O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thainá Almeida 31/12/2022

Que livro incrível foi esse! Confesso que há alguns anos tentei lê-lo, mas não tive tanta sensibilidade como agora para compreender a dimensão do que foi retratado por Anne. Ao mostrar o dia a dia dentro de um esconderijo contra a perseguição nazista, Anne mostrou o que várias pessoas esperavam e sentiam, coisas boas e más. Além disso, as tentativas de levar uma vida normal e os sentimentos conflitantes são muito interessantes. Acho que é uma leitura essencial para todo mundo.

Nise 30/12/2022

Tocante
Sempre acho muito difícil avaliar e resenhar biografias, essa então vai além pois sabemos o final trágico. Esse livro me fez pensar sobre como foi de fato a vida durante a guerra. Não sei porque, mas na minha cabeça quando penso em guerra a primeira coisa que vem à mente são as trincheiras, e com esses relatos percebi que vai muito além disso. Algumas pessoas podem nem perceber direito que a guerra está acontecendo, continuam vivendo suas vidas, trabalhando, casando-se, fazendo festas, por mais que os recursos sejam escassos sempre há uma parte da sociedade que parece não ser afetada. Enquanto isso, outras pessoas precisam literalmente fingir-se de mortas pra tentar sobreviver, sumir do mapa, contar com a sorte e com o apoio de Deus e de pessoas bem intencionadas. Foi o caso de Anne e sua família, mas infelizmente não foi suficiente.

Aqui temos mais do que uma autobiografia, é um diário. Ela abre seu coração, segue seu fluxo de consciência. Quantas páginas me peguei pensando nos diários que eu escrevi quando tinha a idade dela. É bonito e ao mesmo tempo triste ver como ela amadureceu rápido, face às dificuldades que enfrentou.

Não há dúvidas que esse é um livro obrigatório. Anne se foi, mas sua lembrança permanece, seu sonho se realizou de alguma forma e ela foi imortalizada através dessas páginas. Cabe a nós não deixar que isso tenha sido em vão e aprender para nunca mais repetir horrores como aqueles.

davimesquit6 17/12/2022

Sinceramente foi bonzinho
A leitura foi muito interessante, apesar de ser um diário de uma adolescente. Tinha outras expectativas para esse livro, mais com o decorrer do tempo, percebi que as coisas não eram como pensei. Depois disso comecei a ter outra visão sobre o livro, não era qualquer história, era um diário de uma garota, em um tempo muito difícil. Fiquei perplexo com a força e a coragem de Anne Frank, conseguiu aguentar coisas imagináveis, literalmente a Anne tem o meu respeito. Conseguir descobrir coisas que não sabia sobre aquele tempo, vou levar essa leitura para vida. Enfim, viva Anne Frank!
Wamam 17/12/2022minha estante
imagina só ter expectativas sobre a vida de um judeu na época do nazismo, parabéns amigo, sua leitura foi infrutífera

Leo | @chacomresenha 17/12/2022minha estante
Esse livro é um documento histórico importantíssimo e deve ser lido como tal, é um diário de uma adolescente judia na Segunda Grande guerra e aí está o seu valor. Uma das obras mais importantes da humanidade.

davimesquit6 17/12/2022minha estante
Primeiramente em nenhum momento pensei ter expectativa na vida de uma adolescente judia, segunda é uma opinião minha, se gostei ou não aí já não é problema seu. Terceira e última, não sabia que você estava na minha consciência, para saber se a leitura foi infrutífera ou não!

Wamam 17/12/2022minha estante
?não gostei da sua vida anne frank, vou dar 3 estrelas aqui, mas não leve a mal, foi uma leitura interessante, apesar de ser um diário de uma adolescente?

shaiigr 05/12/2022

Amo livros nesse formato, de diário. Bom, aqui acompanhamos toda a história do Anexo Secreto, desde que começaram a morar nele. Esse é o local onde Anne Frank e outros judeus se esconderam durante a perseguição nazista. O livro pode ser bem profundo, já que Anne (a autora) é muito esperta e está numa idade complexa.

Nana.Gomes 29/11/2022

Gostei muito
Leitura fluida, porém muitas páginas são repetitivas. Ainda assim, me peguei curiosa pra saber mais e mais daquele pequeno grupo que não possuía meios de mudar sua realidade. Senti- me perplexa inicialmente ao acompanhar a infantilidade da protagonista em meio a um período tão conturbado mas com o avanço da leitura e com o passar do tempo pude ver que o amadurecimento dela foi exponencial, eu mesma acabei aprendendo uma coisa ou outra com as reflexões de Anne Frank.

Cleyton.TristAo 06/11/2022

Livro bom sempre quis ler sobre anne, apesar de achar que livro tem seus altos e baixos, recomendo a todos.

Nayara 20/10/2022

Que livro bom. O diário de Anne Frank relata todos os seus dias,no anexo secreto.
Não foi fácil o começo e nem muito menos o fim dele, mas considero a Anne como uma grande escritora.

Danyelle22 12/10/2022

"Quero continuar a viver, mesmo depois de minha morte!"
Ver a guerra narrada por relatos de uma menina que a vivenciou dá outra tônica para a leitura. Parece que a angústia é bem maior.
A personalidade marcante de Anne torna a sua escrita instigante e cheia de reflexões profundas. É perceptível o seu amadurecimento no decorrer do tempo.
A carta em que Anne descreve seus desejos para Kitty é incrível.
Apesar de estar com o coração partido (a última carta de Anne é um desabafo belíssimo e o epílogo é devastador), simplesmente adorei o livro.
Leitura obrigatória!

Isabella 02/10/2022

Sempre tive curiosidade sobre o diário de Anne, e mesmo sabendo o que aconteceria, não estava nem um pouco preparada para isso. Anne foi uma menina brilhante e é tão pesado todas as coisas que ele passaram. Triste pensar que eles não presenciaram o fim daquela guerra sem sentido e não puderam viver :(

Aline 29/09/2022

Anne tinha apenas 13 anos quando precisou se refugiar, juntamente com sua família, em um esconderijo no sótão anexo ao prédio em que seu pai trabalhava.

Ela relata todo o período em que as oito pessoas viveram escondidas, em junho de 1942 até 1944, até serem presas e enviadas aos campos de concentração. Ela relata as condições precárias do local, o medo de serem descobertos, o racionamento de comida que tinham que fazer, muitas vezes comendo comida estragada, e fala sobre os seus sentimentos diante de cada acontecimento.

Eu esperava ler mais sobre a guerra e o estilo diário deixou a leitura um pouco cansativa. Mas dá para notar o amadurecimento dela ao longo do livro e mesmo lendo todo relato do que eles passaram lá, não consigo nem imaginar todo o sofrimento e o medo em que viviam constantemente.

Gabriela.Give 20/09/2022

Leitura emocionante, mas triste também. Quanta resiliência a pequena Anne demonstrou ter ao longo dos seus escritos no diário. Uma criança/adolescente que precisou passar por muitas dificuldades e sempre de cabeça erguida.

Sonally.Cecilia 17/09/2022

O começo é bem chatinho, mas com o amadurecimento da Anne a gente vai percebendo como ela vai mudando e se tornando outra pessoa. É bem interessante ver todo o caos da segunda guerra narrado por quem viveu, ainda mais em condições como a da família da Anne; vivendo em pouquissímos metros quadrados, com tão poucos recursos a disposição, alimento estragado. Enfim, é uma boa leitura. O finalzinho vai dando um aperto no coração porque você sabe que as coisas não acabam bem para eles, apenas o pai sobrevive as atrocidades do campo de concentração.

Lulu 01/09/2022

Muito triste você ler o livro sabendo que é uma história real. Ver o quanto os judeus sofreram é realmente muito triste.
Ler o que as pessoas no anexo tiveram que suportar, a maneira que viviam..
E Anne, uma menina tão nova e que amadureceu em tão pouco tempo, diante de tudo o que viveu.
Leitura muito boa e muito necessária. Recomendo!

Cristiane 27/08/2022

Difícil escrever sobre...
É encantador como a Anne, tão jovem, tinha uma personalidade tão forte e uma coragem tão imensa. É admirável a forma como encarou tudo. Seu diário é um grande tesouro.

Carol 21/08/2022

O diário de Anne Frank
Infelizmente eu não gostei muito dessa leitura, eu estava com enormes expectativas mas acabou se mostrando um pouco diferente do que eu esperava.

Em grande parte da história, a Anne fica divagando mais sobre seu relacionamento com a família e com meninos e eu (na minha cabeça) achava que o livro seria mais sobre os acontecimentos da segunda guerra, mas esse é somente o pano de fundo da história e situação para a qual Anne escrevia no seu diário.

Mais próximo ao final Anne comenta mais sobre a guerra e os deslanchares que estão ocorrendo, o que eu achei bastante interessante.

Acredito que a expectativa que eu tinha acabou estragando um pouco o livro para mim mesmo assim entendo a sua importância literária e histórica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5