A Cilada da Meritocracia

A Cilada da Meritocracia Daniel Markovits

Resenhas - A Cilada da Meritocracia

Jorlaíne 08/01/2024

A ilusão do mérito!
O autor define muito bem o conceito de meritocracia e os estragos que ela causa na sociedade.
Mas o foco de sua pesquisa não foram as pessoas miseráveis nem as pobres. Aqui ele cita, principalmente, as pessoas ricas e as de classe média que sonham em chegar à elite e que acabam ficando apenas no sonho mesmo.
Define que mesmo que a classe média aplique todo o seu recurso para a qualificação de seus descendentes, nunca chegarão ao nível dos super ricos. Pois há uma diferença gritante no número de horas aplicadas ao ensino, às atividades extracurriculares, ao lazer e até mesmo o tempo disponível dos pais com os filhos que formam pessoas qualificadas, extrovertidas e desenroladas desde a infância já com a intenção de consolidarem as suas posições no topo.
Assim, o mérito não é uma ideologia que prejudica apenas os mais pobres. E todos aqueles que não compõem à riqueza extrema devem lutar para a erradicação dessa ideologia que só segrega cada vez mais a quase totalidade do mundo.
Ah, e quase que esqueci de citar o quanto essa pesquisa é bem escrita e fundamentada. E os gráficos e citações compõem a realidade do autor como professor de direito dos EUA.
É um primor!
Emerson Meira 08/01/2024minha estante
Linda resenha! ?????
Meritocracia é falácia de playboy herdeiro que quer vender curso de "como vencer na vida" em podcast ??

SimoneSMM 08/01/2024minha estante
Falácia que a classe média, na quase totalidade, compra, Emerson!

SimoneSMM 08/01/2024minha estante
Tb achei a resenha muito boa. Bem clara e objetiva!

Renato375 08/01/2024minha estante
????

Emerson Meira 09/01/2024minha estante
Compra o inalcansável Simone. Por isso tem tanta gente frustrada desenvolvendo ansiedade, já que os objetivos seguem fora do alcance ?

Jorlaíne 09/01/2024minha estante
Emerson, eu tô escrevendo sobre meritocracia analisando a obra da Carolina. Pense numa dificuldade que é falar sobre isso. O choro fica entalado o tempo todo na garganta. Principalmente por ver que todos os dias pessoas não comem, morrem e sofrem violência por ideologias fdp.

Jorlaíne 09/01/2024minha estante
Simone, embora o autor fale pouco da massa, tenho observado a quantidade de pessoas que compram livros acreditando que "é só se esforçar". Enquanto uma classe média é conivente com essa ideologia pelo simples fato de acreditar que um dia fará parte dos super ricos. É impressionante o que a crença faz com o ser humano!

Emerson Meira 10/01/2024minha estante
Eu te entendo completamente. Meu sentimento é parecido ao ler a obra dela, coisas de muitas décadas atrás, e comparar com esse discursinhos vazios de gente que só quer lucrar com cursinhos e livros de fórmulas pra vencer na vida, enriquecer...é patético ?
Além de trazer muitos malefícios, cria-se uma sociedade cada vez mais doente em busca do "pote de ouro". Mas quem está nas classes mais baixas, não tem o básico e sabe a dificuldade que é tentar fazer qualquer coisa sem condições financeiras.
Eu por exemplo, sempre fui pobre, trabalho desde os 13 anos de idade, fui conseguir ter formação profissional só com 30 anos, pois antes tive de abrir mão dos estudos para trabalhar. Hoje, sigo na luta, fazendo atendimento online e buscando ter meu consultório um dia. Mas quando a grana é curta, tudo é muito devagar, essa é a diferença do meritocrata, e da pessoa que vive no mundo real, não nascer herdeiro e ter que penar diariamente ?

SimoneSMM 10/01/2024minha estante
Pôxa, Jorlaine... fico tão triste com isso. Pq é fácil que esse tipo de ideologia seja acatada pelos mais pobres que têm sonhos, mas não tem saídas reais. Assim como a classe média. Ao invés de aprendermos consciência de classe, somos bombardeados com essas idéias pela tv, por ex. E atualmente, ainda temos os "influencers" mostrando sempre a exceção, provando que basta dizer algum bordão ridículo e conseguir milhões de seguidores pra ficar rico. Dois lados tristes de uma mesma moeda. E os asolescentes e jovens das classes baixas sem alternativas.

Jorlaíne 10/01/2024minha estante
É exatamente essa a análise, Emerson. Como conseguimos chegar a disputar uma vaga com uma pessoas que estuda numa escola trilíngue com a mensalidade de 20mil reais? É impensável. Na real vamos tentando estudar enquanto garantimos que não falte comida.
E fico feliz que você está construindo sua carreira, e seu escritório logo chegará?

Jorlaíne 10/01/2024minha estante
E o pior, Simone, é que tem muitos jovens que não querem mais estudar iludidos com a carreira de influencer.
As pessoas estão cegas com a falsa felicidade das redes sócias. É muito preocupante ?

Emerson Meira 10/01/2024minha estante
Agradeço o carinho! ? Assim espero! ??
Mas é bem isso mesmo, a concorrência é muito injusta. Pra você ter uma idéia, muita gente que estava se formando comigo, antes de terminar já estava com consultório montado, mobiliado, tudo pronto ? Tipo oi? Como vou concorrer com isso? ?
O que você e a Simone disseram é muito verdade. Galerinha depois dos anos 2000 não tem essa perspectiva de estudar e trabalhar que tivemos na nossa época. Hoje em dia olham o quanto ganha um influencer pra dizer bobagem e vender produtos...é muito mais fácil, ganha-se mais, não precisa estudar, baixo esforço, vira atrativo. No fim das contas, é só o dinheiro mesmo que move tudo isso, e seguem sufocando os sonhos ?

SimoneSMM 10/01/2024minha estante
Sufocar os sonhos é triste...

Fabio 11/01/2024minha estante
Adorei a resenha, Jorlaine!

Jorlaíne 11/01/2024minha estante
Obrigada ?

Renata.Orlando 19/02/2024

Interessante leitura
Esse livro mostra um recorte interessante da sociedade norte americana, da estrutura meritocrática em que se baseia a educação de elite e na importância dessa estrutura na perpetuação da desigualdade.
Eu gostaria de ler uma obra semelhante escrita por um autor brasileiro pra retratar nossa sociedade mas gostei bastante.
Fabio909 19/02/2024minha estante
Ia dar o que falar, ainda mais para quem acredita na meritocracia aqui no país.

Danilo.Brizida 20/01/2023

Um livro que traz uma excelente reflexão sobre o sistema de mérito que hoje prevalece na sociedade. Apesar de ser embasado em uma análise profunda da sociedade norte americana, as reflexões certamente são aplicáveis em muitas sociedades do mundo.

Meritrocacia e desiguladade social guardam em si uma relação profunda, um sistema que surgiu como uma crítica a aristrocacia, onde os privilégios eram transferidos por castas e que os desprovidos de castas certamente estariam fadados a uma vida muito menos abastada, cada vez mais vem se mostrando uma versão 2.0 da aristrocacia, mas que diferentemente de seu predecessor, tem sido também uma cilada para os mais ricos, que hoje em dia para manter seu status social a sua casta precisam trabalhar, estudar, por longas e insanas jornadas.

Lucy 27/11/2023

O livro tb é uma cilada
Tem que ler com cuidado!
Pois é, ele tem razão em muitas partes, os dados conferem, mas a consideração e o resultado final...
Parece que há uma tendencia desde o início, que finge n querer estar ali, pq é consciente das outras coisas e as relata com clareza, mas... só quer falar do que quer falar.
No final dá uma guinada e a gente se anima e pensa que a solução que se propõe será aquela que esperamos e ali ele vai e dá a brochada das brochadas.
Se vc está acostumado com as falas de cunho fascista, ou de pessoas que vivem sem saber dosmecanismos fascistas, n vai perceber que ali se estabelece um pouco desses mecanismo.
Mas é bem isso.
Ele só que fazer a manjtenção do capitalismo. Fica com vergonha de uma proposta ousada e robusta pq ele n pode provar o que aconteceria se fosse diferente de tudo o que já aconteceu e fica valorozando um passado que era muito ruim, e ele deixa claro que sabe, mas insiste que "era melhor que hoje".
Nojo é o resultado final.
"Eles trabalham enquanto a gente dorme" é o que ele diz, ainda tem a pachorra de completar: vocês se tornam ociosos e "vagabundos" pq eles oportunizaram isso, não que eu concorde, vcs precisam descansar sim, seus pobres e classe média que perdeu o lugar.
E por aí vai e ainda faz umas revelações assustadoras para quem n tinha noção sobre por ex a amazon, e suas pulseiras rastreadoras de banheiro.
N fiquem encantados com o livro e seus argumentos. Cuidado.
Ele esta certo que a educacao é grande promotora da mudanca, mas tb é ela que entrava a mudanca quando esta na mao da elite e por isso... bem, imagina um mundo em que a graduacao e outras instituicoes n fosse excludentes e qualquer pessoa pudesse acessar? Pois é.

Soipaz 26/01/2024

Muito informativo
Daniel de uma forma muito didática e repleta de dados para comprovar, mostra como a meritrocacia se tornou uma verdadeira cilada, como diz o título.

Andrea.Carla 12/03/2024

Muito repetitivo. Na metade final, algumas concepções históricas dão mais peso a argumentação. Mas o desenrolar do livro é cansativo pela repetição das mesmas ideias.