Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Ester173 15/03/2023

Realmente é bom, mas infelizmente não é perfeito, simplesmente não consegui gostar do casal que nos foi dado, a diferença de idade, não sei, tem capítulos bem longos e cansativos, mas recomendo ler.
Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Que bom que você também se incomodou... penso que a autora queria revelar exatamente as coisas difíceis da sua época. Para mim é um livro bom, mas a história é revoltante.

Ester173 26/12/2023minha estante
@quemleganhamais siiim, alem das idades achei a história revoltante principalmente pel9 fato q

Ester173 26/12/2023minha estante
Siiim, tbm achei principalmente pelo fato de que muita gente fala sobre esse livro, sinto o mesmo com o livro mulherzinha

Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Eu não entendo como conseguem achar romântico um homem tão rude, tão patético na forma de pedi-la em casamento. Além dela simplesmente mudar, de uma mulher inteligente e com vontade de ser independente para uma pessoa submissa que une sua vida a um velho chato!

Giiiii 17/04/2023minha estante
Que linda a sua resenha. Concordo com tudo o que disse. Esse livro é simplesmente magnífico.

Roberta324 18/04/2023minha estante
Obrigada Gi. Esse agora faz parte dos meus favoritos.

Giiiii 18/04/2023minha estante
Também. Esse livro se tornou um dos meus queridos ?

Ju_allencar 21/12/2023

Como não amar as irmãs Brontë
Icônicas! Não canso de enaltecer essas irmãs. Amei Jane Eyre, uma personagem a frente do seu tempo. O livro conta a história da personagem que leva o nome do livro, desde a infância até a vida adulta. Ao longo da vida dela ocorre muita coisa ao qual a faz evoluir como pessoa. É um clássico e merece todo o reconhecimento. Nota 10.??
GregoryOak 03/01/2024minha estante
Muito boa a sua seleção de livros, Ju! ??

Ju_allencar 04/01/2024minha estante
Vale a pena dar uma chance pra os livros clássicos ?

GregoryOak 04/01/2024minha estante
Certamente que sim! Ultimamente tenho tido até muito mais vontadd de lê-los que qualquer outro.

Fairy555 06/10/2022

Simplesmente sensacional
De longe o melhor romance que eu já li, tudo é extremamente bem ambientado, o romance é perfeito, a temática, já disse que o romance é perfeito? Pois é né!??
E é um livro CHEIO de surpresas!!!! E frases encantadoras também, eeeeee ele te faz refletir MUITO sobre o amor e como é amar?
@lilianloietes 28/01/2023minha estante
Amei a sua descrição ?

@lilianloietes 28/01/2023minha estante
Estou em 30% dele...e amando

bia monteiro 20/07/2022

"O sentimento sem discernimento é irrealista."
Foi muito bom ler esse livro. Eu esperava uma coisa diferente, mas ao mesmo tempo não sabia o que esperar??

Resolvi ler ele depois de ver quotes dele na série Anne With Anne E, e por conta disso coloquei na minha cabeça (involuntariamente) que a personalidade da Jane seria parecida como a da Anne, mas não é. Foi uma quebra de expectativa, mas não é um ponto negativo do livro, nem teria como.

Esse livro me fez parar em alguns momentos para refletir e conseguir absorver os ensinamentos que ele passa. Fiz muitas marcações nesse livro e elas são do tipo que a gnt marca pra ficar relendo e n esquecer.

Uma coisa que eu n esperava era q esse livro teria plots twists tão bons!! É maravilhoso ler um livro sem spoiler, uma experiência como nenhuma outra kkkkkkkkkk, mas é msm.

Já li ele faz um tempo então os surtos esfriaram, por isso finalizo aqui falando pra vcs lerem esse livro, pq ele é mt, mt bom.

Obs: gostei mais do estilo dessa Brontë.
Drika.Andrade 08/07/2023minha estante
Nossa esse livro é um dos meus favoritos! Já li e reli umas três vezes, e sempre me emociono, acho alguma coisa que não tinha reparado na leitura anterior... O filme também é bem legal, bem fidedigno ao livro...

bia monteiro 12/07/2023minha estante
Também é um dos meus favoritos! Ainda não assisti o filme, mas quero assistir!

Jojo ð 05/06/2023

As mudanças
Jane Eyre

??????????

Sempre tive bastante dificuldade para ler clássicos.
Gosto muito de filmes Clássicos, mas os livros tenho bastante dificuldade por causa da linguagem da época.
Mas Jane Eyre foi um livro que eu não esperava nada, mas me cativou do início ao fim, ele entregou tudo. Eu achei que seria aqueles livros que lemos um pouco e abandonamos. Mas não com Jane eyre.
Jane eyre quando pequena, após a morte precoce de seus pais foi adotada pelos seus tios. Mas com a morte de tio, ficou na guarda da tia que muito maltratava, pelo ódio e a mágoa que tinha da menina e sua mãe,
Sua tia já enjoada de conviver com a criança a envia para uma escola interna, que se mostra muito rígida e radical no seu ensino. Mas mesmos lugares mais sombrios achamos pequenos raios de sol.
Ao passar toda sua Pré adolescência e adolescência naquele local, ao seus 18 anos Jane, cansada de sua vida monótona, anseia por algo novo, uma mudança em sua vida.
E assim consegue um trabalho como preceptora (professora) em uma mansão governada por um homem um tanto grosso e brusco no seu tratar, mas que muito chamou atenção da nossa querida Jane. Nossa querida personagem quis mudanças, que mal sabia que a casa a qual trabalha teria mais mudanças do que ela esperava. Segredos, medos, descobertas, escândalos e amores.
Uma das lições que eu aprendi junto de nossa protagonista é que:
Nem sempre as mudanças que queremos, vão ser do nosso jeito, elas podem sair do controle, podem nos assustar e nos entristecer mas elas sempre nos trazem lições, experiências junto delas, podemos demorar anos para ver, mas uma hora veremos.
Obrigada Carol, pela indicação. Foi muito difícil parar de ler pois sempre ficava com vontade de ler mais. Acho que esse livro acordou meu amor por clássicos heheheh
Givinha 05/06/2023minha estante
?????

Heloisa.Sommacal 06/02/2022

Bom de ler
Foi um livro muito bom, com uma leitura fluida. Foge um pouco dos romances clichês, mas obviamente mantém o conservadorismo e a religião enraizados em absolutamente todos os personagens.
A autora traz aquela velha ideia utópica de que se fizermos tudo conforme os nossos preceitos, no fim dará tudo certo. Na vida real não dá, mas para Jane Eyre deu sim.
Livro fofinho, vale a leitura.
Daniela 07/02/2022minha estante
Põe na minha pilha! Hahahaha

Natasha 11/02/2023

Não sei o que pensar
Esse é definitivamente um livro que é produto do seu tempo, Jane é uma personagem passiva na maioria das vezes, é facilmente levada por demandas alheias principalmente de homens que têm interesse nela, nenhum dos dois candidatos é no mínimo aceitável, ambos usam de chantagem psicológica para tentar convencer ela a se casar com eles, ambos bem mais velhos que ela com o triplo de experiência de vida. Enfim, nenhum deles merecem ela.
Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Eu fico tão feliz quando leio resenhas como esta. É bom ver pessoas não compactuando com historias abusivas. Eu detestei a história de "amor", mas gostei muito do livro porque entendi que a autora queria exatamente gerar revolta nos leitores das coisas tão comuns em sua época.

leiturasda.emi 19/08/2023

Não foi o que esperava, mas não sei o que eu esperava
Eu ainda tenho dúvidas sobre ter gostado ou não desse livro. Eu gostei, mas não amei, acho que posso definir dessa forma.

No começo achei a leitura bem fluida, depois achei tão cansativa, me frustre um pouco e sempre tive muita vontade de ler esse livro. O nome sempre me chamou muita atenção e minha ideia sobre ele era completamente diferente.

O sofrimento da bichinha me comoveu muito e quando enfim vieram os refrescos, eu realmente achei que fosse ser uma loucura, mas daí surgiu um homem e pra mim foi só ladeira abaixo. Eu sei que é um romanção de época e tal, mas acho que esperava uma coisa mais Lizzy Bennet, sabe? Kkkk não achei que fosse ler tanta submissão. Acho que tem gente que vai surtar com essa resenha, mas tô sendo sincera.
Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Fico feliz com resenhas como esta. Porque afinal, todos os homens deste livro são uns trastes, a mulher inteligente que Jane era no início não condiz com o caso amoroso. Logo, penso que a autora queria gerar revolta mesmo.

Anne 06/01/2023

Autêntica
Acho que essa é a palavra que descreve Jane Eyre. Que personagem inteligente, perspicaz, segura de suas opiniões e crenças e, acima de tudo, benevolente. O seu coração me encheu de amor, ela foi capaz de perdoar, de coração, coisas que, eu, em seu lugar, nunca seria capaz.

Aprendi muito nessa leitura, amei o fato de Charlotte interagir com o leitor no decorrer da narrativa.
Em diversos momentos tive ódio e amor pelo Rochester, mas grande parte de suas ações tinham que ser pautadas na época em que o livro foi escrito.

Sem sombra de dúvidas essa foi uma das melhores leituras que fiz na vida até hoje.
Isa 06/01/2023minha estante
Concordo com tudo oq vc disse!

Gleidson 23/12/2023

O livro de formação da burrice
Jane Eyre é inteligente na infância mas quando vira adulta que lástima! No meio do livro ela passa por um sofrimento totalmente sem sentido e desnecessário. E o que dizer do príncipe encantado dela? O cara abriga na casa dele um problema que ele poderia ter se livrado há muito tempo e o que é pior, ameaça a vida dele e da Jane, e no final do livro é revelado que ele deixou esse problema nas mãos de uma pessoa completamente inepta... Francamente. A única coisa boa desse livro que ele é fácil de ler, tanto que mesmo eu não gostando muito dele o li até o final, o que não é um hábito meu, quem gostar da história então vai se esbaldar
Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Adorei a resenha!!! É exatamente isso! Mas como acredito na inteligência de Charlotte Brontë, entendo que a intenção da autora era mostrar os absurdos de sua época e nos fazer revoltar!

Andy 19/06/2024

Meu primeiro clássico
Foi o primeiro livro clássico que eu li. E acho que fiz a escolha certa. Gostei muito da escrita da Charlotte e de como ela desenvolveu a história e os personagens. Jane Eyre é um livro que me ensinou algumas coisas. A personagem em si e o amor que ela sente pelo patrão e como ela é boa e honesta com as pessoas.

julia.cout 11/02/2022

Todas as minhas expectativas foram superadas, essa história é maravilhosa. Possui elementos góticos, um romance turbulento e se encaminha para o final de uma forma imprevisível.

Tai 25/03/2022

Um clássico e tanto
Uma obra repleta de mistério, reviravolta e amor. Com um toque de romance de época e com uma protagonista marcante - que prende o leitor ao relatar sua vida como se fosse um diário -, Jane Eyre é uma órfã, obrigada a viver com a tia e os primos, lar a qual a jovemzinha é maltratada e amaldiçoada apenas por existir. Aos 10 anos é mandada para uma instituição de caridade em que se reergue durante os próximos 8 anos.

Ao ter sua independência, Jane vai trabalhar como preceptora da pequena Adele em uma mansão e se envolve com o patrão, Edward Rochester, um homem enigmático e complexo. Em contra partida, segredos do passado de Edward surgem a tona e compromete o amor singelo do casal.

A força de Jane reside justamente em sua coragem de resistir. Ser abandonada e destratada tantas vezes pode te fazer aceitar o primeiro carinho de bom grado, mesmos os desejos mais sombrios do coração são as chaves para o começo de algo ímpeto. Um clássico e tanto.