A Vida dos Estoicos

A Vida dos Estoicos Ryan Holiday
Ryan Holiday

Resenhas - A Vida dos Estoicos

Kelly tirelli 29/03/2022

A filosofia da resiliência e autocontrole
O livro traz com bastante riqueza a trajetória dos filósofos que tanto contribuíram para que o estoicismos fosse o que é, uma grande escola que ensinou muitas pessoas na idade antiga até os dias de hoje. Os capítulos são separados pelos nomes de cada filósofo, o que eu achei maravilhoso, pois me ajudou a entender melhor a trajetória. Fácil de compreender e a leitura é fluida. Eu fiquei apaixonada pelo estoicismo mais do que já era, nunca refleti tanto com um livro como aconteceu com esse. Fiquei encantada com Zenão, Cleantes, Epicteto, Marco Aurélio e outros. Sêneca me surpreendeu negativamente, por já ter lido escritos dele acredito que criei expectativas além. Enfim, indico muito essa leitura, impossível sair dela sendo o mesmo.

Carol 17/11/2022

O livro narra a história dos filósofos estoicos ao longo dos séculos, mostrando como eles aplicavam os princípios do estoicismo em seu dia a dia.

Lucas.Wijk 26/04/2022

É um bom livro, mas as divagações e lições do autor acabam atrapalhando a leitura, na minha opinião. Seria muito mais interessante se fosse direto ao ponto, mais como um livro de história e menos como "autoajuda".

Estava super interessado em chegar ao final do livro para ler sobre a vida de Marco Aurélio, mas foi uma das piores partes. O autor passa mais tempo querendo passar lições do estoicismo com trechos do diário do rei filósofo, "Meditações", do que narrando fatos realmente interessantes sobre sua história. O mesmo problema se repete em muitos outros capítulos.

Enfim, esperava mais. Ainda assim, foi um bom livro. E ponto positivo por contar as histórias de forma linear, criando um elo entre cada estoico e avançando na própria história do império romano (ainda que de forma superficial).

Luanna 29/06/2022

Estoicismo na veia!
Pra quem gosta de filosofia estóica este é um dos melhores livros sobre o tema.

Ele não apenas fala sobre a filosofia estóica em si, mas também como aplica-lá na vida diária. Conta a história do fundador da escola até seus seguidores menos conhecidos, mas que de alguma forma ajudaram a espalhar sua filosofia.

Dentre as histórias mais conhecidas e impressionantes, Catão, Senêca e o imperador Marco Aurélio se destacam.

Muito bom!!!

Eduardo1304 10/08/2022

A Vida dos Estoicos.
A Vida dos Estoicos: A Arte de Viver, de Zenão a Marco Aurélio.
Uma filosofia que prega a justiça, ética, moral e adoção de uma vida reta.
Destaque para os capítulos sobre Marcos Aurélio, mas nada que desabone os outros filósofos.
Um livro a ser mantido na cabeceira para se ler todos os dias...

Lulu 01/09/2022

RYAN PERFEITO SEM DEFEITOS
Gente que livro incrível é esse? A premissa tinha tudo pra entregar um livro bem chato: história de cada um dos estoicos ao longo dos anos
Mas, meu DEUS! Que trabalho o Ryan entregou aqui! Conhecer a vida desses homens e mulheres estoicos só me fez gostar ainda mais dessa filosofia e me aprofundar bastaaante! :)

Ani 12/09/2022

"Para os estoicos, viver era uma preparação para a morte. Como disse Cícero, filosofar é aprender a morrer"

Alexandro 21/09/2022

É um livro histórico com ensinamentos atemporais
Uma obra que traz breve relato da vida dos principais nomes dessa corrente filosófica, com lições atemporais que eles ensinaram ao mundo sobre felicidade, sucesso e resiliência.

Leilane 08/10/2022

Gostei muito, mas não vai agradar todo mundo
Leitura maravilhosa. Foi ótimo saber um pouco mais sobre os estoicos de outras leituras.

Mesmo que tenha sido negativamente surpreendente em algumas passagens (Sêneca, ein, quem diria!).

Um misto de história com filosofia.

Porém, não acho que este livro agradaria qualquer pessoa. Pelo menos não sei se me empolgaria tanto se eu já não conhecesse bastante de estoicismo e de alguns estoicos citados.

Edgard7 21/10/2021

Nada menos do que fascinante o vislumbre dado pelos autores sobre a vida daqueles responsáveis pela criação e perpetuação da filosofia estoica.
E ainda mais surpreendente é perceber como muitos deles demonstravam a virtude com seu próprio jeito de ser, em muito ultrapassando os discursos e palavras vazias.