O carro do êxito

O carro do êxito Oswaldo de Camargo

Resenhas - O carro do êxito

Biblioteca Álvaro Guerra 26/06/2023

Oswaldo de Camargo é um dos mais representativos intelectuais negros contemporâneos. Sua escrita intimista, permeada pela dor, angústia, humilhação e marginalização originários do histórico escravocrata da sociedade brasileira, coloca o negro brasileiro em evidência e lhe permite ser ouvido pela elite cultural brasileira. O título da obra, O carro do êxito, faz uma referência direta ao livro de Mário de Andrade, O carro da miséria, contrapondo-o. Em sua obra, Camargo, reúne contos que foram escritos durante a ditadura. Em alguns, os fatos narrados se misturam com as experiências do autor. O cenário que aparece nas narrativas é a cidade de São Paulo e é nesta metrópole que Camargo descreve as várias desigualdades sociais que assolam, especialmente, a população afrodescendente brasileira.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559213382

juliana2912 26/09/2022

Carro do Êxito ? Um movimento negro brasileiro
Um livro de contos sobre vidas negras alcançando o sucesso, "personagens condenadas a viver e a tentar descobrir de que espécie de elementos elas são feitas e se serão capazes de vencer na vida ? a vida negra, no "mundo dos brancos, que também é o seu, apesar de tudo".

Eu gostei do livro e foi interessante a leitura porque é raro você encontrar obras, de todos os tipos, onde as pessoas negras não estão apenas na luta, mas também triunfando. Gostaria que mais pessoas passassem as mãos por este livro, assim disseminando não só a cultura negra, mas a do Brasil, e acredito que seja importantíssimo que as pessoas voltem a se aproximar e valorizar a literatura nacional.

Anderson 21/12/2021

[RESENHA] O CARRO DO ÊXITO, DE OSWALDO DE CAMARGO
Já na belíssima capa do livro, assinada por Alceu Chiesorin Nunes, temos uma carta de apresentação de outro grande autor, Jeferson Tenório: “um exuberante registro ficcional de vidas negras”. E é isso. Exuberante pela riqueza estilística com que são construídas as histórias, numa linguagem elaborada, porém, sem as vestes de um eruditismo desnecessário; exuberante pelos enredos que nos levam por tempos e espaços diversos, e que, em comum, têm o cenário psicológico das vidas negras, um ponto de vista que não é só um direito, mas uma necessidade, numa sociedade racista, como é aquela de um certo país que sempre se orgulhou de sua “democracia racial”.

É assim que vemos serem contados vários episódios que, embora ficcionais, são reprises de muitas situações vividas ou sabidas nesta república ainda hoje colonial. Em Civilização, por exemplo, o autor traz à tona a questão da pressão social para o branqueamento. O diferencial é que esse tema é abordado pela parte a quem é imposta a pressão. Nas narrativas “brancas”, o que em geral se vê, em especial em obras mais antigas, é o estabelecimento de um padrão estético e um julgamento de valor estabelecido entre o que é belo, neste caso, branco, e o que não é. O conto debate de maneira elegante e vigorosa a situação de tensão causada à identidade negra, imposta pela cultura estética branca. Numa genial alusão, Camargo evoca o poeta Cruz e Sousa, para dizer que essa identidade negra fica “emparedada”.

Continue lendo em...

site: https://www.literaturablog.com/resenha-o-carro-do-exito-de-oswaldo-de-camargo/