Deixe o Sol Entrar

Deixe o Sol Entrar Bruna Fontes

Resenhas - Deixe o sol entrar

Agatha - @emmeufoco 03/09/2021

Aquele gosto de quero mais
Começar pelo fato de que se é livro da Bruna Fontes a probabilidade de você gostar é de 80% e se você for fã é de 99%.

"Deixe o sol entrar" se passa em Costa Malva, mais especificamente no condado de La Anas e conta a história de James, um jovem de dezessete anos, bem na dele e que vive do lado pobre do condado. Ele sabe o que falam dele por aí, sabe que o pessoal não curte muito ele e talvez por isso ele sempre tenha olhado Betty de longe e se contentado com isso. Seu sonho é se formar e sair dali, ir para uma facul longe e começar sua vida sem o peso de seu passado e sem a culpa por sua mãe.

Mas tudo isso muda quando num dia ele e Betty acabam juntos e conversam e é impossível negar a química e a vontade entre eles, mas também não dá para negar o fato de que Betty é a garota que todos querem, a garota rica e bem resolvida e que tem um relacionamento complicado com Marlon, o filho do cara que manda em quase tudo em La Anas, se envolverem não é a melhor das ideias porque é quase uma ideia com prazo de validade.

Mas nem isso nos impede certo? Saber que algo pode (e provavelmente vai) acabar não muda em nada nossa vontade de tentar e provar que as coisas podem ser diferentes.

Mas há uma terceira variante nisso, Agosto, a jovem brasileira intercambista que se vê no meio desses dois sem nem saber como, afinal ela está sozinha e na real não sabe muito bem o que tá fazendo da vida.

De um jeito muito poético vemos aqueles clichês de filmes antigos da década de 90 (bom, pra mim são da década de 90 porque foi quando eu os vi hahahahahahah) bem estilo prota rico e prota pobre lutando contra os ideias de todos para ficarem juntos mas cheios de inseguranças.

E essa é toda a questão, porque a vida real é diferente de um filme onde tudo é facilmente superado, onde o amor fala mais alto e não tem tanta besteira envolvendo as classes sociais e mais uma vez a Bruna consegue fazer uma trama soar poética e densa na medida certa.

E o crossover!!!!! Quem conhece a Bruna sabe que ela fez o Brunaverso e galerinha, o berro que eu dei quando vi certo alguém aqui... Só digo uma coisa, vale a pena, nem tanto pela trama porque se você tá esperando romance não é bem isso que tu encontrará aqui, mas pela mensagem e trajetória.

Todo mundo que teve um amor que tinha tudo para dar certo mas todos os motivos para dar errado vai se sentir reconfortado lendo esse livro.

fvstjames 05/01/2024

?Deixe o Sol Entrar?
Prometo ser breve. Não pretendo estender uma crítica muito profunda, porque de profunda essa leitura não teve NADA.

Esse foi o primeiro livro que eu li em 2024 e achei que seria muito bom, afinal se trata de um triângulo amoroso muito conhecido, que divide opiniões. E, como swiftie, esperava que fosse a leitura mais babilônica do ano.

Pena, né moreh?! A escrita é rasa, os personagens são chatos, e tudo foi muito entediante. Para um livro de cento e poucas páginas, EU NUNCA VI um livro tão cansativo e demorado. Confesso, terminei em um dia, mas pareceu mais um ano.

Uma pena.

Sofia.Veloso 04/01/2022

Um bom ya?
Apesar de não conhecer a fundo o álbum musical que inspirou o universo do livro - o Folklore, lançamento de 2020, de Taylor Swift -,senti que as referências musicais foram o ponto alto da obra.
Em geral, o livro é um bom ya, mas que não surpreende nem no enredo, nem no desenvolvimento das personagens.

amndsrz 05/09/2023

August slipped away into a moment in time...
Os três irremediavelmente unidos pelas linhas douradas do destino, que os fizeram encontrar, tenha sido antes, durante ou ao final do verão de 89, as portas para suas próprias Eras de Aquário.

que história incrível, amei tanto a betty e o james, a querida agosto quero guardá-la num potinho de tanto que me compadeci com a história dela.
a história gira em torno do triângulo amoroso do folklore da Taylor Swift, mas Bruna deu outro significado para cada um dos personagens e eu me apaixonei por todos eles. se tiver algum livro por aí sobre a agosto eu ficarei feliz em acompanhar.

liaramoss 20/10/2023

Me achei meio james
Assim.... achei queridos. não é uma grande história, é só realmente uma ideia de o que pode ter acontecido entre betty, james e august. algo que todo fã de folklore já fanficou sobre.

embora recheado de músicas e referências da loirinha, o que mais me pegou foi a parte de "everybody wants to rule de world." achei que tinha muito a ver com os personagens, os três querendo conquistar algo sem saber exatamente o quê, se metendo em lugares pra se descobrirem sozinhos. achei essa parte bem legal.

mas de resto, fiquei meio confusa em algumas trocas de cenas, ou em cenas muito corridas como a de agosto pós-james. acho que teve pouco sentimento mostrado, não sei, algo não me agradou na forma com que os personagens foram feitos.

Bella 12/04/2024

Bacana
Demorei muito para ler esse conto tão pequeno, gostei mas achei cansativo. A autora soube muito bem explorar o triângulo amoroso de folklore, só que a narrativa é enrolada. Talvez eu estivesse no momento errado de leitura.

Mel @_escrevieagora 16/09/2023

Deixe a história te cativar.
Existe James, onde se tem Betty e Agosto que completa a mesma linha.
Existe uma autora chamada Bruna, que não importa o livro, a história ou os personagens, ela consegue te envolver com sua escrita intensa e universo cativante.
Me pergunto se aquela garota de 15 anos que pegou um livro no wattpad pela indicação de uma amiga, imaginaria que aos 24 essa mesma autora se tornaria a sua autora favorita.
"Deixe o sol entrar" tem trilha sonora dos anos 80, gosto de primeiro amor e ondas de descobertas. É lindo ver um livro crescer em palavras, falar sobre a adolescência com tanta verdade e ainda nos cativar em um "triângulo" amoroso que desperta tantas sensações genuínas. Me permiti viajar novamente para Costa Malva, desbravando uma nova cidade, em um antigo novo ano e me apaixonando pelos personagens do brunaverso mais uma vez.
Ler uma história nova da Bruna é carinho na alma, é se encontrar em palavras sussurradas e acima de tudo é sempre Deixar o sol entrar!

Deborah.Paula 15/04/2024

"Quando você é jovem, eles deduzem que você não sabe nada."
Todo mundo que é fã da Taylor Swift deveria ler esse livro. Primeiramente queria parabenizar a autora por ter escrito esse livro de uma forma tão emocionante e cativante, sei que não deve ter sido fácil, principalmente sendo baseado no triangulo amoroso que a própria Taylor criou. A forma como a autora deu vida aos personagens foi simplesmente sensacional, vemos o lado da história dos três personagens: James, Betty e Agosto. Todos eles são personagens cheios de camadas, que a cada capítulo nos aprofundamos mais e mais, conseguimos ver e entender a motivação de cada um deles.

Deixe o Sol Entrar foi uma grata surpresa para esse 2024, me conectou mais ainda com as músicas da Taylor e me fez apreciar mais uma obra prima da literatura nacional, e deixo aqui mais uma vez que todo fã da Taylor deveria ler esse livro. Não é qualquer autor que consegue escrever personagens complexos sem se perder na narrativa, mas a Bruna conseguiu fazer isso com maestria.

obs: Amei as referências a Taylor, as músicas, principalmente porque Folklore é o meu álbum preferido.

Bea 14/02/2022

Um livro para ser devorado
Fazia um tempo que eu não me jogava numa leitura desse jeito, terminei a história em 2 dias. Adorei poder ver as perspectivas dos três personagens principais e o final meio em aberto, mesmo que tenha ficado com um gostinho de "quero mais".

Andressa Silva 27/02/2022

Bruna fontes entregando tudo mais uma vez!!!!!
Acompanho o trabalho da Bruna a muito tempo e consumo absolutamente tudo que ela publica, leria até as listas de compra dessa mulher! Então quando vi a campanha da série comprei na pré-venda mesmo porque sabia que ia ser bom e não me decepcionei. A história é inspirada no triângulo amoroso do álbum folklore da taylor swift e juntando taylor com Bruna não tinha como não dar um livro delicioso. Li o livro inteiro em um dia só porque é fino e perfeito para ler em um dia de verão. Tem tudo que a gente ama tem o desenvolvimento e amadurecimento dos personagens, tem as complexidade do processo de viver, crescer e amar que faz você se identificar de uma forma profunda. Leitura gostosa e rápida que eu recomendo fortemente fica aqui minhas 5 estrelas.

brenda 12/09/2023

Os três deixando o sol entrar.
QUE LINDO!!!!!! eu sou OBCECADA pelo triângulo amoroso de folklore (e olha que odeio triângulo amoroso) e esse livro mostrou ele de umã forma tão linda real e pura!!! nem sempre é sobre traição! nem sempre tem alguém certo e alguém errado na história!!!
?Os três queriam a mesma coisa: um lugar para chamar de seu, para encontrar uma maneira de ser quem eles eram de um jeito que seu amor jamais seria sacrificado.?
Amei cada pedacinho do livro e cada um dos protagonistas, queria MUITO que tivesse um livro maior e que se aprofunda-se mais na história, pagaria MILHÕES pelo livro físico!!

Gi 04/10/2023

August slipped away into a moment in time...
Inspirado no triângulo amoroso do álbum Folklore, de Taylor Swift, ?Deixe o Sol Entrar? conta a história de Betty, James e Agosto (que estão presentes nas músicas Cardigan, Betty e August) e sobre como a vida dos três se cruzaram no verão de 1989.

Apesar de ser um livro inspirado no álbum e em personagens que já existiam, a Bruna conseguiu dar profundidade e significados para cada um deles, um toque especial, e assim conseguimos entender a história como um todo, e os motivos de cada personagem.

Quem é fã da Taylor vai amar, e quem não for, não tem problema porque ainda sim é uma ótima história.

Nani 17/11/2021

achei meio enrolado em certas partes mas adorei a forma como distribuiu os tres pontos de vista e a agosto nao ficou apenas como realmente uma outra na historia

Thaynara 22/09/2023

Enfim, a era de aquário
Esse livro mudou completamente a minha perspectiva de tudo. Do James, da Betty, da Agosto, do relacionamento deles? Tudo mudou.
É um livro profundo, interessante e bem rápido de ler. Eu gostei.
Fora os mimos da Taylor nas entrelinhas.