou muito fascinada. Saber que ela "não era egípcia nem tinha "sangue egípcio", portanto representá-la como uma "morena temperamental" é insensato" foi um choque para mim. Se eu aprendi isso na época da escola, já não me lembrava, mas todos os antepassados da Cleópatra eram gregos ou macedônios.

Antes de encerrar quero deixar minha recomendação para você que ama uma boa não-ficção, principalmente essas que contam um pouco sobre a História incrível da humanidade. E aproveito para deixar um trecho do livro só para vocês sentirem o sabor dessa obra.

"O Livro dos mortos, portanto, contém instruções para a conservação de cadáveres. Os órgãos internos (que se decompõem bem antes do restante do corpo) eram extraídos e colocados em jarros de pedra, embora o coração, como núcleo principal da vida, fosse colocado de volta no corpo. Depois o morto era tratado com produtos químicos e envolto em faixas que, para se tornar resistentes à água, eram untadas com piche. Os cadáveres embalsamados eram chamados de "múmias", termo derivado da palavra persa "piche". Mas por que persa? Porque os persas dominaram o Egito durante um tempo no século V a.C.; a palavra passou, em seguida, para os gregos, e dos gregos chegou a nós."

Incrível, né!?

site: https://www.voandocomlivros.com/post/o-eg%C3%ADpcios-resenha

Thiago Valença 30/11/2022

Sobre ruínas e professores
Não nos escapa do conhecimento geral a ideia do esplendor que foi o Egito, que houve um faraó atrás do outro, das pirâmides, que a religião era a base dessa civilização, que havia uma Cleópatra sedutora, um Alexandre Magno, tudo isso já sabemos.

Apesar do notório esforço dos professores da educação básica, é muitas vezes na maturidade que realmente nos interessamos sobre um assunto. Vamos preenchendo as lacunas de um tema com todo tipo de fonte: filmes, documentários, artigos, livros, exposições etc. Assim, pelas nossas preferências vamos formando o conhecimento, por opção e afinidade.

Digo isso porque durante a leitura fui relembrando pontos já apresentados ao longo da vida, realmente como complemento a uma primeira parte de um conhecimento prévio. Nesta etapa nosso professor é Isaac Asimov, e esta é minha primeira aula com ele. O livro é uma sala de aula. Comecei sinalizando os pontos que achei interessante, e me vejo aqui com o livro todo marcado, como um estudo mesmo.

De bom grado, com absoluto interesse, o autor nos clareia o caminho, com toda a dificuldade da escassez de documentos em um primeiro momento, e lemos admirados a tentativa de suprir essa falta por outros meios. Parece que compensa com uma análise crítica dos acontecimentos considerando muitas fontes, mas não só elas mecanicamente, e este é o ponto chave deste livro.

Não são informações compiladas. Ele é crítico e lógico, percebemos que ele pesquisou bastante, filtrou e questionou o que encontrou. É como visitar um monumento em ruína que o guia sabe muita coisa e vc bebe cada informação, admirado e grato, pela forma e pelo conteúdo explicado.

O livro tem o conteúdo de um conhecimento científico. A postura é séria, mas com desenvoltura vinda da firmeza de quem estudou e conheceu bem o assunto, ao ponto de manipular e digerir para o leitor uma forma fácil, lógica de entendimento. A dissertação me lembrou muito Carl Sagan das ideias tão claras.

Se seu nível sobre a história da civilização egípcia é aquela popular ou um pouco além, pode ler que você não só vai entender como vai gostar. Mas se seu nível é phd no Egito Antigo, então leia como um passatempo, porque eu tenho certeza que você não teve um professor como este.

Como todo conhecimento, este não acaba aqui. Criou-se na minha mente a vontade de buscar mais sobre certos temas apresentados. Eu não sei se pela forma como foi apresentado, mas preciso continuar buscando mais informações e espero que eu encontre outros ótimos guias.

maia46 08/02/2023

os egípcios
eh um livro mto bom, a escrita eh mto fluída e fácil apesar de ler um livro com muitas informações e denso.
minhas únicas reclamações são a falta das referências, pq sem elas fiquei um pouco receosa de acreditar em tudo do livro, sempre fui atrás de procurar a veracidade das informações, e, como no final fica tudo corrido e mal explicado.

Bárbara 02/04/2023

Início das civilizações!
O livro é muito interessante e asimov é carismático demais, eu amo a escrita dele.

Recomendo para aqueles que como eu se interessam pela história do mundo, encontramos diversos momentos no passado que influenciaram e influenciam a nossa vida até hoje.

Mais no fim do livro a questão da religião domina toda as decisões, e é incrível ver o início de crenças que tem domínio mundial hoje em dia

Existem muitas guerras então as vezes fica bastante monótono, mas logo algo de muito importante acontece e você já se prende novamente a história.

@ale_raposo 13/06/2023

A civilização egípcia,por Asimov.
Asimov nos mostra de uma forma muito interessante e sem firulas o Antigo Egito,desde sua era primitiva até seu auge.
A escrita é bem detalhada,mas nem por isso entediante,viu?
Essa foi uma leitura que me surpreendeu muito e foi delicioso passar por cada fase dessa civilização tão incrível,relembrar suas figuras mais emblemáticas e ver a queda dessa nação.
Valeu muito a experiência.

Elton.Oliveira 06/01/2022

O berço da história
Sou muito curioso e sempre procuro ler sobre o início das civilizações.... Em específico procurei saber sobre o Egito pois foi lá q se deu vários acontecimentos fundamentais para humanidade.
O livro é ótimo , um pouco resumido mas dá sim para entender um pouco dos atuais conflitos territoriais na região da Palestina , q tanto vemos nos noticiários. Explica bem sobre as religiões que era um dos meu principais interesses nessa leitura ... As cisões , criações , brigas para se manter no poder .....
Recomendo muito à todos , estudar a história dessas civilizações antigas e buscar entender toda a confusão q ainda perdura nos dias atuais !!

Ótima leitura !!

neto0533_ 26/03/2023

A história da civilização egípcia
Os Egípcios é um livro que faz parte da Coleção História Universal do autor Isaac Asimov. Publicado pela primeira vez em 1967, a obra tem como intuito apresentar a história da civilização egípcia, desde seu início até os tempos atuais.

De forma didática e com uma linguagem simples, Asimov cumpre muito bem o papel de contar a história do Egito, passando por vários períodos e dinastias de uma forma muito bem explicada, fazendo menção a diversos aspectos da cultura egípcia e como eles foram mudando de acordo com o tempo.

Recomendo muito como uma leitura para interessados em História, que pode ser um pouco cansativa por conta dos muitos nomes e informações, mas que fornece um ótimo conteúdo e conhecimento sobre uma das civilizações mais importantes do passado.

Matheus Amaro 17/12/2022

Tudo e um pouco mais sobre os egípcios
Um livro incrível e estar muito recheado de conhecimento, nele é impossível não se sentir interessado por aprender algo novo. Para um amante de historia do mundo, tive uma experiência incrível.

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

@seguelendo
Quem me acompanha sabe que sou leitora de Asimov. Amo sci-fi, e algumas das obras dele figuram entre minhas preferidas, mas eis que surge um livro de não-ficção escrito pelo mestre e resolvo ler? Será que é bom?

Não. Não é bom.

É ótimo!

Fiquei realmente surpresa ao encontrar a mesma narrativa cativante de seus romances e foi gratificante descobrir que, mais do que um mestre do sci-fi, Asimov foi um contador de história. E que história! Pois tudo na civilização egípcia foi monumental.

O autor destrincha as eras e dinastias, apontando os principais feitos e as principais derrotas das mais importantes delas. É uma imersão leve e dinâmica, que conta a história de um povo desde os primeiros conglomerados de pessoas. Asimov conduz o leitor através do Nilo e dos desertos, nos apresenta imperadores e faraós, nos conta sobre o surgimento das pirâmides, sobre Cleópatra e os domínios de Roma?

É um livro de história que não se aprofunda em tantos detalhes, então dificilmente teria algum cunho acadêmico, mas é uma excelente fonte de informação para leitores que se interessam pela história do Egito. Recomendo demais e posso afirmar que é uma obra que, mesmo não sendo de ficção, leva o leitor a imaginar cenários e personagens, tornando a experiência ainda mais incrível.

Victória 15/04/2023

Pirâmides são apenas 1%
Que leitura maravilhosa! Nunca pensei que um livro de não-ficção pudesse me entreter tanto.
A forma como o Isaac Asimov narra os acontecimentos faz parecer uma história fictícia contada ao longo de muitos e muitos anos, mas é tão didático que em nenhum momento fica chato. E ainda assim, não é nada raso.
Além da história da civilização egípcia, o livro também se expande para vários acontecimentos importantes ali na região mediterrânea. Inclusive uma das coisas mais legais foi ver a história da religião cristã e como foi todo o seu desenvolvimento desde o judaísmo, e como muita coisa do cristianismo que conhecemos foi mera política.

Posso dizer que foi um livro que me abriu as portas pra História antiga e agora quero livros ainda mais aprofundados e me embrenhar nesse tema.

Thiago Gadelha 04/09/2022

Asimov e história
Asimov consegue contar a historia do Egito de forma bastante envolvente focando nos principais acontecimentos e influencias externas que o país sofreu.

1 | 2 | 3 | 4