A arte da quarentena para principiantes

A arte da quarentena para principiantes Christian Dunker

Resenhas - A arte da quarentena para principiantes

Carla Verçoza 15/07/2020

Da ótima coleção Pandemia Capital, os ensaios reunidos nesse livro tratam, do ponto de vista da psicanálise, de como a pandemia atinge diferentes tipos de pessoas, reflete sobre o impacto de um presidente tão incapaz e negacionista na vida da população.
"A contabilidade de vidas, das que se perderão, deixa em aberto: mas quem decidirá? Quais vidas serão essas? É isto que age por baixo dos panos: os pobres, os negros, os periféricos, esses que já devíamos ter eliminados antes, agora serão deixados para morrer segundo nossa necropolítica".

Betania.Gomes 26/05/2020

Livro bem atual.
Uma boa análise sobre o período da pandemia e do comportamento das pessoas.

Livro formado por textos do autor, publicados em alguns veículos de comunicação.

Vale a leitura.

Iana.Uliana 26/05/2020

Boa dica de livro para quem quiser uma leitura analítica da situação pandêmica com viés terapêutico, mas também de crítica sociopolítica. O autor trata das reações possíveis diante da pandemia, das implicações psicológicas e até dedica um capítulo para dar dicas para quem precisa buscar por atendimento psicológico.

iagofelipeh 17/05/2020

Reflexões fundamentais!
Dunker é um dos grandes nomes da psicanálise no Brasil. Autor muitíssimo laureado nessa área tão relevante, traz aqui ensaios que tratam das questões psicológicas e políticas-socias que entornam o contexto pandêmico da covid-19.

O bolsonarismo e todas suas irresponsabilidades quanto a saúde pública é tema recorrente no livro, destaco aqui a relação clara que o autor trata o modus operandi do presidente como parte da "necropolítica", terminologia contemporânea que vem como uma espécie de complemento à lógica também nefasta da "biopolítica".

Outrossim, é um conjunto de textos de utilidade pública. Além da visões críticas necessárias sobre o momento de exceção o qual vivemos, temos a inserção de diversas recomendações sobre como nos postarmos diante das adversidades corolárias, instruções básicas de como buscarmos auxílio profissional especializado. Um outro ponto que me chamou bastante atenção foi a questão das consequências psicológicas que o isolamento já estão trazendo e que possivelmente trarão, além da melhor observância do significado de "histeria", elucidação das confusões, tolices e desespero característico de muito.

Em suma, leiam e, como o autor chega a obortar meios: "acalme-se"!