Malcolm X fala

Malcolm X fala Malcolm X

Resenhas - Malcolm X fala

Alana.Kamily 30/01/2023

"Lembre-se disto: ninguém põe palavras na minha boca"
Que livro incrível! não sei nem por onde começar. O Malcom me fez entender melhor a sua luta, me fez ter novas perspectivas sobre a violência e não violência, e eu como comunista fui muito contemplada pelas suas ideias e discursos. A luta do Malcom é sobretudo uma luta contra o sistema, sistema esse que reproduz e perpetua o racismo em nossa sociedade diariamente. Mesmo o Malcom nunca ter se intitulado comunista, é importante dizer que a nossa luta é contra o mesmo sistema que Malcom criticava, enquanto pessoas pretas, lgbtqiap+, mulheres e trabalhadores, continuarem morrendo e sendo oprimidos pelo sistema, nós comunistas estaremos lá, dividindo a trincheira com os nossos!

Nazrat 21/04/2024

Todos os meios necessários
A força do discurso de Malcom X é inquestionável. E ler este livro, que apresenta suas manifestações ao final de sua vida, mostra como ele evoluiu e se tornou uma potência na luta contra o racismo nos EUA. É possível ver suas pautas, com crítica aos "Pai Tomás", sobre o nacionalismo negro (o qual abandonou), sobre utilizar os recursos necessários, a hipocrisia da dita democracia estadunidense e sua alegada liberdade... E como houve tentativa de manipular a mídia e a política para neutralizar sua influência.

OCautum 11/02/2023

"Agora, penso com minha própria mente, senhor."
Malcolm X foi e ainda é, inquestionavelmente, um dos maiores líderes do movimento negro da história, engajado em fomentar a consciência racial nos afro-americanos. Seus pensamentos, embora - por motivos óbvios - sejam articulados em no contexto estadunidense, levantam reflexões universais e importantes sobre a necessidade de se internacionalizar a luta contra o racismo, ancestralidade e a ineficiência da não violência. Seus discursos são tão poderosos que é possível imaginar as intervenções e aplausos da platéia durante a leitura!
Todos deveriam ler pelo menos parte desse compilado de discursos, cartas e entrevista.

maju 13/05/2022

"Eu sou o homem que você pensa que é."
Facilmente uma das melhores leituras do ano. Malcolm tem a habilidade de se expressar com tamanha maestria que, além de facilitar seu discurso fazendo com que o mesmo alcance todos independente do seu grau de conhecimento, ele ainda tem o poder de acender a chama do ódio e indignação com a sociedade através de suas falas.
Seus discursos são atemporais e apesar de tratarem assuntos da década de 60, é impressionante o quanto a maioria consegue ser aplicado atualmente. Uma leitura obrigatória pra todos que desejam melhorar a consciência de classe e raça.
Os discursos de Malcolm mudaram minha visão de mundo de um jeito absurdo.

Antero Silveira 13/10/2021

Malcolm X, sempre atual e necessário. Esse conjunto de discursos e entrevistas ajuda a entender suas ideias e evoluções.

renat.of.ábriga 24/06/2023

Malcolm Grande!
Livro reúne principais discursos de Malcolm X entre os anos de 1963 e 1965. Além de demonstrar a gigantesca capacidade comunicativa e retórica de Malcolm, com linhas de raciocínio sempre muito claras e objetivas, mesmo nas falas improvisadas, os discursos reunidos aqui também retratam a evolução do seu pensamento crítico sobre as formas de combate ao segregacionismo e à violência sofrida pelo povo negro norte-americano, que foram sempre sua maior preocupação, reconhecendo seus limites e absorvendo muito do que viu em suas viagens a África, principalmente no que se refere às conquistas que as revoluções anticoloniais e socialistas proporcionaram em vários países africanos, asiáticos e latino-americanos nos anos 60. Dotado de uma grande capacidade observacional sobre a política e os mecanismos imperialistas de dominação, Malcolm deixa em seus discursos, que devem ser ouvidos tbm, um legado de luta contra a opressão. Edição da Ubu Editora, com tradução de Marilene Felinto, dez de dez.

Vini 03/09/2023

A obra é uma junção dos últimos discursos de Malcolm X, desde sua saída dos Mulçumanos Negros até sua morte, além de conter acontecimentos da sua vida entre seus discursos. É muito bom ver as mudanças nos ideais de Malcolm tendo a "explicação" do que levou o mesmo a chegar nesses pensamentos.

JAQUELINE.ARGOLO 17/01/2024

Visão revolucionária e antirracismo
Ótimo livro para compreender as principais ideias de/sobre Malcolm X. A obra reúne diversos discursos (entre 1964 e 1965, seu último ano) do ativista e revolucionário contra o racismo e a favor da igualdade civil e dos direitos humanos da população afro-americana/negra.