A arte da quarentena para principiantes

A arte da quarentena para principiantes Christian Dunker

Resenhas - A arte da quarentena para principiantes

CharlesSouto 22/07/2023

Como admiro Christian Dunker. Genial, criativo e o que mais couber nessa redundância.

Dicas e reflexões importantes para a vida em quarentena. Recomendo fortemente. Leitura leve, rápida e necessária.

?Apesar de dolorosa como um espinho na alma, está pode ser uma experiência profundamente transformativa. Descobrir que podemos muito menos do que pensamos, aceitar o impossível que nos governa e acolher com humildade o que ainda não dominamos, pode ser muito benéfico. Pode ser uma verdadeira terapia, para aqueles que precisam descansar a cabeça do peso de sua coroa de espinhos narcísicos?

Winner 15/01/2023

Bom, porém linguagem academicista.
Reflexões importantes, no entanto, escrita muito acadêmica se o objetivo é apoiar pessoas no lidar com a quarentena e no enfrentamento traumático dos seus efeitos no longo prazo.

Marcelo 25/03/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
O ebook reune 10 textos de Christian Dunker sobre a pandemia, publicados em diversos veículos de mídia.

Alguns com grandes críticas à gestão do atual presidente Bolsonaro. Outros com um enfoque mais de compreensão dos impactos da pandemia na saúde mental.

Lendo hoje, que estamos saindo da pandemia, nota-se como não sabíamos nada sobre o tema (não que saibamos muito mais hoje) mas era nítido o clima tenso de desconhecimento e insegurança com relação ao vírus, ao contágio, ao isolamento e como tudo isso impactaria nossas vidas.

Alguns textos se repetem em conceitos e teorias, mesmo porque eles foram publicados em diferentes veículos de mídia, mas vale a leitura pela reflexão.

Alice 10/01/2022

Muito bom!!!!! ??????
Só me arrependi de uma coisa? não ter lido este livro antes!!!! Muito bom, o professor Christian arrasa!!!

Rodrigo 12/10/2021

Contraditório
No começo prof. Dunker trás um panorama político e histórico do que é uma pandemia.

No capítulo 5 fala de como a cultura é importante e trás traços de como anda a vida mental do brasileiro diante de uma crise como essa. É que o pensamento negativo como o pensamento positivo pode alter nossa visão de mundo.

No capítulo 6 ele fala sobre a importância da terapia e a procura por ajuda de um profissional qualificado e não qualquer tipo de pessoa. Como um amigo onde vc conversa, desabafa mas não tem nenhuma dinâmica terapêutica.

O capítulo 7 fala de doenças causada pela hipocondria, o capítulo é interessante, mas foge do título do livro. Então, não entendi o porque desse capítulo.

O capítulo 10 ele fala de 3 perfis onde as pessoas vivem hoje , o tolo, o desesperado e o confuso. Vc vai ter que ler pra entender. E aí ele fala dos traumas que o isolamento está trazendo pra nós nesse momento difícil. Principalmente para o idoso e as crianças que tem rotinas sociais importantes.
Apesar de que ele é favorável ao isolamento.

Ao final de cada capítulo ele é bem crítico ao atual governo. Ressaltando a importância de buscar sempre a ciência para entender e superar o isolamento.

Professor Dunker e psicanalista e professor na USP, tem vários trabalhos lançados.
Leia para entender quem é ele.

Isa | @isatosta.pdf 02/08/2021

Interessante
Bem bacana o texto do Dunker. Esperava que a abordagem fosse ser outra, o texto na verdade é bem direto, mas de alguma forma bem empoderador também.

csartoretto 19/04/2021

Coletânea de vários artigos publicados em jornais, aborda as várias formas de lidarmos com a pandemia, descreve alguns sintomas adversos de uma quarentena prolongada e nos dá dicas de como manter a sanidade em tempos tão sombrios.
Alguns capítulos conseguem ser até divertidos.

Aline 16/04/2021

Me frustei com a leitura, esperava algo com mais embasamento. Eu que criei expectativas, ainda mais sendo um material escrito pelo Dunker.

Priscila Furtado 13/02/2021

A arte da quarentena para principiantes - Christian Dunker
Este é um livro que fala sobre os medos, angústias, ansiedades, conflitos em família e principalmente críticas ao governo bolsonarista em tempo de pandemia.

O livro faz parte da série ?Pandemia Capital? que é uma série especial de obras curtas, objetivas e com preços acessíveis que aborda a crise atual do novo coronavírus e suas implicações na sociedade, na psicologia e na economia.

Essa obra em específico foi escrita por um exímio psicanalista que analisa questões atuais sob as lentes da psicanálise.

Rê Lima 29/01/2021

Eu esperava algo mais sobre a quarentena em si, mas é uma série de reportagens de temas diversos que envolvem o coronavírus.

isabellebessaa 26/01/2021

Apesar de ter sido escrito no início da pandemia, o livro não se torna obsoleto, podendo ser lido com o objetivo de enteder melhor o contexto do covid no Brasil e o governo Bolsonaro.

Contudo, boa parte do que é falado aqui torna-se repetitivo para qualquer um que segue as críticas que foram apontadas ao presidente no ano passado.

Além disso, o título deixa a desejar, pois não condiz necessariamente com todos os artigos presentes. Mas, vale a leitura, por ser rápida.

Lisiane.Dutra 30/12/2020

Bom, mas esperava outra coisa. É um compilado de textos soltos sobre o período.

Eduardo 12/10/2020

Pandemia, solidariedade e solidão
É um livro no estilo de Reinvenção da Intimidade, do mesmo autor: um compilado de textos publicados anteriormente (mas revistos para essa edição) em sites, blogs e revistas. Para quem já acompanha os escritos do autor com frequência e o seu canal no "Youtchube" talvez não encontre grandes novidades nesse livro. Não que isso seja algo ruim, Christian Dunker é considerado por muitos um dos mais importantes intelectuais públicos ativos no país. Por outro lado, acredito que cada texto isolado ganha em substância quando pareado assim em livro a outros textos, fazendo com que eles se conectem em uma visão mais ampla.

São textos curtos, tamanho que ajuda bastante para tempos de dificuldade de concentração. Alguns pontos altos do livro, para mim, são "Oniropolítica contra necropolítica", falando da necessidade de retomarmos a capacidade de sonhar novos mundos para a ação política, e "Diário do ano da peste", um capítulo de gosto amargo, em que o autor percebe, a despeito de inúmeras diferenças, uma infeliz coincidência entre certas práticas do bolsonarismo e da esquerda: certa lógica de purificação das identidades e de crítica das elites. Além disso, destaco também os diversos momentos em que o autor consegue comunicar conceitos e reflexões da psicanálise de um modo que eles parecem bastante colados à vida e à experiência, não soam como meros modelos ou formalizações redutoras.

É um bom livro de intervenção porque não apenas se debruça sobre um tema imediato da realidade, mas também porque consegue conectar esse momento a discussões que já vinham sendo elaboradas há algum tempo e que parecem ganhar nova força com a pandemia.

Mayra.Ramalheira 27/08/2020

Reflexões da quarentena no campo psi
Livro com um reunião de textos publicados em veículos de informações pelo autor.

São textos atuais, dialogando sobre o cenário político, atendimentos online, análise de alguns transtornos frente a pandemia e estratégias futuras.

Recomendo principalmente para quem é da área da saúde: psicólogos, psicanalistas, médicos, enfermeiros...

Em alguns capítulos, fiquei desejando um maior aprofundamento da temática, mas entendo que poderia não ser a ideia do livro ou, ainda tudo é muito recente para ser discutido com maior intensidade.