A Lua no Terreiro

A Lua no Terreiro Maria Dolores

Resenhas - A Lua no terreiro

Mimi 10/10/2022

Esse livro tem como pano de fundo a pandemia do COVID 19.

A personagem Beatriz larga seu emprego e vai com os dois filhos para o interior e vê sua vida mudar.

Lá conhece dois idosos e começa uma boa amizade e no fim conhece os segredo deles.

Foi uma leitura muito boa e fluída .

O final que foi aberto que foi uma surpresa.

Não gosto muito de finais abertos mas tudo bem.

Nix 07/12/2021

Aquele bom que dura pouco
O enredo se passa em um cenário pandêmico no Brasil, claro que fazendo direta referência ao período atual. Aqui vemos a dificuldade com a restrição de socialização, emprego, aulas online, problemas psicológicos evidenciados pela quarentena, entre outros detalhes que a maioria passamos e pudemos observar na sociedade. No entanto, o desenvolvimento gira em torno de uma grande e importante decisão feita pela protagonista que inicia uma jornada incrível, entre interpéries, questionamentos pessoais, modificações na relações interpessoais, etc. Não dei cinco estrelas pois acabou muito cedo! Na minha opinião faltou desenvolvimento em muitos quesitos e, principalmente, desfecho. Com certeza pede uma sequência... estou quase escrevendo eu mesma, só pra sanar minha necessidade das lacunas dessa estória linda, rs.

Fabi Miranda 15/01/2022

Como foi o primeiro livro do ano demorei a me concentrar na leitura. Leitura que iniciei no primeiro dia de uma viagem de 15 dias. Gostei tanto que terminei antes do término da viagem.
Que história linda e sensível!! A escrita da autora é simples e fluída. Embora prefira um final fechadinho, entendo a escolha da aurora. Afinal a pandemia ainda não terminou e não sabemos o que vamos fazer depois que terminar.

Michele 21/09/2022

Sentimentos e descobertas
Achei interessante ler sobre algo que vivemos à tão pouco tempo, a pandemia não foi facil, afetou a muitos de maneiras diferentes além das perdas é claro. Esse livro foi fofo, os temas não foram muito aprofundados, senti falta de uma conexão maior, porém gostei dos sentimentos abordados, da forma como a autora conseguiu passar o medo que sentimos durante esse período.

Bells 11/07/2022

Acompanhar a história da amizade e da nova família de Beatriz é um acalento num mundo que normalizou o caos.
Ver o amor, a amizade e a família tão bem retratados numa leitura leve, envolvente é muito bom para a saúde mental.

Carol.Almeida 10/07/2022

Não esperava gostar tanto desse livro
Que livro fácil de ler e que traz uma sensação de conforto muito grande. Amei essa história e todas as reflexões que ela trouxe, com certeza me emocionei muito. Queria que esse livro fosse mais conhecido, indico a todos.

Anna 10/07/2022

Comecei essa leitura sem muita expectativa, queria voltar a ler romances e dar esse respiro para a mente. E me surpreendi. Um livro cheio de ensinamentos que me fez ter carinho por Beatriz, Alberto, Luíza e Miguel, mas Mundinho e Domingos ganharam meu coração. Suas histórias representam pessoas reais e as trajetórias de vida são tão lindas de se ver.

Paola 14/06/2022

Que livro lindo e delicioso, ele é daqueles livros para ler e se deliciar em uma sentada só, ele deu aquele quentinho gostoso no coração
Marolo 14/06/2022minha estante
Que bom!

Melody 09/06/2022

Cativante e atual
Foi a primeira história que li se tratando em realidade de pandemia e me surpreendeu.

A narrativa é detalhada de forma boa e trás consigo a personagem Beatriz como protagonista. A mesma decide passar alguns meses com seus filhos em uma casa num campo em busca de maior liberdade em sua convivência no cotidiano. Lá, ela conhece Domingos e Mundinho, dois senhores que moram perto de onde estaria hospedada, que trazem arte e emoção para a vida dela e frizam suas vidas com representatividade LGBTQ+ e suas dificuldades na juventude.

O tempo longe da cidade também a faz questionar profundamente sobre suas escolhas e anseios pré-pandemia, juntamente com pensamentos sobre seus caminhos no futuro, que acabam tomando um ar mais sentimental, na intenção de viver a vida e não apenas sobreviver ansiosamente.

Maiele.Maia 27/04/2022

Um romance atual e verdadeiro ??
Duas histórias, dois casais, crianças, uma mãe confusa fugindo da pandemia e muitas surpresas.
Romance para devorar e fazer pensar. Delícia de leitura.

pérola 24/03/2022

"Você só trouxe alegria para esses dois senhores de idade."
Surpreendente.

Beatriz, a protagonista, realmente precisava dessa obra do destino que foi conhecer o Mundinho e o Domingos.
Desde o início da leitura, eu lamentava por conseguir entender tudo o que ela sentia com a bagunça que a pandemia fez nas nossas vidas.

Acho que o propósito do livro é justamente esse. Nos obrigar a refletir e apreciar cada detalhe. Desacelerar. Desligar o automático da nossa rotina para que o tempo deixe de escorrer como areia entre os dedos e seja valorizado e aproveitado como merece.

Gostei bastante de ver a evolução da Beatriz, não é fácil se desprender de coisas como sua carreira profissional, mas foi tão reconfortante saber que ela pensou melhor e pôde passar mais tempo com a família.

Eu recomendaria esse livro para quem se viu desolado e muito afetado com todos os efeitos da pandemia. É um livro maravilhoso e leve, que nos faz pensar.

Gostaria de ter um casarão no sítio como o de Mundinho para passar o quanto tempo fosse preciso.

Bruna Ermida 23/03/2022

Amei
Assim que comecei a leitura tive a impressão que não iria gostar do livro. E realmente, até certo trecho, a história ainda não havia me envolvido. Estava tudo igual demais, parada demais, repetitivo demais, entende? Então. Quando, do nada, a história foi trocada, porque é isso que acontece. Beatriz e as crianças deixam de ser o núcleo central do livro e passa a ser o Mundinho e o Domingos. Minha opinião já muda completamente. A história monótono se torna interessante, faz surgir a vontade de prosseguir e terminar logo só pra saber o que vai acontecer no final. Apesar de achar estranho precisar de uma mudança tão drástica de protagonista para a história ficar boa, foi o que, para mim, salvou o livro. Fiquei encantada com o casal. Chorei, ri, me inspirei... Amei

Lizandra 18/02/2022

a lua era de queijo de minas
Gostaria de ter amado, mas não rolou tanto assim. Foi difícil me identificar com os problemas dessa personagem, considerando que eram problemas que só gente rica inventa de ter! Porém, o desenrolar do crescimento de todos os envolvidos é interessante.
É aquele tipo de livro que vc se pega adiantando em leitura dinâmica por várias partes, passa com calma e excitação em uma ou outra, mas no final fica feliz de ter lido. Vou lembrar de alguns personagens com carinho.
Ainda assim, recomendo.