O livro dos amigos perdidos

O livro dos amigos perdidos Lisa Wingate

Resenhas - O Livros dos Amigos Perdidos

Carolina 30/03/2024

Leitura arrastada, mas ainda bem que finalizei
O livro conta duas historias entrelaçadas, passado e presente. No passado, uma menina negra, escrava, enfrentando problemas da epoca e se mostrando sempre uma pessoa incrivel (e que menina forte !). E no presente, a historia de uma professora que tem seus segredos e chega em uma cidade para dar aula em uma escola em que o ensino não é levado a sério, uma cidade em que existe uma grande diferença social. Essa professora então lança um projeto com os alunos e começam a vasculhar as histórias que rodeiam a cidade e seus antepassados. Gente, eu demorei muuuito pra pegar o ritmo da leitura, mas ainda bem que não desisti. Já havia lido outro livro da autora e que foi o mesmo ritmo, então não desisti por isso. Final impecavel, historias tristes, reais, e muitos ensinamentos sobre o ser humano.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

O livro dos amigos perdidos é uma história emocionante sobre mulheres à frente do seu tempo, as consequências sangrentas da escravidão que afetam vidas até os dias de hoje e como as lições do passado jamais devem ser esquecidas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/

Aline Rodrigues 15/01/2022

História interessante e importante
A leitura foi muito difícil em alguns momentos, por falar de violência e abusos sofridos, principalmente, pelos negros durante e no final da escravidão. No entanto, foi de extrema importância pra mim saber da existência real dos "Amigos perdidos", e ver que a história segue sendo contada, que aquelas pessoas não foram totalmente esquecidas pelo tempo.

O final achei um pouco "jogado", durante todo o livro ela dá muitos detalhes de tudo, envolve o leitor, e ao final, quando queremos saber exatamente como se deu a cena, não descreve, fiquei triste com isso. Mas valeu sim a leitura, abriu meus olhos para muitas questões que nunca tinha parado pra pensar. Recomendo demais!

Ana Lara 05/01/2022

Triste e emocionante
O LIVRO DOS AMIGOS PERDIDOS
Autora: Lisa Wingate
Editora: Globo Livros
4,5?

Duas histórias paralelas contadas ao mesmo tempo com os capítulos se alternando entre o fim do século XXI e o fim do século XX com quatro jovens mulheres.
Hannie, uma escrava recém liberta; Lavinia, a sinhazinha mimada e Juneau Jane, meia-irmã irmã mestiça de Lavinia, vão atrás de seus direitos de terra enfrentando abusos, homens cruéis, fome e encontrando umas nas outras coragem e força.
Benny em 1987 é uma professora em Augusta, Luisiana em uma escola pequena com alunos desacreditados de si próprios e pela sociedade.
Cem anos as separam mas um trabalho escolar proposto por Benny colocará todas na mesma rota e contará uma história muito interessante.

? Que livro interessante!

? Personagens femininas corajosas tanto como protagonistas quanto como coadjuvantes.

? Uma história em algumas partes triste mas principalmente de bravura e perseverança e sobre mulheres que acolhem umas às outras.

? As protagonistas são daquelas que apoiam a coleguinha que está ao seu lado sendo ela amiga próxima ou forasteira.

? Juneau Jane é a melhor personagem e todas as mulheres tem muito o que aprender com ela.

? Me senti desolada, frustada, revoltada mas principalmente tocada pela história das 4 mulheres.

? Emocionante, foi uma leitura extremamente prazerosa.

Loh 18/12/2021

Eu gostei,mas achei o meio um pouco chato e o final jogado pq no final a autora só foi jogando os fatos e vc q lute. Não sei qual era a proposta da autora,Não criou nada e não explicou nada,é mais uma vida "cotidiana", A escrita enrola demais,descreve TUDO sobre todos e todas as coisas achei um pouco parado e confesso que me senti um pouco cansada lendo,
Não foi a minha pior leitura eu até gostei da experiência e eu indico a todos que gostem de livro sobre o cotidiano.