A outra garota negra

A outra garota negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Laura.Kuhnen 17/09/2021

A história me prendeu muito, tanto que li ele em basicamente 3 dias. Porémmmm, não curti tanto assim kkkk

Óbvio que achei muito interessante a temática do livro, toda a construção dele em cima de esteriótipos e a presença do racismo nos dias de hoje. Entretanto, o final do livro foi muito "além"?

Não sei exatamente quais palavras usar, mas durante todo o livro eu estava esperando por um acontecimento mirabolante e no final

SPOILER ALERT

descobri que era um creme pra cabelo que deixa as meninas negras "dóceis"????? Achei uma pira muito nada ver.

Como o livro fala de uma garota que trabalha como assistente de uma editora, puxou meu interesse, assim como a pauta da luta contra o racismo. Isso foi o que salvou o livro, gostei muito mas poderia ter sido muito melhor.

Mari 05/01/2024

Infelizmente, é ruim.
Não sei o que eu esperava do livro, porque não tinha lido a sinopse e confundi com um outro filme que tem temática negritude/racismo.

O prólogo é super interessante e me chamou muito a atenção pra história, mas logo no capítulo 1 percebi que a história não seguiria esse formato e com essas personagens e não acho que autora soube trazer a história de maneira clara, envolvente e interessante.

Eu, pelo menos, achei a história toda enrolada, arrastada, parecia que eu estava escutando tudo atrás da porta e perdendo todos os detalhes necessários pra entender o livro, os personagens (são muitos!!!!) nem um pouco interessantes, não parecem ter personalidade, não senti um pingo de algo com os personagens legais.

A história toda é arrastada, porque a autora deixa o plot twist lá pras 20 últimas paginas e eu já nem tinha mais ânimo pra ficar chocada com o que aconteceu. Muito rápido e tão mal resolvido que eu pensei "é isso????? A Nella passou por louca pra esse ser o final????".

As personagens secundárias não adicionam em nada, porque o papel delas no livro é esse, ficar escondidas e não passar NENHUMA informação para o leitor. ODEIO ISSO!

O epílogo???? Melhor nem ter....

Clarysse1 05/02/2024

Trama confusa, superficial e pouco convincente
É um livro que se propõe a ser um thriller psicológico sobre as tensões raciais e de gênero no mercado editorial americano, mas que acaba se perdendo em uma trama confusa, superficial e pouco convincente. A autora, Zakiya Dalila Harris, que trabalhou como editora assistente em uma grande editora, se inspirou em sua própria experiência para criar a protagonista Nella Rogers, uma jovem negra que se sente isolada e desvalorizada em seu ambiente de trabalho, dominado por pessoas brancas e privilegiadas. A chegada de Hazel McCall, outra garota negra contratada pela editora, parece ser uma oportunidade de amizade e apoio para Nella, mas logo se revela uma ameaça à sua carreira e à sua sanidade.

O livro tem uma premissa interessante e promissora, mas falha em desenvolvê-la de forma satisfatória. A narrativa é arrastada, cheia de diálogos banais e descrições desnecessárias, que não contribuem para o avanço da história ou para a construção dos personagens. O ritmo é irregular, alternando entre momentos tediosos e momentos acelerados, sem criar uma atmosfera de suspense ou de surpresa. O desfecho é decepcionante, deixando várias pontas soltas e sem explicar adequadamente as motivações e as ações dos personagens envolvidos na trama.

Além disso, o livro não consegue explorar com profundidade e complexidade os temas que propõe, como o racismo, o machismo, o tokenismo, a manipulação e a ambição. A autora recorre a clichês, estereótipos e simplificações, que acabam reforçando os preconceitos que ela pretende criticar. Os personagens são rasos, unidimensionais e pouco carismáticos, sem despertar a empatia ou a curiosidade do leitor. A protagonista Nella é insegura, passiva e ingênua, sem demonstrar nenhuma evolução ou aprendizado ao longo da história. A antagonista Hazel é ambígua, dissimulada e maliciosa, sem revelar nenhuma nuance ou contradição em sua personalidade. Os personagens secundários são meros coadjuvantes, sem função ou relevância para a trama.

Em suma, A outra garota negra é um livro que decepciona tanto como um thriller quanto como uma crítica social, pois não consegue criar uma história envolvente, original e significativa, que faça jus à sua proposta e ao seu potencial. Por isso, eu dou uma nota de 1.5 de 5 estrelas para este livro, que considero uma leitura dispensável e frustrante.

meu tempo de leitura: 9 dias
C4nteiros 09/02/2024minha estante
Aposto que você é branca

Fabiana 03/10/2021

Foi uma leitura bem decepcionante na minha opinião. Achei o desenrolar da história bem confuso. Uma história que tinha tudo pra ser muito boa, porém se perdeu no caminho.
Sonia 03/10/2021minha estante
não entendi nada do final desse livro?

Ana 04/03/2024

Lento
Eu achei que as coisas demoram a acontecer, teve vários momentos que me senti entediada? também achei o plot meio sem graça ?

Marcela Carvalho 24/08/2021

Não veio
Peguei o livro pra ler com a perspectiva muito alta pois a premissa tava prometendo, mas me senti arrastando demais esse livro e achei algumas partes meio sem conexão, esperava muito.
O livro realmente tem alguns assuntos sobre o racismo que devíamos pensar mas pra mim foi só isso, me senti decepcionada .

Bruna 22/11/2022

Livro esquisito e confuso
Você começa a leitura achando que vai tratar seriamente sobre questões raciais mas o livro se torna uma coisa fantasiosa, completamente oposta. Vira uma história sobre competição entre mulheres negras, como todos os brancos são imbecis e racistas, como a mulher negra é obrigada a estar sempre falando e discutindo sobre assuntos raciais porque é o "dever dela com a comunidade". Além disso o livro é super confuso ao apresentar pontos de vista de outros personagens cortando completamente o ritmo da leitura, apresentando situações e personagens aleatórias que pouco ajudam a entender o que está acontecendo. E no final é uma explicação básica e uma conclusão ruim que não leva o leitor a lugar nenhum. É um livro que cria uma teoria da conspiração maluca sobre controle mental e explica de qualquer jeito e então termina. Ou a autora não soube finalizar ou quer fazer uma continuação que pra mim vou passar longe. Essa anda, anda e anda pra não chegar em lugar nenhum.

Marjory.Vargas 16/11/2021

“Você pode achar que eles aceitam você, e eles farão você pensar isso. Mas na verdade não aceitam. Nunca aceitarão.”

Que livro decepcionante! A premissa me fez imaginar um tipo de história, e depois ela foi pra um lado totalmente inimaginável (pelo menos pra mim).

Nella Rogers é uma jovem assistente editorial. Ela também é a única negra em toda a editora. Quando Hazel McCay começa a trabalhar lá, ela fica empolgada, afinal, terá uma irmã no local de trabalho.

No entanto, se no começo tudo são flores, logo a nova amizade desanda, quando Hazel começa a se destacar e trapacear Nella. E aí já deu meu raiva, porque a Nella é uma tonga. Que personagem mais sem sal! Ela vê as coisas acontecendo e fica quieta. Quando começa a receber os bilhetes dizendo para sair da editora, ela não fala nada pra ninguém.

Ela sabe que a Hazel está mentindo, pelo menos pra ela, mas fica quieta. Tem um momento em que a Hazel contradiz a Nella na frente de toda a equipe e ela simplesmente engole o choro e fica quieta. Vai lá e diz “não foi isso que você me disse antes” ou algo do tipo. Não seja uma ameba.

E o final 🙄🙄 que coisa mais sem noção. Totalmente fantasiosa e sem sentido. Meio que uma lavagem cerebral é feita nas personagens... totalmente sem noção pra mim.

Eu esperava um livro de luta contra o racismo e vi uma rivalidade feminina com um final sem sentido.

Mais uma bola fora da @intrinseca

Julia 18/10/2022

Sobre raça e o ambiente de trabalho
A autora consegue retratar perfeitamente o peso, o apagamento e as angústias da única mulher preta em um ambiente de trabalho completamente branco e como isso impacta diretamente nas relações e na saúde mental de pessoas pretas.
Esse livro traz um tema importantíssimo, visto que essa dinâmica social é muito comum em várias empresas. A famosa grande empresa que prega diversidade e inclusão e coloca uma pessoa de cada minoria pra preencher a caixinha de empresa "diversa". ?