Carmilla (eBook)

Carmilla (eBook) Sheridan Le Fanu

Resenhas -

spence. 27/04/2024

A arte vampiresca
Num geral, foi um bom livro, mesmo sendo curto (por mais que eu tenha enrolado muito pra ler e arrastei a leitura por quase uma semana)

eu não sei exatamente qual versão eu li, se eu li uma versão muito pequena ou nao, ou se era uma versão muito alterada (tanto que no meu kindle mal chegava em 110 páginas), mas eu gostei, ler sobre a Carmilla e Laura foi muito legal, por mais que tenha durado pouco.

bwetlejuice 26/03/2024

Grande livro que li!!! carmilla pode me usar de presa, me seduzir até ter todo meu sangue, não tem problema algum

Edoaruda 03/03/2024

Diva
A leitura é muito tranquila, apesar de uma obra antiga. Essa edição é bem fácil e tem ilustrações lindas. Li bem rápido e fiquei com um sentimento de quero mais.

No meu imaginário e com a influência de outras obras que tinham a Carmilla, o sentimento no final era de que aquela história era de outra vampira, uma mais genérica... Mas a época não permitia tantos absurdos, acredito eu e o passar dos anos trouxeram outras visões e modificações para a personagem. A Carmilla é realmente sedutora... Mesmo na história original ela se sobressalta e vai contra as regras da época.

É palpável a semelhança com a história do Drácula. Mas essa é mais direta, sem aquela repetição desnecessária de pontos de vista diferentes da mesma história que os diários infinitos de Drácula trazem... Drácula precisa de rodeios e a Carmilla vai direto ao ponto.

Adorei a leitura, mas esperava mais.

Leitura Coletiva, março
#multiversogrupo
Edoaruda 03/03/2024minha estante
Leitura Coletiva, março
#multiversogrupo

Jullyana.Chagas 24/01/2024

Drácula é um dos meus livros preferidos, então quando soube Carmilla inspirou a história, me senti obrigada a ler. Eu gostei de Carmilla, e dá pra ver semelhanças com Drácula, mas esse segue ainda como meu fav. Recomendo a leitura pra quem gosta desse universo, é curtinha, então dá pra ler em poucos dias.

Rinaldo 09/02/2023

Carmilla
Uma clássica história vampiresca, com uma personagem clássica da literatura universal, com todos as nuances de uma história gótica.

Clau Melo 26/01/2023

Conto vampiresco que inspirou toda a literatura do gênero.
Literatura irlandesa, 1872/2021.
Carmilla é uma novela gótica de horror, amizade e sedução. O livro traz a história vampiresca que inspirou toda a literatura do gênero com a primeira vampira feminina e a primeira vilã feminina e vários outros elementos que influenciaram uma geração de escritores, como Bram Stoker.
A obra é narrada por Laura, garota jovem e ingênua que mora com o pai e duas governantas em um castelo na Estíria (Áustria).
Solitária e carente, Laura sonha em ter uma amiga íntima e esse desejo se realiza quando, por acontecimentos inesperados, a desconhecida Carmilla precisa ser acolhida pelos moradores do castelo.
A amizade que nasce entre as duas é cheia de carinhos, desconfianças e acontecimentos estranhos que levam todos a suspeitar da nova hóspede.

Well 11/12/2022

Um excelente conto de Vampiro...
Finalmente eu li a obra que serviu de inspiração para o vampiro mais famoso da literatura. Drácula de Bram Stoker.

O livro é narrado pela jovem Laura, que vive em um lugar remoto na pitoresca Estíria, com o seu pai. Certo dia os dois presenciam um acidente de carruagem próximo as suas terras e de lá sai uma elegante jovem chamada Carmilla Karnstein, que logo se hospeda na casa de Laura a pedido de sua misteriosa mãe.

No entanto, como a surgir os mistérios que cercam a maioria das histórias de vampiros e vemos também florescer uma paixão inquietante entre Laura e Carmilla, que sente uma forte atração por mulheres as escolhendo, assim, como suas vítimas.

Uma observação curiosa é que é uma vampira lésbica, que foi criada em 1872, uma revolução que trouxe um novo ponto de vista para o gênero. O autor foi audacioso naqueles tempos, quem eram outros.

Voltando para a história, ação fica somente para o final, pois boa parte do livro gira em torno do envolvimento das personagens e os mistérios que passam a acontecer ao redor da residência de Laura após a chegada de Carmilla.

O livro é um conto sobre sedução e horror, criaturas ancestrais e o despertar da maturidade, amor e repulsa.

A narrativa é bem tensa, pouco a pouco conhecemos detalhes do misterioso passado de Carmilla. Também é nítida a paixão ingênua de Laura, que vive na solidão e se apaixona prontamente pela hóspede, sem entender o porquê de tamanha atração e magnetismo.

Para os amantes de vampirismo, vale apenas conhecer a obra.

jotaefesanchez 11/10/2022

Instagram | @livrosdojotaefe
Gostei muito da leitura desta novela, que traz uma representação do vampiro clássico, que teve seu representante mais notório registrado 25 anos depois em Drácula.
Os principais elementos desse tipo de criatura estão presentes e, entre eles, a sedução das vítimas é muito forte nesta obra.
A jovem e solitária Laura se vê em contato com uma misteriosa visitante, com quem desenvolve grande ligação de afeto. Com o passar do tempo, estranhos eventos começam a despertar suspeitas por parte de todos, levando a uma investigação mais profunda.
Una leitura rápida, que vale a pena pela importância e influência que teve na cristalização do mito do vampiro na literatura.

Karen 26/07/2022

Li por conta do jogo que tem uma heroina com esse nome
Atraves do jogo eu ja tive uma noção básica de que se tratava de uma spoiler VAMPIRA rsrs

Clichêzin óbvio, leitura um pouco arrastada mas acredito que, por ser um conto gótico e por conta das ilustrações a leitura se tornou boa,claro que nenhuma mil maravilhas,mas o livro possui 100 paginas e por se tratar de um classico (na minha cabeça é um conto gótico classico)não da pra pedir muito.

tttiago 01/02/2022

MUITO ruim
Como a maioria desses "clássicos góticos", esse é enfadonho, lento, arrastado, tedioso, repetitivo, além de ser clichê e subestimar a inteligência do leitor, pois tudo é tão óbvio que chega a ser ridículo ver os personagens em dúvida e perdidos num "mistério" que simplesmente não existe de tão explícitas que as coisas estão.