Not Here to Be Liked

Not Here to Be Liked Michelle Quach

Resenhas - Not Here to Be Liked

Clara 20/11/2023

Meu 10° motivo bem aqui
É a gota d'água que vai me matar? não! Me tirou uns 6 anos de vida? sim! Me arrependi? AMARGAMENTE
Olha só, me prometeram um romance legal entre rivais academicos e me entregaram um grande cliche, super enrolado e com o final corrido. Passei a maior parte do livro querendo que a Eliza tomasse vergonha na cara e nada; o Len é um ??????????????????; as amigas também são ????????; plot? não temos!
Depois de terminar esse livro eu me encontro em luto, favor mandar boas energiais pra ver se eu consigo sobreviver a esse desastre

marstermind 28/07/2023

Vamos galera mulheres girl power
o livro todo é pra ser uma discussão sobre feminismo, misoginia que ficou, na minha opinião, MUITO raso. é bem vibes moxie

começa quando a eliza (protagonista) perde uma eleição pra ser editor chefe do jornal da escola pro len (um cara). e vocês vão me perdoar, mas eu entendi perfeitamente porque ele ganhou!!!! ele simplesmente deu um discurso melhor do que o dela, se envolveu com as pessoas, contou uma história que emocionou quem ia votar, enquanto a eliza só falou sobre suas conquistas, completamente indiferente e sem demonstrar nenhuma conexão com o jornal durante o discurso? faz MUITO sentido ele ter ganho.
toda a discussão pareceu muito forçada, senti que ela quis arranjar uma desculpa pra não ser escolhida e sim o len, movida puramente por ego? não acredito que a escolha do cargo tenha sido uma escolha feita por machismo, e sim por simplesmente simpatizarem mais com o cara do que com ela ? pode até ser errado mesmo assim, com o argumento de que deveria ser por quem tem mais qualificações, mas?. tudo pareceu muito superficial

gostei da sugestão de encorajar mais meninas a participarem de cargos importantes na escola ? tipo o de presidente do corpo estudantil ? mas ela demandar que o len saia do cargo de editor chefe em nome do feminismo, que ele deve ser um machista se não, foi muito ?!?!??!?

a protagonista é uma pick me irritante ? e depois de pesquisar um pouco, acho que ela foi feita nessa intenção mesmo, então parabéns pra autora porque cumpriu o objetivo ? e o len como interesse romântico é simplesmente meh. ele tem seus momentos do meio pro final do livro, mas no começo a relação deles era chata.

também, esse relacionamento deles no livro foi um caos, em VÁRIOS momentos o povo da escola deles ficam repetindo que não acreditam que ela ficou com o len, que ela não era feminista por isso, e eu fiquei tipo QUE?!?!?! meus amores 2023 já, mulher pode ser feminista e também querer um amorzinho se liguem

achei o livro em si bem confuso?! eu nunca conseguia saber se eu tava lendo um flashback, se era a cena atual, as vezes do nada mudava a cena pra falar de outra coisa e ficava perdida

pelo menos teve uma boa representação asiática, o que é sempre bom de ler (AMO livros que se passam na asia, esse é meu terceiro desse ano!), a capa é uma das coisas mais lindas que já vi e, mesmo sendo superficial, foi legalzinho o ?girls supporting girls? então?

é isso, not here to be liked realmente não estava aqui pra ser gostado

bells 20/02/2023

Chato
O título fala demais sobre o livro. chato demais. a personalidade dos personagens é rasa e as atitudes não têm justificativa. todo mundo tava me irritando exceto a kim, que mal aparece na história. bem ruinzinho
Mirella189 20/02/2023minha estante
Até hoje ele ta encalhado na minha estante , acho q nunca vou ler ele kkk

tortajulia 22/01/2023

Eu comecei o livro sem saber do que se tratava, e, conforme avançava na leitura, os temas apresentados me chamavam a atenção. Todavia, creio que o desenvolvimento e os próprios assuntos poderiam ter tido um processo diferente durante a narrativa. Os temas abordados são de extrema importância, porém acredito que algumas coisas acabaram se perdendo no decorrer da história (são apenas as minhas impressões, é claro).
Confesso que gostaria que a história tivesse tomado outros rumos em alguns momentos. Foi como se uma das ideias principais do livro, de retratar a escassez de protagonismo feminino em posições de poder, às vezes ficasse limitada aos desejos da protagonista. Gostaria de ter visto uma abordagem um pouco mais profunda em relação à família dela.
Não sentia vontade continuar a leitura na maioria das vezes em que tentava, o que acabou resultando em 5 meses de enrolação por minha parte para finalizar o livro. Acredito que ter lido em forma de e-book e em inglês também foram motivos para tanta demora. O final é bem previsível, não que isso seja uma característica ruim, só um adendo mesmo. Contudo, considero a leitura um 3,5 de 5.

Lara 06/01/2023

Leitura gostosa
A narrativa é fluida demais, li rapidinho.
A pesar da Eliza ter algumas atitudes que me deixaram com raiva ela se redimiu no final

Não leiam esse livro esperando romance! Mas tem migalhas boas

julia 02/01/2023

Nada muito
Li esse livro com 0 expectativas, e acho que isso deixou a experiência muito mais agradável. vi muitas críticas negativas em relação a protagonista, mas surpreendentemente não compartilhei desse "odio" por ela.

acredito sim que o tema do feminismo tenha sido muito desaproveitado, e que dava pra relacionar ele com a imigração de maneira melhor. existe muito a discussão sobre ya com temas polêmicos servirem pra educar adolescentes, mas pessoalmente eu acho que livros assim nao devem ser lidos por pessoas que não conseguem perceber as problematicas.

obviamente o tema trazido pela protagonista é importante, porque realmente existe a falta de representação feminina em cargos, mas a realidade é que a motivação dela foi puramente egoista. ela nao queria fazer tudo aquilo, ela simplesmente queria a posição que ela sempre sonhou. acaba sendo muito chato tudo isso.

acho irônico que muitas das resenhas criticas nao percebem que estão fazendo a mesma coisa dos personagens do livro, e acabam sendo bem hipocritas.

sobre o romance, gostei muito do ritmo que ocorreu, e é bem fofinho também. o protagonista masculino so se posiciona em relação ao bullying e a misoginia sofrida pela protagonista no final, o que achei bem ruim. os personagens também não tem muita reacao ou personalidade, acaba que fica chato.

pra mim o maior ponto alto do livro foi a serena, que realmente fez algo feminista, foi atrás de leituras científicas sobre o tema, se posicionou na escola, e no fim aprendeu com seus erros. a maior evolução vista no livro.

por fim, acredito que tenha sido uma boa premissa elaborada de forma que deixa a desejar. temos que sair das garras do feminismo perfomativo

Adriana 31/12/2022

Ameiii esse livro, perfeito, Mas deveria ter mais reconhecimento, porque eu fui procura ele em outras redes sociais, porém, pouco dele era mencionado.

cecilia 11/12/2022

a história é boa, apesar de um pouco repetitiva. a temática de ensino médio faz o feminismo ser retratado de uma forma meio simplista, mas ao mesmo tempo a autora se preocupa em mostrar que é um assunto cheio de nuances e que cada personagem tem uma vivência diferente e tá sujeita a expectativas diferentes. gostei dos personagens e do enredo, o jeito que tudo foi conduzido é que foi um pouco chato pra mim. as vezes a leitura ficava meio arrastada. gostei do romance. é tudo 100% a vibe de moxie.

bequinha 28/08/2022

um clichê que soube ser sério
Quando pego um livro desse, eu já sei o que posso esperar: é um livro clichê, com uma história que tem como protagonistas adolescentes, logo não vou atrás de reflexões profundas ou algo mais pesado. E dentro dessa expectativa, pra mim a autora acertou em cheio, gostei da dinâmica do casal, gostei do desenvolvimento, não achei algo enrolado, e nem rápido demais. Porém, tem algo a mais, que também deveria ser uma expectativa já que é explicito a intenção da autora discutir sobre o feminismo. E sinceramente, nesse ponto gostei também. Ela não chega e JOGA uma ideia do que ela pensa ser o feminismo. Mas ela vai construindo, dando sugestões, demolindo algumas visões, pensando mesmo o que seria essa postura diante da sociedade declaradamente machista que vivemos. Achei uma conversa sensata e importante, e muitíssimo coerente com a realidade!

maria eduarda 12/07/2022

Nice romance
The plot is pretty simple and the main character is kind of complicated to like at first, but after a few chapters she kinda grows in you. The romance part is really nice, and i specially liked the book when it started to head somewhere. Nice reading, not blow-minding, but nice. I would recommend to a friend.

leahterature 21/06/2022

Raso e Repetitivo
not here to be liked não chega perto de ser uma das minhas leituras favoritas, demorei até bastante pra terminar.

primeiro, a protagonista é chata, propositalmente, ler do ponto de vista dela ficava insuportável às vezes, mas os outros personagens são legais até.

o livro fala sobre feminismo, mas depois de ler esse livro eu sinceramente não quero nunca mais ler a palavra feminista, a autora repetiu tantas vezes essa palavra em tão pouco espaço que parece que ela perdeu completamente o significado. tinha horas que eu revirava os olhos de tão superficial e entediante que era toda essa conversa sobre feminismo.

enfim, a leitura é boazinha, mas não é nada incrível. não sei se eu recomendaria.
Camila 06/12/2022minha estante
SIM! É tãooo superficial o jeito como a borda o machismo e o feminismo. Por Deuss!