Economia no Cotidiano

Economia no Cotidiano Alexandre Schwartsman

Resenhas - Economia no Cotidiano

Debs @DeboraMaryn 28/03/2024

Gosto da intenção desse livro, mas eu ainda fiquei confusa em relação aos tópicos. Talvez eu tenha que ler novamente para entender, talvez precise de exemplos melhores.

Eberson.Oliveira 01/07/2023

Intuitivo e fácil compreensão
É um livro simples e de fácil compreensão, bom para leigos no assuntos... Muito explicativo com exemplos práticos... Nada de profundo como promete desde o início...

Thata.Romano 22/04/2023

Acessível
Livro de economia com linhagem fácil e exemplos acessíveis para quem está começando a entrar nessa temática ou só tentando entender um pouco como economia funciona

Gustavo446 09/03/2023

Introdução básica à economia
A proposta do livro é demonstrar de maneira simplista, sem a tecnicidade dos jargões do econômes ou de cálculos contábeis, como funciona alguns conceitos básicos, tais como inflação, PIB, taxa cambial do dólar, orçamento do governo, exportação e importação. Por ser uma leitura rápida, recomendo a todos, principalmente àqueles que têm dificuldade em entender que sem crescimento econômico não existe desenvolvimento social e melhora da renda da população.

Miriam172 08/03/2023

Um pouco fraco, mas cumpre o que se propõe, que é explicar conceitos básicos de economia de uma forma simples de entender.

Felipe Lapa 05/03/2023

Economia no cotidiano
É livro bem básico e que apresenta conceitos importantes sobre a economia, também apresenta alguns cenários e exemplos. É um livro legal para quem está começando no assunto.

Marta__A 08/01/2023

No livro o autor apresenta conceitos básicos de economia, dando exemplos de maneira a facilitar o entendimento dos conceitos. Achei um livro bem básico, mas para se entender os conceitos básicos de economia, como PIB, por exemplo, ele atende ao que se propõe.
Um livro com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

Priscila 24/12/2022

Bem introdutório
É um livro bem introdutório sobre economia, que mostra exemplos palpáveis para entender conceitos um pouco complexo, como PIB, PND, juros, vantagem comparativa, enfim.
Foi bom para relembrar desses conceitos, mas é mais interessante para quem não tem conhecimento algum de economia.

Kardec 01/10/2022

Cumpre o que promete
Gostei do conteúdo abordado. Não foi meu primeiro livro introdutório sobre economia então muita coisa eu já sabia, porém, é um ótimo livro para iniciantes e no tamanho e linguagens certas! Um plus da leitura é que esse livro é brasileiro e um tanto atual, portanto os exemplos realmente são do nosso cotidiano.

Simone 30/03/2022

É bom, não excelente
O autor faz a introdução de temas como: inflação, juros, PIB e algumas palavras sobre orçamento público e investimentos. Não se aprofunda muito em nenhuma opção. Mas, se você está querendo começar a entender o mercado financeiro e de forma rápida, é ok!

Bia 21/01/2022

Economia no cotidiano
Esse foi o primeiro livro do ano, foi uma leitura rápida é boa. O único ponto que não gostei foi a abordagem meio apressada de alguns tópicos.

Julia.Garani 20/01/2022

Livro para iniciantes
O livro se propõe a ser porta de entrada para assuntos econômicos e o faz com êxito. Ainda que não concorde com algumas passagens do autor, o livro com certeza fará parte do meu acervo de livro-apoio para aulas.

Jaqueline.Sayumi 20/01/2022

Apesar do tema a leitura é bastante fluida. Economia sem enrolação, explicando de forma didática e direta as influências cotidianas de fatores econômicos como inflação e taxas de juros muitas vezes desconhecidas ou desconsideradas pela população em geral.

Aline 13/12/2021

Não é perfeito, mas excelente para leigos
Ótimo livro para entender conceitos básicos de economia (índice de preços, inflação, PIB, IDH, taxa de desemprego, taxa de juros, comércio entre nações). Vou precisar reler muitas vezes para fixar a forma como cada coisa é calculada, mas achei que a linguagem usada foi bem adequada para leigos como eu. Contudo, o Capítulo 3, que fala sobre as dívidas do Governo, é confuso. Faltou explicação em texto. Para entender os exemplos precisei ler o texto e voltar na primeira tabela apresentada várias vezes. Os conceitos de restrição orçamentária, superávit primário e ajuste fiscal não ficaram claros.

David.Pereira 06/10/2021

Ok
O título do livro trás uma ideia diferente da que o livro entrega.

O livro entrega informações superficiais e que não são tão cotidianas.

Acredito que se o título fosse outro a experiência teria sido melhor.