Luto é outra palavra para falar de amor

Luto é outra palavra para falar de amor Rodrigo Luz

Resenhas - Luto é outra palavra para falar de amor

Cíntia 31/10/2023

Acolhedor
Como deve ser o processo do luto é explicado de uma forma acolhedora e empática. Me senti acolhida..

Larissa 21/04/2023

Sobre entender e sentir o luto com tudo o que ele é
Foi um dos meus livros favoritos e inclusive usei ele pra elaboração do meu tcc em psicologia! foi perfeito e encaixou de fato com tudo o que eu sinto, acolho e repasso. perfeito!

Amanda.Helen 31/03/2023

Livro lindo, com uma leitura delicada e intimista.
O tipo de livro que todos deveriam ler, sem mais.

Gabms 25/01/2023

"Um cobertor para o luto"
Em "Luto é outra palavra para falar de amor", Rodrigo Luz traz uma nova perspectiva sobre o trabalho com enlutados.

Durante muito tempo, falou-se em "fases do luto". Hoje isso não faz mais sentido. As "fases do luto" atribuídas à Elisabeth Kubler-Ross não dizem respeito ao processo de luto, mas ao processo de morrer. No luto não adotamos essa ideia de "fases", justamente por ser um processo muito subjetivo. Rodrigo trabalha isso muito bem em seu livro.

Esse livro te oferece suas perspectivas:
1. como é (e como deve ser) o trabalho com enlutados;
2. e como viver o luto de uma forma mais saudável e subjetiva.

As cinco honras que Rodrigo traz são justamente para ajudar um enlutado a viver o seu luto da melhor forma possível (ou seja, da forma que fizer sentido para ele próprio).

Gosto muito de estudar sobre essa temática, e acho que esse livro tem muitas contribuições sobre o assunto. Não é um livro técnico, o que eu considero como um ponto positivo, pois ele fala sobre o luto de forma acessível. Se você procura um livro sobre teorias do luto, saiba que esse livro não vai te oferecer isso. Rodrigo apresenta sim algumas das principais teoria pelas quais entendemos o processo de luto, mas ele não se aprofunda em nenhuma (e ele também não se propõe a fazer isso).

Só pra finalizar: gostei muito, e indico essa leitura para qualquer pessoa que esteja vivendo um luto. Espero que você encontre conforto nas palavras do autor, e que consiga ressignificar essa dor que você sente, que é o amor que se recusa a morrer ?

Evelyn 22/01/2023

renovador, ensino ao amor e segurança.
Se você deseja ler esse livro começo lhe alertando que será uma leitura que lhe abrirá os olhos. Te fará ver a vida com os olhos do amor e de tudo que o amor pode te ofertar. Para tanto, enquanto estudante de psicologia, afirmo que esse é um livro que rompeu as barreiras de tudo que aprendemos na faculdade sobre luto.
Aprendemos aqui que nada melhor que ofertar ao enlutado um espaço seguro em que ele pode (e deve) vivenciar o seu luto à sua maneira. Arrisco dizer que esse livro ensina muito sobre como deveria ser toda nossa prática profissional e não apenas no serviço aos enlutados.
Ademais, finalizo com a certeza que esse livro me tocou profundamente e me ensinou coisas que vão além dos caracteres, coisas que (re)aprendi sobre o luto e sobre o amor.
É uma leitura que mexe com você e com certezas que um dia você já teve. Mas acima de tudo, é uma leitura incrível, intensa e renovadora.

Paulinha 06/01/2023

Luto na sociedade moderna
Um guia de orientação para pessoas enlutadas e para pessoas que estão acompanhando ou conhecem pessoas enlutadas.

Foi uma leitura que não me cativou, mas acredito que eu que não estou no momento desse livro. Acho a temática super relevante.

Então estarei indicando sim para quem estiver passando por isso no momento; e farei uma releitura em um futuro mais proveitoso

Eliane 04/01/2023

Luto e amor
Gosto do assunto e achei o livro de fácil acesso e linguagem simples, o que possibilita um melhor entendimento. Do ponto de vista profissional achei pouco técnico. Senti muito um cunho de auto-ajuda. Mas no geral o conteúdo é acessível e tenho certeza que pode ajudar muitas pessoas enlutadas.

Marcos 16/12/2022

Um cobertor para o luto
Falar sobre a morte é difícil na nossa sociedade. Sempre foi um tema interessante para mim, mas que dificilmente encontro outras pessoas que não sentem aversão ao tema.
O autor vem na contramão e trás a importância de se falar sobre o luto e a morte. Os sentimentos e o momento não devem sdr superados no sentido de algo que acaba pois isso significaria matar o amor que sentia pela pessoa que se foi. Luto significa amor, é essa a ênfase do autor.
Por mais que o autor veja seu livro como um cobertor para tempos difíceis, eu creio que vai além disso. É uma vacina que vai te auxiliar a não entrar no triângulo da vítima. Ou seja, vai te dar dicas para não ser aquela pessoa insensível perante o luto dos outros e que fala pelos cotovelos nos velórios frases como "pelo menos ele não está sofrendo mais" ou "ele está em um lugar melhor". Sempre tive aversão a essas afirmações que não confortam ou amenizam a dor do enlutado, mas que são frases prontas para se dizer quando não se sabe o que falar. Justamente porque ninguém sabe como reagir perante a morte ou o que fazer perante a dor do enlutado. Então soltam frases que deveriam ser classificadas no mesmo patamar das de parachoque de caminhão. Não servem para nada e ficam melhores quando ocultadas pela lama.

Tamires225 22/10/2022

Você espera e você está certo
Como estou em luto, o livro me ajudou bastante a passar pelos primeiros dias. Como uma pessoa insegura, me perguntei se eu estava sofrendo demais ou de menos. É o meu melhor amigo, a pessoa que eu mais confio, eu tenho que fazer isso de forma certa, foi o que eu pensei. O livro me respondeu que não há forma certa, e está tudo bem. E essa era a resposta que eu precisava.

caroline 16/09/2022

essa gracinha foi extremamente necessária pro meu processo de luto, aprendi muito, anotei muito e cresci muito. obrigada rodrigo luiz por esse abraço! recomendo muito

Andre Luis 06/07/2022

Um bom livro sobre o luto
O livro traz as muitas faces e os diversos sentimentos que constituem o luto. Além disso, o autor, com muita compaixão e respeito, relata algumas das muitas histórias vividas por ele no contato com famílias e indivíduos que enfrentaram a perda. De forma empática e acolhedora, ele detalha cinco maneiras de honrar àqueles que se foram, oferecendo aos enlutados infinitas possibilidades de acolher a dor e mostrando que ela é uma das faces do amor.

Apesar da leitura ter sido um pouco cansativa, gostei do livro e recomento a leitura. Indico também a leitura do livro "A morte é um dia que vale a pena viver". Na minha opinião eles se complementam.

Sté 06/06/2022

Incrível e sensível
Li Luto é Outra Palavra Para Falar de Amor em um grupo do livro com psicólogos e enlutados... O que tornou tudo mais incrível! Me identifiquei, me ajudou e me emocionei em várias partes. Super recomendo! :)

Gabs 01/06/2022

Lindo
Esse é um dos melhores livros sobre luto que eu já li (e já foram muitos). Destaque especial para o capítulo voltado aos terapeutas.