Migrantes

Migrantes Issa Watanabe

Resenhas - Migrantes

Julinhafox 03/10/2021

Migrantes
"Migrantes" é um livro bem atual e relevante, que comunica aos pequeninos - e aos leitores grandinhos - com grande sensibilidade e simplicidade a dureza do tema. Livro curto e pontual. As ilustrações da peruana Issa Watanabe são lindas demais.

Thaís Vitale (@LiteraturaNews) 02/08/2021

Concebido totalmente por linguagem não verbal, “Migrantes” retrata as inúmeras dificuldades que o processo de migração forçada envolve, como o medo da morte, os perigos, a falta de recursos e a tristeza em deixar o lugar de origem em busca de melhores condições de vida. Para abordar esse tema, a autora e ilustradora peruana Issa Watanabe cria um grupo muito diverso de animais, que cooperam entre si, cuidam uns dos outros e lutam pela sobrevivência. Na história, a morte é personificada e está sempre perto do grupo, que desenvolve estratégias para lidar com as adversidades. De um modo muito simbólico e com ilustrações lindas, Issa Watanabe aborda uma triste realidade: a dos refugiados, que migram por conta de um risco em relação à própria vida e a vida de sua família. De acordo com os dados da ONU, “82,4 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a se deslocar até o final de 2020 como resultado de perseguição, conflito, violência, violação de direitos humanos ou eventos que perturbam seriamente a ordem pública”. Como os dados mostram, esse é um problema gigantesco e conscientizar as crianças sobre diferentes realidades no mundo é muito importante. “Migrantes” venceu diversos prêmios em 2020 e foi publicado em vários países. Recomendo muito a leitura.