Not Here to Be Liked

Not Here to Be Liked Michelle Quach

Resenhas - Not Here to Be Liked

cresstaris 26/11/2021

Not here to be liked
acho que é um livro sessão da tarde, gostei da representatividade asiática e da discussão sobre machismo, mas não sei se o livro me encantou como eu gostaria, algumas vezes me irritei com a eliza e o len também não foi apaixonante pra mim, achei ele meio sem graça

bru 26/09/2021

Achei divertido, a história fez várias discussões sobre feminismo, e tem bastante representatividade asiática. Mas não foi nada mind blowing, é um livro tipo sessão da tarde. Bom para passar o tempo.

Ghafa 16/10/2021

Esperava mais do romance...
Esse livro começou super bem, a autora falou sobre várias discussões interessantes sobre feminismo e sobre a vida dos imigrantes asiáticos nos EUA, mas para mim o ritmo do livro estava muito lento, e ele foi muitas vezes cansativo.
Por isso, eu resolvi parar de ler, já que não estava aproveitando tanto a leitura :(( Li os últimos caps para saber o final e poder ficar em paz.

Raissa.Fuchs 16/12/2021

Um livro interessante, mas...
Comecei esse livro achando que se tratava de um de meus clichês favoritos, o bom e velho " enemies to lovers", porém não foi bem assim. O livro acaba focando em uma série de questões, principalmente na igualdade de gênero. Isso foi ruim? Não, embora isso tenha tornado o livro um pouco pesado, em alguns pontos. Porém não era o que a sinopse vendia, com certeza. O que me fez fechar minha classificação, na verdade foram as personagens. Não consegui me identificar com nenhuma delas. Um livro legal, porém se você está lendo em busca de um clichê, ele passa longe (e, isso nem sempre e uma coisa boa)

Leticia 03/03/2022

"Then she says, "Sure," and I can tell she's decided to do it simply so that she never has to have this conversation again."
(quem nunca?)

"You know how there's often that one thing someone, usually a parent, becomes convinced is the solution to all your problems? And even though the thing is so specific and trivial that no otherwise rational person could possibly believe it’s the driving factor behind anything, they still manage, with prodigious creativity, to find ways to make everything about it?"
(nesse aqui ela tava falando da mãe dela achar que se ela se vestir melhor todos os problemas dela estarão resolvidos)

esse livro foi tão divertido e legal de se ler!!! eu costumo dar três estrelas pra romances ya, porém esse se diferenciou porque 1) foi engraçado e ~relatable ~(vê quote acima); 2) me lembrou our beloved summer. além disso, eu gostei da protagonista e o romance dela foi fofinho.

(tb me lembrou aquele filme moxie da netflix)
Larissa 04/03/2022minha estante
4 estrelas pra um ya de romance? QUEM É VOCÊ

Goldensunflower 08/05/2022

Feminismo e romance
O livro em um contexto geral trás uma mistura de um romance bobo com o feminismo. Eu tinha muitas expectativas para esse livro e apesar de trazer algumas reflexões interessantes (como, para mulher concorrer a um cargo de liderança ela deve ser 500 coisas e para o homem, ele só deve não estragar tudo) acabei me decepcionando em alguns pontos, principalmente como esse movimento foi retratado.
O fato de um garoto ser a face do patriarcado, quando, na verdade, a real face disso foi quem votou para ele ser editor chefe sem o cara fazer absolutamente nada.
Além disso, o fato de ser naturalizado o relacionamento dos pais da Elisa, tipo parecia que eles nem se amavam, uma brigava e outro baixava a orelha (???).
Eu também acabei tendo a impressão de que a Serena não apoiava muito a Elisa e a Winona por conta do feminismo, mas sim, porquê ela iria concorrer à presidência estudantil e precisava ficar bem na fita.
Achei o livro bem mediano, porém gostei da representatividade asiática.

Lara 06/01/2023

Leitura gostosa
A narrativa é fluida demais, li rapidinho.
A pesar da Eliza ter algumas atitudes que me deixaram com raiva ela se redimiu no final

Não leiam esse livro esperando romance! Mas tem migalhas boas

Kerol Ayfer 18/10/2021

Boa experiência de leitura
Meu aspecto favorito desse livro é o fato da protagonista, Eliza, ser uma personagem que não apenas possui defeitos, mas não busca justifica-los. Em momento nenhum senti que a autora estava desesperada para fazer com que o leitor gostasse da protagonista e isso foi uma excelente surpresa. Apesar de não ser um livro muito denso, a escrita de Michelle Quach é cativante e a história cumpre o que propõe, trazendo um romance adolescente fofo e uma discussão rica sobre feminismo e ideais na medida que o gênero permite.
Infelizmente, alguns pontos, como a relação de Eliza com sua família, ficaram um pouco esquecidos no final do livro. Além disso, em alguns momentos a história realmente parece perder um pouco o ritmo, mas nada gritante.

Chay :) 19/05/2022

Eu gostei, mas nem tanto..
Queria ter gostado mais. O início eu até consegui ter uma leitura mais rápida, mas ao decorrer do livro eu só queria que terminasse logo kkkk

marstermind 28/07/2023

Vamos galera mulheres girl power
o livro todo é pra ser uma discussão sobre feminismo, misoginia que ficou, na minha opinião, MUITO raso. é bem vibes moxie

começa quando a eliza (protagonista) perde uma eleição pra ser editor chefe do jornal da escola pro len (um cara). e vocês vão me perdoar, mas eu entendi perfeitamente porque ele ganhou!!!! ele simplesmente deu um discurso melhor do que o dela, se envolveu com as pessoas, contou uma história que emocionou quem ia votar, enquanto a eliza só falou sobre suas conquistas, completamente indiferente e sem demonstrar nenhuma conexão com o jornal durante o discurso? faz MUITO sentido ele ter ganho.
toda a discussão pareceu muito forçada, senti que ela quis arranjar uma desculpa pra não ser escolhida e sim o len, movida puramente por ego? não acredito que a escolha do cargo tenha sido uma escolha feita por machismo, e sim por simplesmente simpatizarem mais com o cara do que com ela ? pode até ser errado mesmo assim, com o argumento de que deveria ser por quem tem mais qualificações, mas?. tudo pareceu muito superficial

gostei da sugestão de encorajar mais meninas a participarem de cargos importantes na escola ? tipo o de presidente do corpo estudantil ? mas ela demandar que o len saia do cargo de editor chefe em nome do feminismo, que ele deve ser um machista se não, foi muito ?!?!??!?

a protagonista é uma pick me irritante ? e depois de pesquisar um pouco, acho que ela foi feita nessa intenção mesmo, então parabéns pra autora porque cumpriu o objetivo ? e o len como interesse romântico é simplesmente meh. ele tem seus momentos do meio pro final do livro, mas no começo a relação deles era chata.

também, esse relacionamento deles no livro foi um caos, em VÁRIOS momentos o povo da escola deles ficam repetindo que não acreditam que ela ficou com o len, que ela não era feminista por isso, e eu fiquei tipo QUE?!?!?! meus amores 2023 já, mulher pode ser feminista e também querer um amorzinho se liguem

achei o livro em si bem confuso?! eu nunca conseguia saber se eu tava lendo um flashback, se era a cena atual, as vezes do nada mudava a cena pra falar de outra coisa e ficava perdida

pelo menos teve uma boa representação asiática, o que é sempre bom de ler (AMO livros que se passam na asia, esse é meu terceiro desse ano!), a capa é uma das coisas mais lindas que já vi e, mesmo sendo superficial, foi legalzinho o ?girls supporting girls? então?

é isso, not here to be liked realmente não estava aqui pra ser gostado

mayu0 21/04/2022

Fraco.
A proposta do livro é boa, porém mal executada. O objetivo em si do livro é retratar sobre misoginia e o machismo que a protagonista vivencia na escola. Particularmente gostei das representatividades que tem no livro, mas aparentemente colocar isso juntamente com um assunto sério é o suficiente pra autora.
Muitas das vezes fiquei confusa no meio do livro, aparecia flashbacks e demorava pra eu entender que era um, porque não tinha aviso prévio ou então uma fonte diferente.

A protagonista teve uma ideia pra retratar o machismo na escola, e sinceramente? é completamente infantil. Senti como se tivesse garotas de 12 anos tentando fazer algo útil. Com o poder que ela tinha com jornalismo, bastava uma matéria forte e coerente pra ser postada na página principal da escola e retratar aos poucos o machismo. Mas, decidiu fazer outra coisa completamente sem noção e que foi muito fraca (até mesmo na narração, eu não achei nada muito impactante).

O romance é algo que eu também fiquei perdida, em um momento não evoluía nada e no momento que dá uma partida, vai muito longe. É confuso demais.

Eu esperava mais desse livro, e estou decepcionada. Mas, como eu disse: a proposta é boa, só não fizeram direito.

cecilia 11/12/2022

a história é boa, apesar de um pouco repetitiva. a temática de ensino médio faz o feminismo ser retratado de uma forma meio simplista, mas ao mesmo tempo a autora se preocupa em mostrar que é um assunto cheio de nuances e que cada personagem tem uma vivência diferente e tá sujeita a expectativas diferentes. gostei dos personagens e do enredo, o jeito que tudo foi conduzido é que foi um pouco chato pra mim. as vezes a leitura ficava meio arrastada. gostei do romance. é tudo 100% a vibe de moxie.

Mirella | @readingmirella 31/05/2022

muito lacry...
primeiro livro que promete ser feminista que conseguiu me convencer disso ? gostei que o romance não tomou o lugar, pois não faria sentido. acho que algumas questões poderiam ter sido melhor resolvidas, mas foi uma experiência bem legal!