A Vida dos Estoicos

Ryan Holiday

Resenhas - A Vida dos Estoicos

Pablo Marcelo 10/04/2024

Boas histórias
O estoicismo sempre aparece aqui e ali nas nossas redes sociais - digo, as frases motivacionais de um ou de outro.

E o Ryan vai lá contar um pouco da história desses caras, e também seu contexto histórico. Bem bacana.

Giselle Cruz 11/03/2024

Muito bom!!
Aprendi tanto com esse livro! Não conhecia a filosofia estoica, mas achei muito parecida com as crenças budistas que eu já conhecia.
Que fala sobre a impermanência, sobre as suas atitudes nas adversidades e que a rotina e suas decisões diárias são treinamentos para uma vida boa e feliz.

Rafael_Santiago 25/02/2024

Um álbum de figurinhas de filósofos estóicos
É um livro que dedica um capítulo para cada figura estóica relevante para essa escola filosófica. Busca colocar os estóicos sempre como figuras ?elevadas?, passando algum pano para suas recorrentes contradições em relação à teoria x prática. Tem muito engasgo na história deles, viu? Definitivamente não são poucos.

Esses livros precisam ser lidos com cautela, pois, não existe receita para viver ou receita para acertar, passar incólume pela vida ou ainda não se abalar demais com os percalços dela. Por inferência é balela pensar que uma escola filosófica (ou qualquer outra coisa que se preste como) abarca tudo que você precisa saber para te auxiliar na sua jornada. Ela é pessoal e intransferível e você precisa ter em mente que muitos filósofos estavam e estão mais inebriados por fama post-mortem dos seus escritos ou vieses de sobrevivência do que de fato ajudar mesmo alguém. Nesse tom a filosofia, o coaching e a autoajuda se equivalem, infelizmente. O que notei no livro foi às vezes um tom meio de ?lição de moral do he-man?. Às vezes com discurso contra vaidade e tal mas o livro em si em certos momentos pulsa vaidade no subtexto (e nas orelhas)? Então, qual é o ponto? Ser ou parecer? De fato hoje em dia é preciso ter cuidado com as fontes e ficar atento como o conteúdo se apresenta, mesmo algo dito ?filosofia?. Não busque fórmulas!

Muitos filósofos antigos têm parcos registros históricos consistentes e muito da história deles é lenda ou maximizado para ficar muito heroico, bonito. Geralmente são descritos pelos alunos e provavelmente estavam tomados de paixão ao relatarem o que viram, cuidado.

Outra coisa é que o estoicismo possui sim boas lições mas em muitas situações ele pode te privar de experimentar sua própria vida e tirar suas próprias conclusões. Às vezes é legal cultivar umas cicatrizes nos joelhos. O radicalismo, 8 ou 80, nunca é bom. Pegue frutas do pomar da filosofia e se nutra, não se empanturre com apenas uma árvore. Pode te dar enjôo e tédio?

Marcela.Abtibol 07/02/2024

O livro é bastante interessante. No entanto, para quem quer ter um primeiro contato com o estoicismo, esse não é um livro que eu recomendaria. A vida dos estoicos não se aprofunda muito no estoicismo em si, mas se concentra mais em relatos sobre acontecimentos na vida dos filósofos estoicos. Gostei da leitura.

Lucas1429 01/02/2024

Apenas estoico
Está a bem interessado no tema de estoicismo e este livro me mostrou bem o que é ser estoico. Foi uma leitura muito boa e com muito aprendizado

Rosangela Max 25/12/2023

É praticamente um ?quem é quem? na história do Estoicismo.
Cumpriu muito bem o que propôs: apresentar um ótimo conteúdo como introdução à escola do Estoicismo.
Foi emocionante e inspirador conhecer suas principais figuras (mestres e discípulos) e seus respectivos papéis no desenrolar da filosofia.
Senti falta de um aprofundamento sobre o Estoicismo em si, mas isso pode ser encontrado em outros obras escritas pelo Ryan Holiday.
A escrita é clara e direta, como gosto e como acredito que deva ser. As notas e as referências no final enriqueceram a leitura.

Por curiosidade, segue a lista de estoicos cuja história são contadas no livro:

- Zenão, o profeta.
- Cleantes, o apóstolo.
- Aríston, o desafiador.
- Crisipo, o lutador.
- Zenão, o guardião.
- Diógenes, o diplomata.
- Antípatro, o eticista.
- Panécio, o agregador.
- Públio Rutílio Rufo - O último homem honesto.
- Posidônio, o gênio.
- Diótimo, o infame.
- Cícero, o companheiro de viagem.
- Catão, o jovem homem de ferro de Roma.
- Pórcia Catão, a mulher de ferro.
- Atenodoro Cananita, o construtor de Reis.
- Ário Dídimo, o construtor de Reis II.
- Agripino, o diferente.
- Sêneca, o trabalhador.
- Cornuto, o comum.
- Caio Rubélio Plauto, o homem que não seria rei.
- Trásea, o destemido.
- Helvídio Prisco, o Senador.
- Musônio Rufo, o inabalável.
- Epicteto, o liberto.
- Júnio Rústico, o obediente.
- Marco Aurélio, o rei-filósofo.

Recomendo a leitura.

@eu_rafaelfa 22/12/2023

Incrível introdução ao pensamento estoico!
Apesar do forte teor de "coach" que eu leio "Revirando os olhos", é sim uma boa leitura!
Principalmente por traçar uma linha narrativa que liga um personagem ao outro e de como vai desenvolvendo de forma viva e fluída toda a filosofia.
É um daqueles livros que quando você termina a leitura, tem vontade de ler mais sobre os envolvidos, pesquisar mais sobre o período histórico, apreciar ainda mais a cultura que chegou aos dias atuais que por muito pouco não foi esquecida.

Andrey 12/12/2023

Estilo de vida
Fui buscar essa leitura de tanto ouvir sobre o estilo de vida estoico, nesse livro pude ter noção de forma simples sobre a filosofia estoica, acredito que foi um bom começo para os meus estudos

Aline 20/08/2023

Como lidar com a vida como ela é?
O livro retrata como os estoicos lidavam com os desafios do dia a dia como eles são apresentados. E partindo das 4 virtudes (coragem, justiça, temperança e sabedoria) que hoje facilmente chamaríamos de valores, eram encontradas possíveis soluções (e as vezes não fazer nada diante do problema, poderia ser uma solução também).

O que eu achei mais incrível neste livro, é que nos mostra as contradições também dos grandes filósofos. Os estoicos também agiam de forma ? não estoica? em alguns momentos, ou seja, não seguindo as 4 virtudes, até porque são seres humanos (e pasmem, os seres humanos erram kkkk).

A grande chave é: como lidaram com isso depois e como poderiam se tornar seres melhores?

Elton.Oliveira 10/08/2023

A vida dos estoicos
A pura realidade dos estóicos que eternizaram essa filosofia.

Foi muito bom poder conhecer um pouco da vida de cada protagonista do estoicismo. Pessoas diferenciadas , que contribuíram muito para a formação da sociedade.

Como tudo na vida , até o estoicismo que nos mostra tantas coisas boas , exemplos de nobreza , coragem , temperança, resiliência.... Fracassou em alguns dilemas morais de sua história, tal como a subjugação feminina, os escravos , a luxúria.... Isso nos alerta sobre a importância de não nos entregarmos cegamente à qualquer ideia ou ideal .... Temos que pensar e usar o bom senso em tudo .... Tentar pensar fora da caixa e sem preconceito !

Muito bom o livro , recomendo!

Kevin 18/06/2023

A arte de viver
Ryan Holiday traz, nesta recente obra, seu enorme potencial como autor.

Ele traz a história do estoicismo. Mas não se prende apenas à teoria. Traz, principalmente, a forma como os grandes teóricos estoicos viveram. Ou seja, a parte que realmente importa: a aplicação, na vida real, destes preceitos teóricos.

E assim é: o livro nos emociona do início ao fim, quando vemos os testes que a vida impôs a eles (assim como impõe a nós) e a forma como eles se saíram.

Dizer que devemos nos manter serenos e calmos, acima de quaisquer aflições terrenas, e concentrados em nosso autoaperfeiçoamento é fácil. E aplicar essa ideia? Dificílima. Os mestres estoicos conseguiram? Em grande medida, sim.

Mas, talvez, não seja a grande questão a gente conseguir - ou não - se manter distante emocionalmente dos fatos que não podemos de forma alguma alterar. Acho que não é. E os mestres sabiam disso. Então qual é a grande questão?

Lutarmos. Lutarmos, dia após dia, pelo nosso autoaperfeiçoamento. Pelo engradecimento de nossas virtudes. E isso para quê? Em busca de dinheiro? De status? De poder?

Jamais.

Justiça. Sabedoria. Autocontrole. Paciência.

Estas são virtudes pelas quais vale a pena viver.

E, claro, nada externo vale mais do que nossa paz interna. Conforme pontuou Epicteto, é melhor morrer de fome, mas em paz, do que ser muito rico e poderoso, e viver sempre de mente atribulada e repleta de preocupações.

Livro maravilhoso, que merece muitos e muitos prêmios por seu belo trabalho de condensação de histórias e teorias tão belas e importantes nos tempos atuais.

mbragajr 01/05/2023

Muitas biografias em uma
"A vida..." é, em verdade, um relato de muitas vidas, entretecidas pela densa trama de uma Filosofia - assim, maiuscula -, como prática do bem viver.

Envolvente e emocionante como qualquer romance decente, essa bela história é capaz de inspirar a quem quer que se disponha ao aprimoramento de si.

De igual sorte, a biografia "multitudinaria" há de incentivar a leitura das obras atemporais desses virtuosos e humaníssimos mestres.

Aequat omnes cinis.

Jean 28/02/2023

Livro razoável. Conta um pouco da história de vida de grandes nomes do estoicismo da Grécia antiga.