Sob o Trópico de Capricórnio

Sob o Trópico de Capricórnio Pedro Augusto da Silveira

Resenhas -

Silvana216 18/02/2022

Simplesmente maravilhoso!!!!
Pedro escreve um livro maravilhoso, como a escrita perfeita, uma história onde você vai encontrar um romance, mas que você descobre que é uma história cheia de emoções conflitos.
Ricardo me emocionou muito ele é foi um jovem que foi crescendo a medida das suas descobertas foram surgindo e a história se desenvolvendo.
Uma leitura fluente envolvente que eu indico!!!

Thell Monteiro 19/02/2022

Autodescoberta e aceitação
A história é bem reflexiva,faz a gente pensar na dificuldade enfrentada por Ricardo para se aceitar e em meio a muito preconceito e julgamentos em uma época de muita repressão, seja socal ou religiosa. Às vezes eu achei Ricardo muito passivo e isso dava abertura para os outros pisarem nele, mas esse era o jeitinho de Ricardo se entregar ao amor. A leitura é bem fluida e gostosa, acompanhada de uma trilha sonora maravilhosa.

Fabi 16/08/2021

Além do erotismo
Apesar de se tratar de um livro erótico, a história vai muito além disso. Fala sobre a descoberta e desenvolvimento da sexualidade do personagem principal, sobre relacionamentos abusivos, preconceito e aceitação própria.

Foi uma leitura bem interessante. Apesar de eu não me interessar por livros eróticos achei que valeu muito a leitura pelos temas abordados. Uma lição de vida mesmo.
Muito obrigado, Fabi ???

Ana 19/06/2022

Intenso
A trajetória do Ricardo é sofrida e bem intensa. As criticas da sua mãe e a maneira como a sexualidade foi apresentada a ele, acabou trazendo muito sofrimento. Mas o Ricardo tem uma coisa que poucos tem: esperança. Ele nunca perdeu a esperança de ser feliz e ter um amor recíproco. Gostei de acompanhar a história dele, mas confesso que a quantidade de sofrimento me trouxe um pouco de angústia durante a leitura. A passividade do Ricardo, que acaba aceitando tudo o que lhe oferecem, sem questionar, também me incomodou um pouco. Acredito que nos próximos livros, seja importante o autor mostrar um amadurecimento dele nessa parte... dele entender que merece muito mais do que as pessoas costumam oferecer a ele. Apesar desses dois pontos, a história é bonita e traz muitos momentos de reflexão sobre a vida e sobre nossas escolhas.

Juliana.Magaldi 16/02/2022

Delicado, intenso e precioso
Sob o Trópico de Capricórnio de Pedro Augusto da Silveira ficará sob a minha pele por muito tempo, impregnado, infiltrado?. A escrita fluida e envolvente me lançou nos tão distantes e ao mesmo tempo tão familiares anos 80 e provocando fortes ondas nostálgicas. As minhas memórias, muito filtradas e nubladamente felizes, das exepriências infantis naquele tempo foram solapadas pela vivência de Ricardo que sente o peso das convenções sociais que o impedem de agir como deseja.

A história caminha pelas descobertas individuais de Ricardo sobre a sua sexualidade e as relações que se desenvolviam nesse contexto e entrelaça esse olhar tão intimista com o peso coletivo das convenções sociais, inserindo-o nu turbilhão cultural. Os fios que muitas vezes fizeram essa conexão foram as músicas que estão sempre sendo evocadas pelo personagem como uma segunda narrativa que de alguma forma condensa seus sentimentos.

Para além de Ricardo, o livro conta com uma gama de personagens fortes e complexos, que trazem para a narrativa suas relações familiares e de amizade criando um amplo mosaico que se harmoniza a partir das diferenças e das imperfeições nos encaixes. O ritmo cotidiano da vida de um jovem fez com que as páginas voassem me levando pelos altos e baixos de seu estado de espírito até terminar com olhos marejados e o coração sereno aguardando o que o destino ainda reserva para essa trama.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gabriela Martins 07/07/2022

Sob o trópico de Capricórnio ?
Ricardo é um menino que se descobre nesse livro.
Ele se sente um pouco perdido na família, onde sua mãe o trata mal e o seu irmão é um completo imbécil.
Graças ao amor da sua avó, ele consegue suportar o ambiente que ele vive.
Tia Clotilde e Dona Genoveva, dão o apoio que ele precisa.
Márcio, seu melhor amigo, super extrovertido, ama tocar violão, faz com que Ricardo se sinta acolhido.
Tudo muda, quando Márcio passa a namorar Gabriela, e em consequência disso ele passa a namorar a Daniele, prima de Gabriela. A relação deles vai de vento em poupa. Sempre saem os dois casais, indo ao cinema, a sorveterias...
Até que Ricardo vai a casa do Márcio e eles teem uma relação mais íntima. Ricardo fica assustado, mas ao mesmo tempo ele anseia para que aquilo aconteça novamente.
E durante meses é assim: Márcio namorando Gabriela, Ricardo namorando Daniele e em segredo Márcio e Ricardo vivem uma relação.
Mas nem tudo são flores. Ricardo fica perdidamente apaixonado e as coisas desandam.
"Um término" acontece, e seu coração se quebra.
Agora seu foco é a faculdade, poder sair de sua casa, ficar livre de sua mãe e seus comentários desnecessários.
Engenharia!
Ricardo vai para a UNICAMP fazer Engenharia e lá ele faz várias amizades e entre elas está Gustavo.
Ele tenta evitar Gustavo ao máximo, ele sabe que seu coração iria amolecer se mantivesse contato com o menino mais lindo do mundo.
Mas nem tudo acontece como a gente espera.
Uma amizade nasce entre os dois, mas acaba se tornando algo a mais.
Estaria Ricardo pronto para um novo relacionamento?

Marcioindica 25/08/2021

Meu livro lgbtqia+ favorito
Quando comecei a ler Sob o Trópico de Capricórnio, primeiro livro da trilogia O Lado Quente do Ser, eu não esperava que fosse gostar tanto da narrativa e dos personagens. Me identifiquei muito com o protagonista, e sua história e? uma realidade que assombra, até? hoje, a comunidade LGBTQIA+.

No livro, vamos ser levados até? a década de 1980 e conheceremos o jovem Ricardo, filho de uma família tradicional, onde vive uma vida ?normal?, até crescer um sentimento diferente pelo seu melhor amigo, Márcio. A partir daí, Ricardo começa a descobrir esse afeto novo e fica confuso, sem entender direito o que está sentindo. Não demora muito, e esse relacionamento acaba criando um misto de amor e sofrimento na vida de Ricardo. Confuso e sem poder contar o que está acontecendo pra ninguém, Ricardo entra em uma faculdade e se muda da casa de seus pais pra uma república e, lá, esses sentimentos voltam com tudo e ainda mais fortes. Desta vez, porém, Ricardo tem amigos que irão ajudá-lo nessa nova descoberta e autoconhecimento.

Eu posso dizer que fiquei apaixonado pelos personagens deste livro e pela trilha sonora. Sim, o livro conta com várias citações de artistas da MPB, que vão ajudar o leitor a entender a história de Ricardo.
O livro e? uma montanha russa de emoções. Vamos sofrer muito com Ricardo, vamos sentir raiva de alguns personagens e vamos nos apaixonar também. O livro vai trazer assuntos que estão presentes no mundo LGBTQIA+ até? hoje: rejeição, preconceito da família, depressão, desilusão amorosa, autoconhecimento. Tudo isso vai ser tratado de uma forma muito bem pensada pelo autor. Há momentos em que a situação vai ficar delicada, mas as reflexões de Ricardo vão quebrar essa tensão e dar uma graça e leveza ao leitor.
Sob o Trópico de Capricórnio se tornou meu livro LGBTQIA+ favorito, e estou doido pra ler a continuação dessa história.
5 estrelas fácil
Olá, Márcio,
Muito obrigado pelas lindas palavras. Assim que sair o segundo, eu te mando.

Karini.Couto 16/02/2022

Um livro sensível, real, tocante, profundo e escrito de maneira simples e palpável, Pedro trouxe em sua obra singular muita coisa no que pensar. Mesmo nos dias de hoje. Um grito "por mais amor por favor!", "Um grito por respeito", "um grito por podemos ser quem somos e não o que gostariam que fossemos".. andar de mãos dadas, beijar quem se ama.. amar e ser amado, sem julgamentos..

"Um dos nossos companheiros perguntou ao garçom, o que havia acontecido. A resposta era bem simples: os dois homens estavam de mãos dadas, um dos clientes sentiu-se ofendido, exigiu a sua saída, e eles foram convidados a se retirar."

Sim, é sobre isso e muito mais!

O livro se passa na década de 80 e com isso podemos já imaginar o quanto nessa época, todo o preconceito, ódio, falta de empatia, e padrões do politicamente correto, eram impostos de maneira nua, crua, abusiva e severa. Uma época em que a AIDS veio após um período de aumento da liberdade sexual, trazendo uma onda conservadora e podando a liberdade sexual por anos, e aí vem toda uma geração sedenta por inserção, aceitação, liberdade de ser.. e uma luta que se estende até os dias atuais!

O livro é um romance erótico recheado de grandes reflexões necessárias sobre conflitos familiares, descobertas pessoais, aceitação, conscientização de si mesmo e outros.. Pedro escreve de forma íntima, convidando o leitor a compreender uma realidade vivida no passado e ainda nos dias de hoje; nos dá um olhar mais sensível e nos mostra através de Ricardo Buíse, sua jornada da adolescência até seu amadurecimento, um jovem que sofreu perdas que o desolaram e além das questões de todo adolescente, ainda lidava com questões que iam mais além, sua baixa autoestima, sua falta de crença em si mesmo, um jovem nadando em aguas profundas e que luta por se encontrar..

O livro conta com uma trilha sonora através de referências de artistas da música popular brasileira, algo que amei e se encaixou perfeitamente a todo cenário construído por Pedro.

"Essa obra é uma homenagem àqueles meninos que não se deixaram intimidar pelos preconceitos, medos e intolerâncias de seu tempo."

Esse é o primeiro livro de uma trilogia e espero muito pela continuação desta obra e poder acompanhar a escrita de Pedro que dá voz de uma maneira onírica e ao mesmo tempo real a muitos meninos e homens do passado e dos dias atuais!

Como diz o autor em sua obra: "No fim das contas, caso saibamos compreender o significado da nossa existência, teremos consciência de que nada do que vivemos foi em vão."

Paginasdalica 12/05/2022

Perfeito demais
Pedro , com certeza me surpreendeu demais nesse livro , já garanti a minha segundo trilogia que chegou hojeeeee no Kindle unlimited , vão lá conferir , eu fiquei apaixonada pelo Ricardo , pela sua história , por tudo o que ele passou , merece sim ser muito feliz , espero que o segundo livro seja maravilhoso como o primeiro parabéns Pedro ??

Manu 31/08/2021

Não é apenas uma história de romance erótico homossexual
Me surpreendi muito com esse livro, sinceramente eu esperava um romance erótico homossexual, mas é muito mais que isso. A história se trata sobre descobertas, se passando na década de 80, o livro retrata como era muito mais difícil naquela época você se assumir. Conta todas as dificuldades, os preconceitos. Tem uma parte em que o personagem fala que ele vai pro inferno, só porque está apaixonado por outro homem. Era complicado para as pessoas se aceitarem, pois as pessoas ao seu redor julgavam bastante, até hoje fazem isso! Me doeu o coração ter que ouvir o personagem falar que ele próprio era uma aberração! Os cristão até hoje fazem você se sentir um monstro, por amar alguém do mesmo sexo, esquecem que Deus é amor. Esse livro me tocou muito. Uma história muito boa, um enredo fantástico. Narrado em primeira pessoa, te faz se apegar ao personagem principal, e até sentir suas dores. Possuí uma leitura muito fluida, e te faz ler rapidamente, eu levei 3 dias para ler, mas se tivesse mais tempo teria lido em um dia! Eu recomendo muito que leiam, que vejam como é o outro lado, como a pessoa se sente, por ser tão julgada. E eu que não gosto muito do gênero romance erótico, amei bastante o livro, tenho certeza que vocês também vão amar!
Manu,
Eu sou muito grato pelas suas palavras. Elas estão diariamente nos meus pensamentos.

SuAlen0 02/03/2024

Em êxtase!!!!
Meu primeiro contato com a escrita de Pedro e estou completamente extasiada com essa história.
Acompanhar as descobertas de Ricardo no período entre l sua adolescia e início da juventude foi intenso. Pedro escreve de maneira genuína, humana e crua.
A história trás um olhar analítico sobre as aventuradas do personagem, fala sobre saúde mental, baixo autoestima, relação familiar entre outros.
Ainda em êxtase com tudo que li, e ansiosa pelos dois outros livros que trarão ainda mais relatos sobre Ricardo e suas descobertas.
EU RECOMENDO com força!!!!
Juliana.Magaldi 04/03/2024minha estante
sou fã de carteirinha do Pedro!

SuAlen0 04/03/2024minha estante
ele é DEMAIS. ainda me recuperando dessa história para ler a sequência.

AryaRosenthal 28/09/2021

Real, profundo e simples
Duas pessoas andando de mãos dadas, diz pra mim: qual é o problema? O livro se passa na década de 80, e dói perceber que, mesmo com mais representatividade LGBTQIAP+ hoje em dia, ainda vivemos muito do que Ricardo, o personagem principal, viveu.

Apesar de ser uma ficção, "Sob o trópico de capricórnio" é um livro real, uma história que poderia ter acontecido e que, com certeza, aconteceu repetidas vezes. Dá para sentir que o personagem principal tem uma vida independente das vontades do autor. Ele respira e se expressa, mostra suas dores, sofre e tenta buscar seu espaço e seu "eu"; como todos nós, pessoas reais e vivas.

O livro é profundo porque narra, de modo cirúrgico, a complexidade de cada personagem importante para a história. Tais personalidades NÃO flutuam, elas são densas e concretas; fixas.

O livro, em contraposição a tudo o que eu descrevi, é também um livro simples; e isso porque o drama familiar, acadêmico e pessoal de Ricardo não é nada incomum. Tenho certeza de que qualquer pessoa, LGBTQIAP+ ou não, vai se identificar com alguma situação do livro.

"Sob o trópico de capricórnio" é uma trilogia e eu mal posso esperar para acompanhar a continuação...

site: www.hugoluminato.com
Pedro.Augusto 09/10/2021minha estante
Hugo, como eu falei, Sr. Villela e Sob o Trópico de Capricórnio retratam a década de 1980 sob diferentes pontos de vistas. Isso é fundamental para o entendimento de uma época. Muito obrigado

Douglas 05/05/2022

Um livro único e necessário.
O prólogo é longo, algumas partes tiraria outras colocaria no livro. O começo do livro é bom, pensei que seria mais um livro erótico que temos por aí. E temos desde violência psicológica da família, amizades tóxicas, preconceitos e descobertas.

Depois das 100 páginas o livro melhorou, o escritor debateu as dúvidas, primeiro amor e primeira decepção de uma forma tão única que fui da alegria para a tristeza até sentir vontade de chorar. Fiquei muito sensível com o que lia, o que ia acontecer que tive medo dos próximos capítulos.

O escritor escreve muito bem com uma ótima trilha musical totalmente nacional. Soube desenvolver a trama, soube prender a atenção e sabe cativar. Não dei 5 estrelas pelo começo com algumas cenas de sexo, fora isso é um livro lindo e especial e já quero a continuação.

Biblioteca.casa 13/05/2022

Sob o Trópico de Capricórnio
Foi uma história um pouco confusa. O Ricardo (protagonista) se descobre gay já jovem, e se relaciona basicamente com dois meninos, os dois não se aceitam e não falam para a família sobre a sexualidade. Acho que ele saiu de um relacionamento ruim, para outro pior ainda. Ele saiu de um que não falava pra ninguém e que não se aceitava, para outro pior. Então não vi muito sentido.

É um livro longo, para falar pouca coisa. Além de ser um hot meio sem fundamento, já que o protagonista está SEMPRE duro, mesmo depois de g0z@ar, fiquei meio intrigada com isso. Ele se pr0stitui durante um tempo, por o relacionamento dele ser uma m3rda e nem cobra nada por isso. Fiquei muito chocada com essas partes.

Em um geral, não gostei desse livro. Os personagens não tem personalidades bem definidas e mal são apresentados. Enfim, decepção total.