A outra garota negra

A outra garota negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Jeniffer 16/12/2022

A outra garota negra
O livro em modo geral tem uma leitura boa
Principalmente do início ao meio,que te mostra a vida de uma garota negra, do mundo editorial,que mora em Nova York
Mas depois o disso a história se perde
E fica fantasioso o final achei meio corrido
Um pouco sem sentido.
Mas como disse não é de todo ruim tem uma leitura boa e da pra ter uma boa visão sobre diversidade

suellem 30/11/2022

Nella é a única pessoa negra que trabalha em uma editora bem conceituada , apesar de todas as diferenças ela se sente bem em seu ambiente de trabalho visto que cresceu em um ambiente de pessoas brancas.
Até que chega a outra garota negra na empresa, e no começo tudo parecia mil maravilhas , Nella viu uma potencial amiga e cúmplice no trabalho.
Até que coisas estranhas começam a acontecer e Nella se pergunta se realmente foi uma boa ideia a contratação da nova garota .

O livro começa muito bem, com um ambiente maravilhoso, personagens fortes e bem construídos . Da metade do livro tive a sensação que estava lendo uma outra história que não tinha absolutamente nada a ver com a história inicial . E o final foi uma decepção total .
Não é um livro de todo ruim, mas deixa a desejar em muitas partes e criou uma situação que me incomodou muitíssimo. ( Cremes revolucionários ?).
Parece que a autora quis passear por todos os gêneros literários dentro de uma única história , terror ? Suspense ? Fantasia ? E acabou que se perdeu no final . Infelizmente foi uma leitura que não me agradou tanto assim .

Lícia 27/11/2022

Confuso
Texto arrastado e informações desnecessárias para introduzir diálogos em grande parte do livro. Inicia com proposta para criticar o racismo mas desenvolve de forma confusa. Tudo isso seguido de um final muito fantasioso.

Nathalia741 26/11/2022

No começo não entendi nada e no final parecia no começo
Que livro confuso. No começo parecia q seria legal, interessante, mas aí, da metade pro final começou a ficar sem sentido e as últimas páginas foram um grande ponto de interrogação. A escrita também é muito confusa - fica muito fácil de confundir passado e presente. Não via a hora de chegar no final e agora que cheguei não entendi absolutamente nada.
Duda Mel @epifania_literaria 26/11/2022minha estante
Gostei da sinceridade. Coloquei esse livro na lista tem um tempo. Uma pena quando isso acontece, de nos perdermos na história e não entender o que está acontecendo.

Tati 24/11/2022

Podia ter sido muito melhor
O livro tem uma proposta muito interessante, levanta pontos importantes para pensarmos, principalmente sobre racismo, mas ao mesmo tempo ele é uma viagem.

Bruna 22/11/2022

Livro esquisito e confuso
Você começa a leitura achando que vai tratar seriamente sobre questões raciais mas o livro se torna uma coisa fantasiosa, completamente oposta. Vira uma história sobre competição entre mulheres negras, como todos os brancos são imbecis e racistas, como a mulher negra é obrigada a estar sempre falando e discutindo sobre assuntos raciais porque é o "dever dela com a comunidade". Além disso o livro é super confuso ao apresentar pontos de vista de outros personagens cortando completamente o ritmo da leitura, apresentando situações e personagens aleatórias que pouco ajudam a entender o que está acontecendo. E no final é uma explicação básica e uma conclusão ruim que não leva o leitor a lugar nenhum. É um livro que cria uma teoria da conspiração maluca sobre controle mental e explica de qualquer jeito e então termina. Ou a autora não soube finalizar ou quer fazer uma continuação que pra mim vou passar longe. Essa anda, anda e anda pra não chegar em lugar nenhum.

Xulia 20/11/2022

É isso ai
Pra ser sincera, eu não entendi nada dessa história. Parece que falta o verdadeiro final, esse aí parece tipo o final de um episódio de uma série, mas não o episódio final da temporada, saca?

Ronan 19/11/2022

Uma ideia muito boa, mas muito mal desenvolvida.
Personagens chatos e vazios, histórias extremamente rasas, um plot sem pé nem cabeça, é um livro que vai do nada pra lugar nenhum, decepcionante.

Lore 14/11/2022

Eu realmente não sei o que pensar desse livro, aí mesmo tempo que eu sinto angústia, me sinto indignada e reflexiva. O livro me fez repensar as relações sociais, e a tentativa de docialozar as pessoas negras, o menosprezo das pessoas aos manifestos, bem como a banalização do racismo. O livro é denso, não é fácil de ler, acredito que há um elemento fantástico desnecessário assim como o "vilão" do livro, acredito que se seguisse uma linha onde tudo girasse nas garotas e não fugisse disso, onde começasse a ser criado lá na década de 80, teria sido muito melhor, autora não deu explicações boas sobre as coisas que criou, só jogou lá, é muito irritante porque o final foi corrido. O livro em si tem muitas questões técnicas mal desenvolvidas, mas o tema é ótimo.

Isadora Silva 10/11/2022

Ser negra muda tudo na sua existência
A outra garota negra me surpreendeu do início ao fim e é o tipo de livro que eu preciso ler outra vez quando estiver em um outro momento da minha vida.

O livro é sobre a Nella, uma jovem assistente editorial negra em um espaço branco, sofrendo todo tipo de violência simbólica. Até que um dia a empresa contrata Hazel, Outra garota negra, e Nella fica extremamente feliz de ter outra como ela ali, mas logo ela vai percebendo que Hazel tem outra forma de lidar com as coisas, o que leva Nella a fazer descobertas surpreendentes.

A escrita de Zakiya é muito boa e ela consegue fazer um fluxo linguístico muito interessante de um foco narrativo para outro. O tema que ela trouxe simplesmente me deixou com a cabeça explodindo, não era nada do que eu esperava e ainda assim foi melhor do que imaginei.

A única coisa que não gostei foram as lacunas no final da história, é um livro lento e só no final a autora acelera a narrativa, deixando e fora respostas sobre vários personagens que eu consideraria crucial mostrar ao leitor.

A leitura vale a pena e de alguma forma nos transforma e nos encanta. Os personagens são muito bem construídos, eu me senti a Nella em vários momentos e outros a Malaika.

E como essa rainha disse: "Você é negra. O fato de você ser negra colore toda e qualquer coisa que alguém fala para você."

bianca679 31/10/2022

a outra garota negra
que livro foi esse???
a narrativa do livro ao meu ver é arrastada, a história é bem interessante. o final é de matar, pra mim ele compensou o livro inteiro, mas ele foi bem fantasioso.

linlin0 24/10/2022

If I speak
Olha, eu tava esperando de tudo menos o que realmente aconteceu. A narrativa é boa mas meio fraca e entediante em certos momentos, acho que o livro em si não é nem péssimo nem revolucionário, é só ok.

Carolina 22/10/2022

Meio... Estranho?
Não sei o que esperava, mas não foi esse final. Pelo começo do livro parecia ser algo mais dramático, mas eu acabei me decepcionando bastante.