Fantasmas

Fantasmas
Livro: Fantasmas
Autor: Tiago Toy @tiago_toy
Editora: @faroeditorial

?Eu ouço vozes na minha cabeça, mas tenho medo mesmo é das vozes reais, de ouvir o que elas tem a dizer. São elas que importam mais?.

Após 7 anos longe de Monte do Calvário, Victoria retorna para o casarão dos Casagrande, um lugar marcado por sensações ruins.

Depois de ser traída e ter seus textos roubados no jornal em que trabalhava, Victoria retorna para casa atrás de dinheiro, mas o que ela não esperava descobrir, era que sua melhor amiga de infância, Uiara sumira, e ninguém parecia se importar.

Em buscas de pistas para descobrir o que realmente aconteceu com sua amiga, Victoria terá em seu caminho uma pedra que não vai facilitar nada a sua busca, seu nome: Barão, braço direito de seu pai no cafezal, homem de confiança e que não suporta o retorno da ?Princesinha Victoria?, já que Barão se acha mais filho de Tarso Casagrande do que ela.

Rodeada de mistérios e segredos obscuros, Monte do Calvário esconde segredos desde a tragédia do rompimento da barragem, no qual muitas vidas inocentes foram perdidas em prol da ambição.

Mas nem tudo pode se esconder, e a verdade aparece, trazida por fantasmas do passado, onde mentiras serão expostas em meio ao lamaçal de envolvidos e seus destinos serão traçados.

Esse livro foi uma leitura daquelas que não queremos largar até descobrir todos os fatos. O autor construiu um suspense rico em detalhes, nos mostrando até que ponto a ambição humana pode chegar.

Com um final surpreendente que nos traz revelações bombásticas, eu me vi torcendo em cada página por Victoria e só digo a vocês caros amigos ?leiam? pois é uma leitura sensacional.

Elis ?

Hellio Piagge 28/09/2021

Os mistérios e segredos de Monte do Calvário
Um lago em meio às montanhas esconde um passado tenebroso. Depois do desaparecimento de uma jovem em Monte do Calvário, eventos sobrenaturais começam a acontecer. Victoria Casagrande, a filha do homem mais poderoso da cidade, retorna da capital sem aviso. Ela está assustada com os relatos que lhe chegaram, mas quer descobrir o que aconteceu com Uiara, sua única e melhor amiga.

Três meses se passaram desde a última vez em que foi vista, e todos os moradores parecem estar num pacto de silêncio para que o caso seja simplesmente esquecido. Sem a colaboração do povoado, Victoria pensa em desistir, mas pressente que há algo ali que não pode ser simplesmente ignorado.

Ambientada em 1989, Fantasmas une todas lendas interioranas e histórias sobrenaturais para criar uma atmosfera fantasmagórica onde segredos e obsessões pairam. O medo é apenas uma das várias emoções que o enredo entrega ao leitor.

Entre os personagens, todos bem construídos, Victoria é a minha favorita. Ela é uma jovem destemida e tem um faro aguçado para encontrar pistas. A forma com que o autor construiu a relação de cada morador de Monte do Calvário tornou a experiência de leitura ainda mais marcante, pois era possível sentir seus medos e angústias.

Em síntese, indico Fantasmas aos leitores que realmente gostam de suspense sobrenatural, pois foi trabalhado com maestria pelo autor durante todos os capítulos. A edição da Faro Editorial, com uma das capas mais lindas do ano, dispensa comentários de tão perfeita.

Ana Lara 13/09/2021

Medo
FANTASMAS
Autor: Tiago Toy @tiago_toy
Editora: Faro @faroeditorial
Classificação: 4?

Victoria Casagrande é uma jovem jornalista que mora na cidade grande e é obrigada a voltar para sua cidade natal, Monte do Calvário, quando se vê em dificuldades financeiras e pedir ajuda a seu pai o qual não vê há sete anos.
Cidade pequena, maltrapilha, pobre, Monte do Calvário tem uma história de tragédias, sofrimento e abandono desde rompimento da Barragem e formação do Lameiro. Comandada pelo pai de Victoria e por seu ambicioso e inescrupuloso braço direito, o Barão, a cidade guarda segredos dos vivos e dos mortos.
Ao retornar a protagonista descobre que Uiara, sua única amiga está desaparecida há três meses e ao resolver ir atrás do paradeiro dela Victoria se depara com eventos deste e de outro mundo.

? Suspense sobrenatural que confesso me fez dormir com a luz do corredor acesa.

? Sim, eu tenho medo de espíritos, muito?

? E nesse livro os vivos e os mortos são sinistros pois estão atrás de duas coisas: vingança e justiça.

? O que eu mais gostei do livro é que a história não é apenas uma fantasia sobrenatural, tem uma trama, um suspense e um drama também.

? As duas protagonistas: Victoria e Uiara são destemidas, corajosas e não sossegarão até desvendar todos os mistérios que cercam seus nascimentos, suas origens e a cidade.

? E vamos combinar, uma cidade chamada Monte do Calvário já tem todo um estigma e uma vibração pesada só pelo nome, né?

? Gostei bastante e recomendo a leitura!

? Não dei 5? porque queria que os vilões tivessem pago de forma diferente pelos seus crimes.

Tatiane Silva 05/09/2021

Os fantasmas cobram o seu preço
A leitura te prende do início ao fim.
Monte calvário guarda muito segredos do passado e do presente e relata bem o coronelismo, quem tem poder manda e o povo obedece.
Gostei muito do tom sobrenatural da história em que a culpa é seu maior fantasma, e apesar de ter momentos sinistros, eu que sou uma medrosa confessa, não senti medo, ao contrário aguçou ainda mais a minha curiosidade para saber o que estava acontecendo, o que os fantasmas queriam que viesse a tona.

Barradas 11/08/2021

Os mortos só querem paz.
Boa noite leitores!!! Hoje trago à vocês um livro que vai lembrar das histórias que a sua vó conta.

Para dar juízo ao nome do livro, já começamos nos cagando de medo com uma aparição fantasmagórica, que só vamos entender melhor ao longo do livro. Que se passa por volta de 1960 e 1990. Victoria, uma das sobreviventes de uma tragédia, adotada aos seus dois anos, por Tarso Casagrande, o homem mais importante de Monte do calvário. Foi atrás de seus sonhos na cidade grande, depois de ter chegado a fase adulta, mas volta depois de 7 anos em busca de ajuda da tão estimada riqueza dos Casagrande. Não era sua primeira opção, mas resolveu engolir o orgulho. Carregando sempre sua polaroide e totalmente diferente de quando saiu, seu retorno a cidade não grande é uma surpresa para todos, principalmente para "Barão" que é um dos empregados de seu pai, mas se enxerga mais digno da herança da família do que Victoria, única filha de Tarso. Barão toma conta dos negócios no cafezal e é o homem mais temido da região, até mais que o próprio dono de toda a riqueza de lá. Almeja mais que tudo ser o próprio Tarso, sua figura materna e nada fica em seu caminho em meio ao objetivo, muito menos uma "princesinha" apelido pelo qual chama "Victoria". O trama se desenrola no desaparecimento de sua melhor amiga de infância "Uiara" que tinha uma ligação com ela, que nem mesmo ela sabia explicar, que vai muito mais além de dons que ambas possuem. Pessoas seram assombradas por erros cometidos, que apenas os mortos sabem, mas que os vivos também desconfiam.
O livro tem diversas referências a cultura brasileira, à mais evidente é o sotaque e gírias usadas na época e também a desastres reais "Brumadinho" e "Mariana".
Eu engoli esse livro, literalmente! O final é surpreendente e eu amei personagens e os odiei ao longo.
Trechos que gostei:
Sobre os dons de Victoria e Uiara.
" Eu ouço vozes na minha cabeça, mas tenho medo mesmo é das vozes reais, de ouvir o que elas têm a dizer. São elas que importam mais."

" O mundo é grande demais para sermos uma coisa só"

"É fácil romantizar a pobreza quando ela não faz parte da sua realidade."

Vou me despedindo por aqui e espero que tenham gostado, até a próxima e que a força esteja com vocês.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 10/08/2021

Sensacional
Terminei agora mesmo a leitura desse livro, e não podia deixar de vir aqui e falar o que eu achei dele.
Eu já tinha me apaixonado pela escrita do Tiago em Vozes do Joelma, e aqui as coisas só ficaram melhores, o Tiago consegue te transportar pra dentro da história, e você realmente acredita que está passando pelas mesmas coisas que os personagens.
Aqui vamos conhecer a Victoria, filha do homem mais temido de Monte Calvário, o Barão que é o jagunço e a Uiara, a melhor amiga da Victoria que desapareceu sem deixar rastros.
Victoria fica muito intrigada com o sumiço da amiga, e com o fato de que ninguém parece se importar com isso.
Mas Monte Calvário tem o seu jeito de fazer as verdades virem a tona, e nada fica escondido pra sempre. Victoria vai descobrir tudo o que queria, e o que não queria também, quando as verdades começam a surgir não param mais .