Comunismo

Comunismo Christian F. R. Guimarães Vinci

Resenhas - Comunismo

Korea 13/05/2024

Errou na última volta da corrida
Confesso que desconfiei pelo título "leigo", e pelo estilo da capa, achei que o livro iria abordar o tema de maneira mais branda, e como disse para "leigos", explicar as definições básicas da teoria comunista abordando apenas Marx. Erro leviano da minha parte, o livro discorre sobre diversas teorias e aplicações comunistas, é bem verdade que não aprofunda muito em quase nada, porém, dada a quantidade enxuta de páginas do livro, e a grande abrangência do assunto, é compreensível.
Tanto para iniciantes quanto para intermediários no conhecimento da teoria comunista, o livro cai como uma luva, tanto na teoria básica do comunismo, quanto ás "aplicações" na história, aborda de maneira contínua e certeira os principais pensadores da teoria, e até de outras correntes de pensamento, a obra fala muito sobre Bakunin e sua ideia anarquista por exemplo, também discorre a cerca dos facistas de Mussolini e os Nazistas, sendo assim, o livro dispõe bem suas propostas, e monta uma "linha do tempo imaginária" dos teóricos e dos acontecimentos históricos relacionados aos temas abordados.
A obra resume de maneira certeira grandes momentos da história revolucionária, Revolução Russa, Revolução Cubana, Revolução de 1948, Revolução Cultural, Comuna de Paris, o movimento Occupy Wall Street, e provavelmente alguns outros que agora me fogem a memória. Sobre as teorias o livro aborda e introduz, Bakunin, Marx, Trotsky (de maneira bem breve é verdade), Stalin, Lenin, Mao Tsé-Tsung e até mesmo Aristóteles. Como disse antes, o livro aborda esses acontecimentos e essas figuras históricas de maneira branda (a maioria pelo menos), mas longe de uma maneira que não vá contriubuir intelectualmente com o leitor, muito pelo contrário, a obra conceitua muito bem os autores e momentos históricos, e resume muito bem também, introduzindo e dando uma noção básica nesses conceitos e em alguns casos até uma noção razoável.
Sobre a maneira á qual a abordagem dos temas é feita, eu diria que o livro consegue ser bem imparcial até certa parte, inclusive essa seria uma das minhas únicas críticas a obra, que parece perder um pouco esse tom imparcial na metade final, o autor afirma que Karl Marx estava errado por exemplo, deixando claro sua visão não-partidária sobre o movimento comunista, em um trecho o autor faz a seguinte citação: "Ser comunista não é participar de algum partido que ergue a bandeira comunista, ser comunista talvez seja apenas manter vivo o espírito comunitário". E que fique claro, não digo isso em tom de discordância total, as ideias apresentadas pelo autor são bem argumentadas e construídas de maneira a deixar realmente vivo dentro do leitor do que é comunismo (o título não é atoa), todavia, como um livro que se apresenta como desmistificador das teorias, e na sua metade inicial realmente aplica dessa maneira, por isso, o sentimento de descontinuidade surge no leitor, o autor critica ávidamente apenas o capitalismo no começo, depois contradiz Marx, Stalin, Trotsky e tantos outros, e minha critica não se dá pela discordância em si, mas por perder a toada do livro, que uma hora era introdutório e imparcial, e depois se torna nitidamente opinativo e parcial, e não levem o "opinativo" ou "parcial" aos extremos, o autor não é agressivo em introduzir o seu pensar, opostamente, faz isso de maneira bem sucinta mas que mesmo assim gera estranheza ao interlocutor.
Em síntese, o livro faz bem seu papel (pelo menos em grande parte da obra), que é explicar de maneira menos complexa os ideais comunistas, e nortear tanto o leigo nessa história toda quanto o que já é familiarizado com esses pensamentos, a obra também coloca bem a sua proposta de reflexiva do título ao dizer que o comunismo não foi definido ainda, e que portanto, não podemos se prender a uma teoria "sólida" e "imutável" do comunismo, parafraseando até mesmo Marx e sua ideia dos pensamentos contempôraneos, sendo assim, realmente saímos do livro com o questionamento:
"O que é comunismo?"

Davi.Paiva 12/01/2024

Muito interessante.
Link Amazon: https://amzn.to/3NX2vSD

Box com 10 volumes: https://amzn.to/47SNUQ0

Mais um livro da "Coleção O que É" lido com sucesso!

Como sempre, reconheço: a Lafonte mandou muito bem escolhendo um bom papel e uma fonte serifada e espaçada para publicar o livro.

Sobre a forma que o autor escreveu: tão boa quanto os outros autores em outros volumes, pois ele tem base e lança perguntas pertinentes e muito comuns de pessoas leigas a quem não entende o que é o comunismo, bem como dá respostas bem elaboradas sem deixar de serem fáceis de serem compreendidas.

E sobre o comunismo em si: segundo o autor, enquanto o socialismo é uma luta pela igualdade promovida por classes mais elevadas, o comunismo é a mesma luta sendo realizada pelo proletariado e que se opõe mais abertamente contra o capitalismo e suas doutrinas internas (individualismo, meritocracia, acúmulo de recursos além do necessário para sobrevivência, geração de miséria propositalmente para criar uma massa desesperada por qualquer oportunidade de trabalho mesmo que isso os coloque em jornadas longas de trabalho, etc.). E o mesmo reconhece suas tentativas de aplicações em grandes escalas foram ou estão sendo derrotadas por forças externas (Comuna de Paris ou governo cubano com as questões dos embargos) ou deturpadas por grandes líderes (Stalin). Todavia, um governo comunista ainda é um governo mais solidário e igualitário que aprende com os seus erros e busca que seus membros sejam melhores uns com os outros. Eu, particularmente, penso que se a África não tivesse sido tão explorada e sua cultura tão apagada, pensadores comunistas adorariam saber que o comunismo está bem próximo do Ubuntu.

Em suma, "Comunismo" é um livro muito interessante de ser lido porque explica de forma muito prática o que ele é.

Recomendo!

Luiza.Oliveira 10/03/2023

Importante a leitura
Que livro bom! "Ah, mas isso é livro para comunistas e comunismo é coisa do mal" gente, não! Esse livro não vai defender o comunismo e passar pano para todas as revoluções, justamente o contrário, vai identificar todas as falhas de revoluções socialistas ao longo dos séculos. O maior objetivo do livro é concientizar o leitor do que se trata as ideias comunistas e ver como os erros podem ser reparados para criarmos uma sociedade melhor, que pode não se denominar comunista, mas sim ter outro sistema com base no comunitarismo. Enfim, me empolguei um pouco, mas leia esse livro se não quiser ser ignorante e estudar só por notícias fakes da internet
Luiza.Oliveira 10/03/2023minha estante
Vale ressaltar que o livro não tem uma linguagem muito dificultada, o autor conversa e explica diretamente para o leitor, o que facilita a compreensão ?

Roma 11/10/2022

Como todos os livros dessa coleção, gostei muito! Pretendo ler todos! Esse foi inclusive um dos meus favoritos, refleti sobre a mídia nos manipula para pensarmos o pior do comunismo, e assim, cogitarmos que a única alternativa existente seja o capitalismo
Roma 11/10/2022minha estante
sobre como a mídia*

Sofia 06/08/2022

Muito bom! Bem objetivo e fala sobre fatos muito interessantes. Perfeito para quem quer saber mais sobre o assunto.