Pentateuco para todos: Gênesis 1-16 – Parte 1

Pentateuco para todos: Gênesis 1-16 – Parte 1 John Goldingay

Resenhas - Pentateuco para todos: Gênesis 1-16 – Parte 1

Fábio Yeshua 29/04/2024

A ousadia interpretativa e inovadora de John Goldingay.
Neste primeiro volume de sua série "Pentateuco para Todos", o renomado estudioso do Antigo Testamento, John Goldingay, oferece uma análise provocativa e instigante dos primeiros 16 capítulos do livro de Gênesis. Com uma expertise que abrange tanto a tradução quanto a compreensão profunda do hebraico bíblico, Goldingay desafia as interpretações convencionais, desmistificando doutrinas e lançando luz sobre passagens muitas vezes consideradas obscuras.

Goldingay não hesita em desafiar as noções estabelecidas, fornecendo uma visão que pode ser considerada tanto refrescante quanto controversa. Sua coragem em questionar certezas teológicas tradicionais é evidente em sua abordagem franca e sem rodeios. Ao invés de se contentar com explicações superficiais, o autor mergulha nas nuances do texto hebraico, extraindo significados que muitas vezes escapam à primeira vista.

Uma das características mais marcantes deste volume é a habilidade de Goldingay em contextualizar os relatos do Gênesis dentro de sua época e cultura originais. Ele nos transporta para os cenários antigos, nos convidando a compreender os textos através dos olhos dos antigos narradores e receptores. Essa imersão no mundo bíblico antigo acrescenta uma nova camada de profundidade à nossa compreensão desses relatos ancestrais.

No entanto, apesar de sua erudição e insights perspicazes, algumas críticas podem ser levantadas em relação à obra de Goldingay. Sua abordagem, embora inovadora, pode parecer demasiadamente iconoclasta para alguns leitores mais conservadores, que podem se sentir desconfortáveis com suas interpretações heterodoxas. Além disso, em sua busca por desafiar doutrinas estabelecidas, Goldingay pode ocasionalmente negligenciar certas nuances hermenêuticas que outros estudiosos consideram importantes.

No entanto, tais críticas não diminuem o valor desta obra notável. O primeiro volume de "Pentateuco para Todos" é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em explorar o Gênesis sob uma nova luz. Goldingay nos desafia a repensar nossas suposições e nos convida a mergulhar mais profundamente na riqueza e complexidade desses textos antigos. Em última análise, sua abordagem corajosa e erudita enriquece nosso entendimento do Antigo Testamento e nos inspira a continuar explorando os mistérios da fé e da tradição.

?Informações bibliográficas:

Ano de Publicação: 2021
ISBN: 978-65-5689-016-6
Número de Páginas: 267

Anny.Poliana 12/03/2024

"A própria narrativa de Gênesis é, na realidade, uma obra constituída de duas partes embora interligadas. A primeira parte, Gênesis 1 a 11, começa desenrolando a mais ampla tela para a pintura que o artista irá pintar. A narrativa concentra-se nas origens do mundo, da humanidade e na forma de Deus se relacionar com ela desde o princípio. Então, o relato nos mostra como as coisas deram errado. A seguir, o livro estabelece o cenário para a narrativa de como Deus decidiu corrigir essa situação a partir do capítulo 12 até o 50. Portanto o livro nos fornece algum relato do que nós e o mundo fomos designados bem como revela o que o mundo e nós somos."

Estou amando estudar a bíblia com auxílio dessas obras. Super indico pra quem gosta de compreender os mínimos detalhes das histórias.
PRETO 22/04/2024minha estante
Também gosto muito de estudar a bíblia, achei interessante esse livro, vou procurar ??

Anny.Poliana 25/04/2024minha estante
Procure, é muito bom pra estudar ??

pristhamires 26/04/2024minha estante
Tá na minha lista da Amazon. Comprei o de apocalipse pra ler primeiro começando do final kkkk
Mas os próximo será do Pentateuco

Anny.Poliana 01/05/2024minha estante
Muito bom ???
Já estou ansiosa pra ler o de Apocalipse, vai ter muita riqueza de detalhes pelo que estou vendo ?

VS06 19/09/2023

John Goldingay escreve esse comentário devocional leve, fácil de ler e acessível. Cada perícope é traduzida diretamente por ele (numa espécie de tradução livre) e o comentário sempre começa com uma ilustração e, por isso, o livro é recheado de exemplos pessoais.
Teologicamente tem alguns pontos que discordei, ele se aproxima de uma visão mais contemporânea/liberal de autoria tardia, etc.

Lucas 18/11/2022

O livro é até bom, mas...
Esse não é um livro profundo, mas ele nunca se propôs a ser. Sua premissa básica é apresentar conteúdos mais profundos de uma forma simplificada e aplicada ao nosso cotidiano. E aqui, creio eu, está seu principal triunfo. Afinal, se tem algo que esse primeiro volume faz é a série de aplicações e atualizações de conceitos históricos.

O problema reside, em meu ponto de vista, em outro lugar. Afinal, o autor não se esforça para esconder - faz até o contrário disso, na verdade - que parte de uma premissa completamente liberal que trata os episódios bíblicos como não literais - especialmente quando eles contrariam o senso comum.

Assim sendo, em brincadeiras com colegas teólogos, apelidei esse primeiro volume como parte da série "Liberalismo para todos", pois esse talvez lhe seja um título mais adequado.

A leitura, portanto, é atrativa, e as aplicações fazem sentido. O problema está na premissa e, particularmente, isso acaba por estragar o produto final.

Marcelo Moura 15/01/2022

Boas Reflexões
O livro precisa ser lido de forma crítica. Não é um autor conservador/tradicional. Ele não aceita a historicidade de Gênesis e põe em xeque várias doutrinas caras ao fundamentalismo teológico. Mas ainda assim, traz muita coisa boa e várias reflexões interessantes. Um ótimo livro para ser lido com filtro.