Do Entroncamento a Nova Alvorado do Sul

Do Entroncamento a Nova Alvorado do Sul Américo Coelho de Souza

Resenhas - Do Entroncamento a Nova Alvorado do Sul

Prof. Aloízio 31/07/2021

Fui Contemporâneo desta História
Total regozijo pela leitura de “Do Entroncamento a Nova Alvorada do Sul – meio século de Histórias”. Esta obra veio confirmar a grandeza deste companheiro de trabalho, Capitão Amério, do qual tenho em comum ser também professor e poeta. Apesar do título dizer que se trata de 50 anos de histórias, a amplitude do tempo é bem maior. Trata-se de um compêndio de passado e futuro da localidade onde hoje se situa a cidade de Nova Alvorada do Sul. Revisitei meu passado com a leitura da detalhada descrição que o autor nos apresenta. Minha família, por parte de mãe, é de Rio Brilhante e sempre estive ligado, fortemente na infância, com meus parentes que permaneceram pela região. Meu padrinho Carlos Moura, o Carlito, tinha uma chácara nas barrancas do rio Brilhante, onde hoje mora minha prima Leidmar e seu esposo Maninho, filha e netos. Recordei-me das paisagens, dos costumes e das pessoas pelas quais tive contato nas vezes em que estive na chácara e na cidade de Rio Brilhante, contemporâneas às histórias do Livro. As práticas da agricultura de subsistência e o excedente utilizado como moeda de troca. As festas em família, as pamonhas, moenda da cana e rapadura. O Entroncamento, para mim, era onde ficava um restaurante, lugar de parada do ônibus da Queiroz. Lembro-me do isolado prédio e seu vasto pátio onde os viajantes estacionavam os veículos. Me recordo também que nas viagens para São Paulo o ônibus dobrava a esquerda logo depois da localidade. Como era um lugar de passagem as marcar na memória se retingiam a estas paisagens, mas como foi bom saber que um lugar, com estas minhas impressões, tinha sua vivência própria. Capitão Américo muito bem soube descrevê-las. A bravura, a persistência dos pioneiros são muito bem reverenciadas. Descreve as correntes migratórias ocorridas no estado e que transformariam a paisagem, a economia e a cultura nativa. As histórias são entremeadas com a biografia de integrantes da família e de sua própria, na qual descreve sua forte convivência familiar, morando no sítio longe de tudo e a vida de dificuldades e superações. Através da leitura será possível conhecer os percalços superados pelo capitão professor, resultado da convergência Família/Escola, a parte de sua vida no Exército ficará para outro livro. Traz uma bonita história de crianças frequentando a escola da fazenda, incentivado por seu avô, dono do terreno onde implantou a sala de aula e doou ao Estado, da persistência dos pais em manter os filhos na escola, os atropelos para se ir à cidade e a vida no seminário. A história de um verdadeiro predestinado.