Enterrem meu coração na curva do rio: A dramática história dos índios norte-americanos Dee Brown

Resenhas -

Tecio Ricardo 20/03/2024

Livro triste, pesado, tenso, do primeiro ao último capítulo, mas, de uma importância histórica fundamental para que nós possamos conhecer e nunca mais repetir a história de extermínio que ocorreu com os índios americanos. Que seja exemplo até para nós brasileiros na luta pela preservação da nossa população indígena.

Recomendo e muito a leitura. ??

Bruno.Santos 05/06/2022

É uma leitura pesada!
A pouco tempo ouvi falarem sobre este livro em um podcast que acompanho e interesse crescente, tratei logo de colocar na lista de leituras.

E começando o livro, antes de iniciar o capitulo naquelas Braves retrospectiva dos anos e possível ver a diferença e a quantidade de mundos que existem nessa mesma terra.

Completamente enfurecedor a toda a forma sistêmica de destruição da cultura e deslocamento forçado dos grupos indígenas, claramente um política de genocídio. E aqui e ali, escrito nos relatos, quando os militares viam os índios como humanos, retirando o véu de desumanização, entendiam finalmente que aquelas seres eram iguais a eles, eram o momentos que me tocavam.

E importantíssimo esse livro, que expõe o ponto do vista de quem sofre ao invés do homens brancos que destruiriam tudo pelo caminho.

Livro sensacional, mas com certeza vai te deixar pensativo demais.