Economia no Cotidiano

Economia no Cotidiano Alexandre Schwartsman

Resenhas - Economia no Cotidiano

Pedro 16/05/2021

Básico
O livro é realmente bem introdutório e apenas explica os fenômenos da macroeconomia e as ferramentas fiscais, monetárias e cambiais utilizadas para combate-los e/ou induzi-los. Bem ortodoxo e simplista.

Marisol 05/02/2021

Economia é para todos
Alexandre Schwartsman, doutor em economia pela Universidade da Califórnia, mostra como inflação, PIB, juros, consumo, orçamento governamental, entre outros assuntos, afetam nossas vidas em “Economia no cotidiano”. Ele ainda fala rapidamente sobre a Bolsa de Valores e como não perder dinheiro no mercado. Não se trata de análise técnica, mas sobre conceitos acerca do Banco Central e um alerta sobre entender que investir na Bolsa não é jogatina.⁣

Alguns aspectos de economia são de fato complexos. É preciso reler para compreender, contudo o autor retoma o assunto no final dos capítulos para resumir e concluir. E a leitura não é nada monótona. Como a diagramação é diferente do padrão a que estamos acostumados e o tamanho da fonte é um pouco maior, então o conteúdo é bem dinâmico.⁣

É aquele manual básico que traduz parte do economês, o suficiente para a gente não mudar de canal quando o assunto é economia e não ignorar as páginas dessa editoria em um impresso.⁣

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

alex 01/11/2020

Economia no Cotidiano
Acredito que minha avaliação esteja muito contaminada pelas expectativas iniciais.

O autor é um conhecido economista, muito bem avaliado por seus pares (ao menos por parte relevante deles). Seus artigos em jornais e blogs são costumeiramente muito robustos (ao menos na minha opinião). Já foi diretor do Banco Central.

Entretanto, não me dei conta que o livro faz parte de uma coleção de publicações focada no "cotidiano", ou seja, interessada em dar uma base geral e superficial sobre certas áreas do conhecimento aos seus leitores.

Mesmo se soubesse disso, porém, arrisco dizer que não me interessaria pela obra. Achei a formatação detestável. Parece livro de criança. No mais, o conteúdo realmente é muito básico e ligeiro. Não sei se atende ao objetivo proposto.

Depois disso, é zero o interesse em conhecer o restante da coleção.