Sob o Trópico de Capricórnio

Sob o Trópico de Capricórnio Pedro Augusto da Silveira

Resenhas -

SuAlen0 02/03/2024

Em êxtase!!!!
Meu primeiro contato com a escrita de Pedro e estou completamente extasiada com essa história.
Acompanhar as descobertas de Ricardo no período entre l sua adolescia e início da juventude foi intenso. Pedro escreve de maneira genuína, humana e crua.
A história trás um olhar analítico sobre as aventuradas do personagem, fala sobre saúde mental, baixo autoestima, relação familiar entre outros.
Ainda em êxtase com tudo que li, e ansiosa pelos dois outros livros que trarão ainda mais relatos sobre Ricardo e suas descobertas.
EU RECOMENDO com força!!!!
Juliana.Magaldi 04/03/2024minha estante
sou fã de carteirinha do Pedro!

SuAlen0 04/03/2024minha estante
ele é DEMAIS. ainda me recuperando dessa história para ler a sequência.

Anthonio.Motta 16/07/2023

Lindo? me senti na história.
Mesmo a história se passando na década de 1980, ela é muito atual, pois nos mostra como é difícil a autoaceitação, o entendimento dos seus desejos amorosos e sexuais. A descoberta do amor, do sentimento bons e ruins. Da luta contra o preconceito dentro de si. Da depressão que esta ali e nem percebemos que isso esta nos levando para o fim.
Pedro (autor) trás tudo isso em um romance muito puro mais cheio de emoções, conflitos, famílias tóxicas, homofobia, desrespeito e muita ansiedade, que fazem a gente parar para pensar camp estamos lindando com a nossa vida.
Se eu pudesse encontraria agora com o Pedro, e lhe daria um abraço tão forte que ele ficaria sem ar.
Ler a historia de Ricardo, foi ler a minha história nos últimos 6 meses. Não que eu vivi tudo o que ele fez, mas sim a parte se sentimento, sofrimento e depressão, foi tudo que passei e vivi. E ainda estou vivendo.
Obrigado por esta obra Pedro, com toda certeza entrou para os meus favoritos. E estou muito ansioso para continuar a trilogia.

Paty 18/07/2022

No livro temos a história de Ricardo se descobrindo e se encontrando no meio LGBTQIA+, sua jornada não é nenhum um pouco fácil, repleto de preconceito, insegurança e desafios. Além disso, seu primeiro relacionamento não é exatamente como ele esperava, trazendo mais dor e questionamentos, fazendo com que ele saia da sua adolescência decidido que não iria mais ser como antes.

Ricardo passa na universidade, onde finalmente se encontra e encontra também a felicidade. Lá pode ser e fazer o que quiser e ele nunca havia experimentado tanta liberdade.

Além destas questões sobre a comunidade LGBT, o autor nos trás outros assuntos importantes a tona: racismo, saúde mental, relacionamento abusivo e outros, que são extremamente notáveis na década em que se passa a história, em 1980. Mas não se engane, não teremos apenas momentos tristes, na verdade, crescemos juntos com Ricardo durante toda essa sua trajetória.

Foi um livro que me surpreendeu, no inicio a questão romance erótico é bem forte, mas por volta da página cinquenta somos imersos por uma história sensível. Ricardo nos mostra que há sim nossos momentos de intimidade, mas que mais do que isso, temos que nos encontrar no mundo, e esse livro é exatamente sobre esse processo de autoconhecimento do personagem.

A escrita do autor é super fluida e simples, fazendo com que as páginas passem rapidamente, em um sprint eu lia facilmente cinquenta páginas. Para quem ama o mundo musical, Pedro nos trás uma trilha sonora incrível durante a leitura, repleto do MPB, que dá um toque ainda mais cinematográfico para a história.

site: https://www.instagram.com/shinybubblessb/

Gabriela Martins 07/07/2022

Sob o trópico de Capricórnio ?
Ricardo é um menino que se descobre nesse livro.
Ele se sente um pouco perdido na família, onde sua mãe o trata mal e o seu irmão é um completo imbécil.
Graças ao amor da sua avó, ele consegue suportar o ambiente que ele vive.
Tia Clotilde e Dona Genoveva, dão o apoio que ele precisa.
Márcio, seu melhor amigo, super extrovertido, ama tocar violão, faz com que Ricardo se sinta acolhido.
Tudo muda, quando Márcio passa a namorar Gabriela, e em consequência disso ele passa a namorar a Daniele, prima de Gabriela. A relação deles vai de vento em poupa. Sempre saem os dois casais, indo ao cinema, a sorveterias...
Até que Ricardo vai a casa do Márcio e eles teem uma relação mais íntima. Ricardo fica assustado, mas ao mesmo tempo ele anseia para que aquilo aconteça novamente.
E durante meses é assim: Márcio namorando Gabriela, Ricardo namorando Daniele e em segredo Márcio e Ricardo vivem uma relação.
Mas nem tudo são flores. Ricardo fica perdidamente apaixonado e as coisas desandam.
"Um término" acontece, e seu coração se quebra.
Agora seu foco é a faculdade, poder sair de sua casa, ficar livre de sua mãe e seus comentários desnecessários.
Engenharia!
Ricardo vai para a UNICAMP fazer Engenharia e lá ele faz várias amizades e entre elas está Gustavo.
Ele tenta evitar Gustavo ao máximo, ele sabe que seu coração iria amolecer se mantivesse contato com o menino mais lindo do mundo.
Mas nem tudo acontece como a gente espera.
Uma amizade nasce entre os dois, mas acaba se tornando algo a mais.
Estaria Ricardo pronto para um novo relacionamento?

Ana 19/06/2022

Intenso
A trajetória do Ricardo é sofrida e bem intensa. As criticas da sua mãe e a maneira como a sexualidade foi apresentada a ele, acabou trazendo muito sofrimento. Mas o Ricardo tem uma coisa que poucos tem: esperança. Ele nunca perdeu a esperança de ser feliz e ter um amor recíproco. Gostei de acompanhar a história dele, mas confesso que a quantidade de sofrimento me trouxe um pouco de angústia durante a leitura. A passividade do Ricardo, que acaba aceitando tudo o que lhe oferecem, sem questionar, também me incomodou um pouco. Acredito que nos próximos livros, seja importante o autor mostrar um amadurecimento dele nessa parte... dele entender que merece muito mais do que as pessoas costumam oferecer a ele. Apesar desses dois pontos, a história é bonita e traz muitos momentos de reflexão sobre a vida e sobre nossas escolhas.

Liza.Abreu 16/06/2022

Nos aproxima dos personagens a cada capítulo.
Em uma década onde não se falava sobre liberdade sexual, Ricardo fez suas próprias descobertas. Através de uma relação destrutiva, (em parte o ajudou a compreender suas particularidades) cresce comprometido a tocar a vida longe de sua cidade natal, distante também de qualquer possibilidade de se envolver em novos casos amorosos. Já na faculdade, bem instalado e finalmente preparado para abrir seu coração, descobre que o amor, diferente do que havia experimentado no passado, é um compilado de gestos, e pode preencher e proporcionar felicidade até mesmo na falta de contato íntimo.

Logo de início o livro introduz uma narrativa realista e íntima, completamente voltada para o interior do personagem principal, acompanhando suas descobertas e dores ao aprender sozinho (carente de apoio familiar) a proteger seus sentimentos, ao mesmo tempo que lida com o julgamento da sociedade da década de oitenta. A homofobia e transtornos psicológicos decorrentes da incompreensão familiar são temas que permeiam a trama, contribuindo para prejudicar o avanço do relacionamento de Ricardo, levando o personagem a melancólicas passagens e a um trágico episódio, onde busca formas intensas de aliviar suas dores internas.

Por se tratar de uma trama erótica, o livro não é recomendado para menores de dezoito anos, pois contém passagens explicitas sobre o despertar sexual do personagem. Ainda que tenha um alto teor sexual em seu primeiro momento, o autor soube conduzir a história, distanciando a atmosfera erótica assim que o personagem embarca na descoberta pelo amor da forma mais pura e poética, embalando o romance com canções de MPB que encaixam na narrativa sob medida. Não preciso dizer que a história acerta em muitos pontos, e a personalidade do personagem principal é um bônus, que nos aproxima de sua história, dividindo suas dores e momentos mais felizes.

Lu Resenhando 13/06/2022

Gente! Que livro sensacional!!!!
Foi meu primeiro contato com a escrita do autor, e amei. Ele tem uma escrita que eu gosto muito. Com um vocabulário inteligente e dinâmico ao mesmo tempo. Te envolve de verdade.

Ricardo, o personagem principal, é um ser maravilhoso. Rapidamente me apaixonei por ele, e tudo que passou em sua caminhada me fez sentir muito. Ele tem uma força admirável. Inclusive não sei se seria tão determinada como ele foi, em querer mudar sua vida ou até mesmo em se entregar sem ressalvas quando é preciso. E olha que esse garoto carente passou por cada uma.

A história tem personagens muito humanizados e isso nos envolvem e conquista desde o início. Acredito que esse seja o charme dessa trilogia. Nós encontramos facilmente pessoas que poderiam ser nosso amigo, parente ou até mesmo aquele primeiro amor embuste. Tem para todos gostos e desgostos.

Ambientada nos anos 80, com um ritmo gostoso e nostálgico, Sob o Trópico de Capricórnio nos mostra como naquela época era difícil desmostrar o amor livre. Como disse no diário de leitura. Ninguém deve ou deveria julgar o amor e os gestos de afeto de qualquer pessoa. O livro fala sobre isso e toda suas repercussões, que ocorriam naquela época e infelizmente continuam acontecer até hoje.

As cenas de sexo para mim foram um dos pontos altos. Pois por ser um livro que traz a realidade, essas cenas eram tão forte que chegavam a ser cruas e isso me encantou. Pois não cabia mi-mi-mi nesse texto. Cabia veracidade, voracidade e entrega, como encontrei.

Levantando questões importantes de forma natural, com fatos corriqueiros. Te faz sentir a todo momento. Então se quer ler uma história linda e com humanidade,  indico esse livro. Ele vai deixa-los emocionados do início ao fim.

site: https://www.instagram.com/luresenhando

Biblioteca.casa 13/05/2022

Sob o Trópico de Capricórnio
Foi uma história um pouco confusa. O Ricardo (protagonista) se descobre gay já jovem, e se relaciona basicamente com dois meninos, os dois não se aceitam e não falam para a família sobre a sexualidade. Acho que ele saiu de um relacionamento ruim, para outro pior ainda. Ele saiu de um que não falava pra ninguém e que não se aceitava, para outro pior. Então não vi muito sentido.

É um livro longo, para falar pouca coisa. Além de ser um hot meio sem fundamento, já que o protagonista está SEMPRE duro, mesmo depois de g0z@ar, fiquei meio intrigada com isso. Ele se pr0stitui durante um tempo, por o relacionamento dele ser uma m3rda e nem cobra nada por isso. Fiquei muito chocada com essas partes.

Em um geral, não gostei desse livro. Os personagens não tem personalidades bem definidas e mal são apresentados. Enfim, decepção total.

"Essa obra é uma homenagem àqueles meninos que não se deixaram intimidar pelos preconceitos, medos e intolerâncias de seu tempo."

Paginasdalica 12/05/2022

Perfeito demais
Pedro , com certeza me surpreendeu demais nesse livro , já garanti a minha segundo trilogia que chegou hojeeeee no Kindle unlimited , vão lá conferir , eu fiquei apaixonada pelo Ricardo , pela sua história , por tudo o que ele passou , merece sim ser muito feliz , espero que o segundo livro seja maravilhoso como o primeiro parabéns Pedro ??

Douglas 05/05/2022

Um livro único e necessário.
O prólogo é longo, algumas partes tiraria outras colocaria no livro. O começo do livro é bom, pensei que seria mais um livro erótico que temos por aí. E temos desde violência psicológica da família, amizades tóxicas, preconceitos e descobertas.

Depois das 100 páginas o livro melhorou, o escritor debateu as dúvidas, primeiro amor e primeira decepção de uma forma tão única que fui da alegria para a tristeza até sentir vontade de chorar. Fiquei muito sensível com o que lia, o que ia acontecer que tive medo dos próximos capítulos.

O escritor escreve muito bem com uma ótima trilha musical totalmente nacional. Soube desenvolver a trama, soube prender a atenção e sabe cativar. Não dei 5 estrelas pelo começo com algumas cenas de sexo, fora isso é um livro lindo e especial e já quero a continuação.

Nixxy 03/03/2022

Sob o trópico de Capricórnio
Como posso explicar esse livro...no início eu realmente não estava gostando dele, pensei até abandonar a história, mas eu havia dado uma chance pra ele. Fiquei sempre tentando fazer metas pra ler o livro, mas nunca funcionava. Porém quando cheguei na página 140, começou a fluir do nada.
Fiquei encantada com a história, fala sobre famílias tóxicas, desrespeito, homofobia e angústia. Fiquei muito mais emocianada quando descobri o porque do autor ter escrito o livro.
Pedro, você é maravilhoso.

Thell Monteiro 19/02/2022

Autodescoberta e aceitação
A história é bem reflexiva,faz a gente pensar na dificuldade enfrentada por Ricardo para se aceitar e em meio a muito preconceito e julgamentos em uma época de muita repressão, seja socal ou religiosa. Às vezes eu achei Ricardo muito passivo e isso dava abertura para os outros pisarem nele, mas esse era o jeitinho de Ricardo se entregar ao amor. A leitura é bem fluida e gostosa, acompanhada de uma trilha sonora maravilhosa.