Fantasmas Tiago Toy

Resenhas - Fantasmas: Os mortos só querem paz

Any 03/06/2022

Fantasmas
Este é o meu primeiro contato com a escrita de Tiago Toy e gostei. A história não é de terror propriamente, mas nos deixa tensos do início ao fim. Segredos, grandes reviravoltas e personagens de caráter duvidoso é um prato cheio.

Ingrid 13/12/2023

Uma consciência pesada pode ser sua pior ruína...
Fiquei presa nessa livro desde o início,uma leitura que me impactou do início ao fim, é principalmente por ser nacional e retratar a vida num vilarejo onde os poderosos dão as cartas e fazem os querem com os pobres e miseráveis que vivem de esmolas e restos que os poderosos permitem e que são capazes das piores atrocidades para terem ainda mais dinheiro as custas de vidas inocentes. Um suspense muito bom e com uma reviravolta que apesar de não ter sido tão impressionante,impactou,pois mostrou o pior lado do ser humano e ao mesmo tempo que nossos pecados e medos mais profundos sempre voltam para nos perturbar.
Com certeza um livro que me surpreendeu e que indico com certeza.

Kyony 10/03/2024

Suspense e terror na media certa
Eu comprei esse livro sem pretensão alguma, achei a capa bonita e a sinopse interessante e pensei que seria pelo menos uma leitura divertida, um suspense gostoso de ler. Qual não foi a minha surpresa ao ser fisgada pela escrita do autor, as descrições praticamente me davam a impressão de estar assistindo a um filme de terror em alguns momentos, isso sem falar na montanha de perguntas que você fica se fazendo durante toda a leitura. Quase não há respostas do inicio pro meio do livro, a cada capitulo a gente acaba ficando com ainda mais indagações a respeitos dos mistérios ao redor do desaparecimento da Uiara e a relação com o acidente da barragem há anos atrás.
Já na reta final do livro é revelação atras de revelação, algumas pareciam já certas, só faltava a confirmação e o motivo, enquanto outras me pegaram desprevenidas e algumas eu já nem lembrava mais que queria saber a resposta. Sem duvidas é um bom exemplar do suspense nacional, com tudo pra ser um prato cheio pra cenas macabras, uma cidadezinha do interior, uma tragédia com uma barragem, uma jovem desaparecida e uma protagonista com habilidades mediúnicas.

Cristina190 26/06/2023

Que achado!
Esse livro foi uma surpresa mais que positiva
Comprei por estar com um preço legal na loja e ser nacional, e foi a melhor decisão!
Cada vez mais curiosa e cada vez mais interessada na investigação da incrível Vitória e até mesmo curiosa com a vida do jagunço Barão.

Mesmo já imaginando grande parte da revelação final, ainda tinham dúvidas e perguntas para quais eu queria respostas

Leiam este livro e aproveitem

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 10/08/2021

Sensacional
Terminei agora mesmo a leitura desse livro, e não podia deixar de vir aqui e falar o que eu achei dele.
Eu já tinha me apaixonado pela escrita do Tiago em Vozes do Joelma, e aqui as coisas só ficaram melhores, o Tiago consegue te transportar pra dentro da história, e você realmente acredita que está passando pelas mesmas coisas que os personagens.
Aqui vamos conhecer a Victoria, filha do homem mais temido de Monte Calvário, o Barão que é o jagunço e a Uiara, a melhor amiga da Victoria que desapareceu sem deixar rastros.
Victoria fica muito intrigada com o sumiço da amiga, e com o fato de que ninguém parece se importar com isso.
Mas Monte Calvário tem o seu jeito de fazer as verdades virem a tona, e nada fica escondido pra sempre. Victoria vai descobrir tudo o que queria, e o que não queria também, quando as verdades começam a surgir não param mais .

Elis 29/09/2021

Livro: Fantasmas
Autor: Tiago Toy @tiago_toy
Editora: @faroeditorial

?Eu ouço vozes na minha cabeça, mas tenho medo mesmo é das vozes reais, de ouvir o que elas tem a dizer. São elas que importam mais?.

Após 7 anos longe de Monte do Calvário, Victoria retorna para o casarão dos Casagrande, um lugar marcado por sensações ruins.

Depois de ser traída e ter seus textos roubados no jornal em que trabalhava, Victoria retorna para casa atrás de dinheiro, mas o que ela não esperava descobrir, era que sua melhor amiga de infância, Uiara sumira, e ninguém parecia se importar.

Em buscas de pistas para descobrir o que realmente aconteceu com sua amiga, Victoria terá em seu caminho uma pedra que não vai facilitar nada a sua busca, seu nome: Barão, braço direito de seu pai no cafezal, homem de confiança e que não suporta o retorno da ?Princesinha Victoria?, já que Barão se acha mais filho de Tarso Casagrande do que ela.

Rodeada de mistérios e segredos obscuros, Monte do Calvário esconde segredos desde a tragédia do rompimento da barragem, no qual muitas vidas inocentes foram perdidas em prol da ambição.

Mas nem tudo pode se esconder, e a verdade aparece, trazida por fantasmas do passado, onde mentiras serão expostas em meio ao lamaçal de envolvidos e seus destinos serão traçados.

Esse livro foi uma leitura daquelas que não queremos largar até descobrir todos os fatos. O autor construiu um suspense rico em detalhes, nos mostrando até que ponto a ambição humana pode chegar.

Com um final surpreendente que nos traz revelações bombásticas, eu me vi torcendo em cada página por Victoria e só digo a vocês caros amigos ?leiam? pois é uma leitura sensacional.

Elis ?

Luanna.Maba 04/07/2023

Uma leitura cheia de suspense e que vai te fazer passar muita raiva.
Os personagens estão aprofundados de uma boa maneira o que faz você ter um carinho ou uma aversão gigantesca.
Um cenário típico Brasil antigo de interior, com todos os clichês de dono de cafezal, Barão, delegado bundão, freiras e a filha que vai pra cidade. Mas Monte esta sufocando de tanta coisa errada, pessoas estão vendo algo "irreal", acham que estão sendo feitas de bobas mas na verdade é só os mortos querendo paz.
Uma leitura que vale muito a pena é que nas páginas encontramos várias tapas na cara que nos mostram que somos os culpados por tudo que nos acontece.

Robert Alvees 08/07/2023

????????
-MLI2023

Victoria retorna a capital e descobre, após o desaparecimento de uma garota, que muitos eventos sinistros e sobrenaturais começaram a acontecer. Curiosa, ela começa a investigar o caso, pois sente que existe um segredo misterioso e um tanto peculiar ali, que simplesmente não dá para ignorar...

Jaque @blogmalucadoslivros 26/11/2021

Fantasmas
Um terror nacional surpreendente. Uma cidade cheia de segredos e uma garota desaparecida, mas ninguém liga para isso.

Há trinta anos atrás uma barragem rompeu na cidade de Monte Calvário, fazendo com que a cidade tenha apenas um passado sombrio e trágico. Essa é a cidade natal de Victoria, que agora se vê precisando voltar para Monte Calvário, apesar de não se sentir bem lá e ser filha de Barão, um homem poderoso na cidade.

Mas ao chegar ela descobre que sua melhor amiga, Uiara, desapareceu sem deixar vestígios, e pra piorar a situação, todo mundo de Monte Calvário parece ignorar o sumiço da garota e não falam sobre isso. Victoria fica intrigada e angustiada com o desaparecimento da amiga e o descaso de todos, e resolve descobrir o que está acontecendo e não irá desistir até descobrir tudo.

"Fantasmas" é um daqueles livros que a gente fica preso e tenso a todo momento. O livro é narrado em terceira pessoal, e me deixou intrigada de uma forma intensa, fazia tempo que eu não devorava um livro assim a ponto de virar a noite lendo, desesperada em busca de respostas.

A trama é cheia de segredos e reviravoltas. Victoria é uma personagem determinada e forte, mas o autor também trouxe perspectivas de outros personagens, o que deixou a trama ainda mais eletrizante.

Fantasmas é um terror nacional bem escrito e intenso. Uma ótima leitura para fãs do gênero. Garanto que não vão se arrepender!

site: https://www.instagram.com/p/CWJ1bzirzx_/

Tatiane Silva 05/09/2021

Os fantasmas cobram o seu preço
A leitura te prende do início ao fim.
Monte calvário guarda muito segredos do passado e do presente e relata bem o coronelismo, quem tem poder manda e o povo obedece.
Gostei muito do tom sobrenatural da história em que a culpa é seu maior fantasma, e apesar de ter momentos sinistros, eu que sou uma medrosa confessa, não senti medo, ao contrário aguçou ainda mais a minha curiosidade para saber o que estava acontecendo, o que os fantasmas queriam que viesse a tona.

Lara.Amaral 22/01/2024

Tanto faz
Não sei o que diz sobre essa leitura, só sei que demorei para terminar ?,mas quando eu pegava oara ler lia bastante, e acabei tudo hoje (graças a Deus depois de 6 meses) foi uma leitura bem insignificante, é isso ,não significa que o livro é ruim ,eu até gostei em algumas partes, só não foi para mim é isso.

Ana Luiza 18/10/2021

Recomendo duplamente a leitura, mas sugiro escolher pelas horas que ainda há sol!
Do mesmo autor de Vozes do Joelma, Tiago Toy entrega neste livro tudo que um amante de terror psicológico pode gostar. Com enredo fluído e poético, Fantasmas consegue te puxar pelos pés e arrastar para o fundo de Monte do Calvário.

Sabe quando você lê algo e a descrição consegue te colocar dentro da cena? Em vários momentos minha imersão na história foi tão profunda que eu terminei os capítulos impregnada com os sentimentos dos personagens. Fui de um medo instintivo do desconhecido para a ansiedade em querer saber o que iria acontecer, porque tudo encaminha-se para algo beeem ruim.

Um ponto forte do livro são os personagens. Longe de ter personalidades rasas, o autor entrega pessoas que não são nem completamente boas e nem completamente ruins, com desejos e traumas reais, fáceis de entender, sem precisar de diálogos expositivos. Mostrar em vez de falar ou fazer o narrador ficar puxando explicações longas no meio de uma cena contribui muito para a sensação de terror que permeia todo livro e a nossa suspensão da descrença. Você sente que nem tudo está sendo mostrado para você e pelos cantos dos olhos, você vê algum vulto logo adiante.

A história já começa com uma cena estranha que faz muito jus ao título do livro. Desde o primeiro capítulo, somos jogados no meio de uma trilha. Pode parecer um pouco confuso este início, mas essa sensação colabora com o clima da trama. Uma surpresa boa que descobri foi que, como a história ocorre principalmente por volta de 1990, há muitas referências pop da época. Saí do livro querendo ouvir Cazuza.

Muito além do terror psicológico, a narrativa traz camadas que não estão na premissa. Desde o uso de Victoria para falar sobre sonhos de uma pessoa que quer sair de uma cidade pequena para ganhar a vida na capital e de Barão, homem que se dedicou a vida toda para o “patrão” aceitá-lo, até sobre crimes socioambientais causados pela exploração, as mensagens nas entrelinhas do autor são claras e objetivas. O que torna muito pertinente para nosso momento atual e futuro.

Aviso importante sobre a edição: Fazia tempos que eu não lia um livro tão bem feito e caprichado com capa de brochura. Na contra mão do pessoal que só gosta de livros de luxo, acho que a edição da Farol Editorial, junto com todos os profissionais envolvidos, entregam nesse livro quase um cenário para a aventura da história. Desde a capa até o papel, tudo nele é primoroso.

Mylenarg 19/01/2022

Muito bom!
Achei uma leitura super agradável, a escrita do autor é maravilhosa.. viajei por inteiro durante todo o livro, amei todo o cenário brasileiro, o vilarejo e tudo o mais!
Não chega a ser um terror e sim mistério, mas muito envolvente.
Confesso que não entendi algumas cenas(umas duas acho), mas quem sabe com uma releitura ajude a compreender melhor.

Barradas 11/08/2021

Os mortos só querem paz.
Boa noite leitores!!! Hoje trago à vocês um livro que vai lembrar das histórias que a sua vó conta.

Para dar juízo ao nome do livro, já começamos nos cagando de medo com uma aparição fantasmagórica, que só vamos entender melhor ao longo do livro. Que se passa por volta de 1960 e 1990. Victoria, uma das sobreviventes de uma tragédia, adotada aos seus dois anos, por Tarso Casagrande, o homem mais importante de Monte do calvário. Foi atrás de seus sonhos na cidade grande, depois de ter chegado a fase adulta, mas volta depois de 7 anos em busca de ajuda da tão estimada riqueza dos Casagrande. Não era sua primeira opção, mas resolveu engolir o orgulho. Carregando sempre sua polaroide e totalmente diferente de quando saiu, seu retorno a cidade não grande é uma surpresa para todos, principalmente para "Barão" que é um dos empregados de seu pai, mas se enxerga mais digno da herança da família do que Victoria, única filha de Tarso. Barão toma conta dos negócios no cafezal e é o homem mais temido da região, até mais que o próprio dono de toda a riqueza de lá. Almeja mais que tudo ser o próprio Tarso, sua figura materna e nada fica em seu caminho em meio ao objetivo, muito menos uma "princesinha" apelido pelo qual chama "Victoria". O trama se desenrola no desaparecimento de sua melhor amiga de infância "Uiara" que tinha uma ligação com ela, que nem mesmo ela sabia explicar, que vai muito mais além de dons que ambas possuem. Pessoas seram assombradas por erros cometidos, que apenas os mortos sabem, mas que os vivos também desconfiam.
O livro tem diversas referências a cultura brasileira, à mais evidente é o sotaque e gírias usadas na época e também a desastres reais "Brumadinho" e "Mariana".
Eu engoli esse livro, literalmente! O final é surpreendente e eu amei personagens e os odiei ao longo.
Trechos que gostei:
Sobre os dons de Victoria e Uiara.
" Eu ouço vozes na minha cabeça, mas tenho medo mesmo é das vozes reais, de ouvir o que elas têm a dizer. São elas que importam mais."

" O mundo é grande demais para sermos uma coisa só"

"É fácil romantizar a pobreza quando ela não faz parte da sua realidade."

Vou me despedindo por aqui e espero que tenham gostado, até a próxima e que a força esteja com vocês.

Silvana 23/10/2021

Quando foi embora de Monte do Calvário há sete anos, Victoria pensou estar livre para sempre daquela cidade horrenda, que lhe dá calafrios o tempo todo. Mas devido as circunstâncias ela foi obrigada a voltar. Além de precisar e muito do dinheiro do seu pai, Victoria pretende encontrar sua melhor amiga Uiara, que desapareceu há cerca de três meses. Victoria é filha adotiva de Tarso Casagrande, o homem mais poderoso de Monte do Calvário e dono do cafezal cultivado às margens do lago Lameiro, que não é um lago de fato. Quase trinta anos antes aconteceu a história conhecida por todos como a Tragédia da Barragem, que afundou um vilarejo inteiro, incluindo as quase cem pessoas que moravam no local, e que hoje está submerso no fundo do lago.

E foi só colocar os pés na cidade e Victoria volta a sentir a energia opressiva subindo por seu corpo. Victoria sempre teve uma sensibilidade aflorada e era como se pudesse sentir as emoções de todas as pessoas que já viveram ali, principalmente as emoções ruins. Mas ela sempre soube disfarçar muito bem e agora não vai ser diferente, mesmo que as coisas tenham mudado bastante em sete anos. Seu pai está muito doente e Barão, o funcionário de confiança do seu pai, acredita ter mais direito a herança do velho Tarso do que Victoria, já que foi ele quem ficou e manteve tudo funcionando desde então.

E Barão não vai deixar uma garota que voltou do nada, sabe se lá com qual intenção, tomar o que é seu, nem que para isso ele tenha que chegar às últimas consequências. Mas no momento Victoria não tem tempo para se preocupar com Barão já que ela precisa encontrar a amiga, pois parece que ninguém mais na cidade esta preocupado com o desaparecimento dela. E quanto mais Victoria procura, mais distante ela parece estar de alcançar seu objetivo. E se os vivos não estão dispostos a ajudar, quem sabe os fantasmas não lhe indiquem o caminho?

Eu conheci a escrita do Tiago no livro Vozes do Joelma, onde é ele quem faz a ligação entre as quatro histórias contadas no livro. E confesso fiquei arrepiada com o que li. Fiquei com mais medo das partes que ele escreveu do que das histórias em si. Por isso quando vi esse livro sendo anunciado pela editora já fiquei louca para ler ele e assim que chegou aqui em casa já furou a fila. São raros os livros de terror que li e realmente me deram algum medo. E confesso que sou medrosa para assistir terror, mas ler eu gosto. Mas esse livro no caso acredito que puxou mais para o suspense do que para o terror propriamente dito. Apesar de ter um, até dois pés no sobrenatural.

A história se passa em 1989 e logo me vi transportada para meu final de infância e começo de adolescência com gírias que eu usei muito na época, e musicas que eram o top. E não sei se foi essa associação que me fez sentir que estava lá junto com a protagonista vivendo tudo aquilo. E acabei sentindo o que ela sentia também. O livro não deu medo, mas por vezes fiquei aflita e em algumas cenas me deu foi uma agonia, um negócio sufocante mesmo. Por isso indico a leitura para quem está acostumado com esse tipo de coisa. Algumas cenas achei bem forte.

E o suspense pega a gente logo de cara. Você fica o livro todo tentando descobrir o que realmente aconteceu com Uiara. Se ela está viva ou morta, se virou fantasma, fazendo alusão ao título do livro, ou se é tudo coisa da cabeça dos personagens. E ainda tem uma tal planta lá que pode ser a responsável pelas visões ou até mesmo se eram os fantasmas que estavam aparecendo. Desconfiei de tudo e de todos. Tinha hora que achava que era tudo culpa do Barão, outras vezes achava que o culpado era o Tarso. Mas também desconfiei da Victoria e de outros personagens que aparecem na história. Porque não tem ninguém realmente santo aqui.

E só perto do fim que comecei a entender a verdade. Mas ainda teve algumas coisas que não acabei ligando e só fiquei sabendo pelas revelações finais mesmo. E terminei o livro satisfeita com o que encontrei. O autor conseguiu unir vários elementos no livro que juntos fizeram da obra algo bem regional e não vou falar mais nada porque posso acabar falando mais do que devia e soltar spoilers. Só me resta indicar o livro para quem gosta de histórias do gênero. Quanto a edição está que é um capricho só. Mas falar isso é ficar me repetindo porque a Faro se supera a cada lançamento.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/08/resenha-fantasmas-os-mortos-so-querem.html