A mulher

A mulher Edith Stein

Resenhas - A mulher

Anny.Poliana 30/12/2023

Esse livro lindo da Edith Stein fala sobre a mulher, considerando a sua natureza de forma integral corpo-alma-espírito aliada à sua missão transcendente de finitude-eternidade.
"A alma da mulher deve ser ampla a tudo o que é humano. Deve ser cheia de paz, porque as fracas chamas se apagam na tempestade; deve ser quente para não enregelar as pequeninas sementes; deve ser luminosa para que, nos cantos escuros, não cresçam ervas daninhas; deve ser reservada, porque as interferências externas podem pôr em perigo sua vida íntima; deve ser vazia de si para deixar amplo espaço para os outros. Deve ser, acima de tudo, dona de si e do próprio corpo para que sua personalidade esteja sempre pronta a servir em cada necessidade."
A maneira peculiar de ser da mulher destina-a há uma missão sublime: desenvolverem em si e nos outros a verdadeira humanidade.
Eis a nossa missão: sermos instrumentos dóceis na mão de Deus, executando a obra no lugar em que ele nos coloca.
Que honra!
_ Obediente a Ti Deus meu, minha alma se sentiu sempre mais livre. ?

Gabi Gonsales 05/10/2023

Meu carinho especial
Um livro muito denso, difícil mesmo, pela época, pelo assunto e pela escritora, todos fatores intensos e justificáveis. Demorei uma vida para terminar, mas a coisa mais linda de me trouxe foi a clareza quanto a minha vocação profissional: a psicologia, e de modo mais específico: as famílias e as crianças. Terminei com vontade de reler após adquirir mais experiência.
Mirla.Trogillo 01/02/2024minha estante
A leitura é incrível. Vendo seu relato consigo comprovar isso ainda mais. Você leu esse livro nesse momento que estava vivendo, nessa pessoa que estava sendo neste momento. Após um tempo, quando for reler ele, será uma outra pessoa, terá tido outras experiências e lido muitos outros livros. Portanto, com certeza conseguirá aprender muito mais a cada vez que se reencontrarem.

Gezinha 27/09/2023

Uma fonte de reflexões
É um livro precioso, de leitura agradável na maior parte do tempo. Edith tem uma cadência lógica e clara na forma de escrever. Lá pela metade se tornou um pouco maçante pelo viés "cientifico" no qual ela busca embasar, comprovar e repisar o tema. Um pouco disso se deve ao fato de ser uma compilação de textos e palestras.
De qualquer forma, vale muito a pena!!! Me fez refletir sobre as diferenças entre o homem e a mulher que como à imagem e semelhança de Deus, se complementam.
Cada um tem sua missão e vocação. Ela clareia sobre o papel da mulher no lar, no trabalho e na vida espiritual. Como conciliar, o que priorizar, porque a mulher é infeliz e incompleta sem Deus e sem Família. Como exercer a maternidade com filhos ou por meio do servir a humanidade; a importância do estudo e qual tipo de estudo é importante para a mulher... Muitos temas! Citei apenas alguns. Sta Edith, perfeita em sua obra.

Eliza.Rezende 08/09/2023

Se você acredita que a mulher nasceu predestinada a cumprir a função de ser esposa e mãe, terá uma ótima leitura. Caso contrário, a indigestão será grande.

Além disso, considero que a autora se perde muito no seu ponto de vista, havendo muitas contradições ao longo do livro.

Maria Clara 04/08/2023

Preciso de mais páginas!
Livro concluído com uma profunda vontade de ter mais páginas dele para ler?
Ao iniciá-lo não imaginei que seria assim: muita filosofia e teologia, argumentos extremamente bem amarrados, lucidez extrema e um texto perfeitamente escrito. Não é mais um livro sobre feminilidade açucarada (apesar de eu também gostar de muitos assim), mas são páginas de argumentação inteligente, estudo filosófico sobre o papel da mulher em seus diversos campos de atuação. Lar e família, mercado de trabalho, igreja e religião? um passeio por todas as esferas que compõem a vida da mulher. Apesar de algumas discordâncias teológicas observadas ao longo da leitura, é um livro fantástico demais para não ser recomendado, e essas coisas se tornam pequenas diante de um todo tão belo e profundo!

Sabrina 14/08/2022

Pedagogia da feminilidade
Livro belíssimo! Muitas explicações sobre a essência feminina e como criar mulheres segundo o coração e vontade de Deus.

É um bom livro para uma futura mãe de menina se ler, pois Stein da conselhos e direcionamentos sobre a educação feminina, como uma mulher deve ser educada para viver plenamente a sua natureza feminina.

Algo muito interessante do livro também, é a maneira como Stein aborda a questão da vocação da mulher. Que a mulher pode sim ser plena em um trabalho, desde que o faça seguindo a sua vocação feminina e não pelo dinheiro ou carreira, mas dando real sentido ao trabalho seguindo a sua natureza humana.

A vocação da mulher é tornar a humanidade imagem e semelhança de Deus, mas ela só pode exercer plenamente a sua vocação, se ela própria for imagem e semelhança de Deus.

Com certeza essa leitura aprofundou meus conhecimentos sobre a mulher e sua vocação, e brotou em meu coração uma grande admiração por Santa Benedita da Cruz e desejo de conhecer ainda mais sobre essa grande santa.

Santa Benedita da Cruz, rogai por nós!
Emanuel.Müller 29/08/2022minha estante
Que legal! Gostei da sua resenha! Despertou-me ainda mais a vontade de ler este livro.
Recomendo-te a leitura de um livreto dela, publicado pela Cultor de Livros, "A Oração da Igreja". É muito bom este livro! Ele tem 50 páginas, lê-se rápido. Vale muito a pena a sua leitura.
Ela fala da oração da Igreja, da Eucaristia, da importância do silêncio e entre outras coisas.
Uma coisa que aprendi com este livro foi que, diferente de nós qus agradecemos ao Senhor depois da operação de uma graça, o Senhor Jesus Cristo, por ter uma fé tão grande no Pai, agradecia antes da operação do milagre, pois sabia que ele iria acontecer.
Eu nunca tinha me deparado nisso, mas esta foi uma das coisas que aprendi com este livro, e assim nos deparamos o quão profundo e belo é o amor e a confiança do Filho Eterno para com o Pai Eterno.

Sabrina 29/08/2022minha estante
Obrigada pela recomendação! Já vou correr atrás desse livro pra me aprofundar em Edith Stein. A maneira como ela escreve é inexplicável!!!

Isabela Zocolaro 19/03/2022

Este livro, escrito pela filósofa, psicóloga, professora, fenomenóloga e, posteriormente, freira e santa, Edith Stein, é uma bela reflexão para a mulheres.
Edith mostra em suas palestras a luta pelo direitos iguais entre homens e mulheres, mas especialmente defendendo, a diferença essencial que há entre eles, especialmente as virtudes graciosas dadas por Deus às mulheres, valorizando a feminilidade. Para todas as mulheres do mundo moderno, vistas tantas vezes de formas tão distorcidas, este livro nos lembra da verdadeira essência da mulher, seu valor, e sua missão.

Conhecer a história dessa mulher me fez querer ler algo dela correndo, e entender porque tantos Cristãos buscam exemplo em forças femininas tão distantes dos nossos valores, quando existe alguém como Edith, uma das primeiras mulheres da Alemanha a ter doutorado em filosofia, discípula de Husserl, incrivel professora e palestrante, que desafiava os pensamentos da Alemanha de sua época, sem nunca, depois de convertida, tirar os olhos daqu'Ele que era toda sua força e inspiração.

Infelizmente Edith Stein morreu em Auschwitz, mas isso a fez nascer para o céu e ser conhecida como Santa Teresa Benedita da Cruz dando testemunho com sua vida, suas palavras e sua inteligência.

Barbara Louize 29/12/2020

Leitura edificante. Muito bom! Recomendo a todas as mulheres.