A Vida dos Estoicos

A Vida dos Estoicos Ryan Holiday
Ryan Holiday

Resenhas - A Vida dos Estoicos

Carol 17/11/2022

O livro narra a história dos filósofos estoicos ao longo dos séculos, mostrando como eles aplicavam os princípios do estoicismo em seu dia a dia.

Giselle Cruz 11/03/2024

Muito bom!!
Aprendi tanto com esse livro! Não conhecia a filosofia estoica, mas achei muito parecida com as crenças budistas que eu já conhecia.
Que fala sobre a impermanência, sobre as suas atitudes nas adversidades e que a rotina e suas decisões diárias são treinamentos para uma vida boa e feliz.

Marcela.Abtibol 07/02/2024

O livro é bastante interessante. No entanto, para quem quer ter um primeiro contato com o estoicismo, esse não é um livro que eu recomendaria. A vida dos estoicos não se aprofunda muito no estoicismo em si, mas se concentra mais em relatos sobre acontecimentos na vida dos filósofos estoicos. Gostei da leitura.

Pablo Marcelo 10/04/2024

Boas histórias
O estoicismo sempre aparece aqui e ali nas nossas redes sociais - digo, as frases motivacionais de um ou de outro.

E o Ryan vai lá contar um pouco da história desses caras, e também seu contexto histórico. Bem bacana.

Albuquerque 20/05/2024

Um livro romântico sobre filosofia!
O livro é um resumo da vida dos estoicos desde a fundação da escola por Zenão na Grécia Antiga até Marco Aurélio (Que seria o primeiro "rei filósofo", como preconizado por Platão) no Império Romano. O livro me agradou bastante, e me pareceu mais do que o compilado de simples descrições sobre a vida desses filósofos. Percebi, desde o início da leitura, a paixão com que os autores descreviam as personagens e seus feitos, a ênfase nas ações e na descrição dos conceitos estoicos mais marcantes em cada um. Foi escrito com o coração, com certeza. Conta as passagens boas e ruins, orgulhando-se das boas e tratando as ruins com certa tristeza, arrisco a dizer que com vergonha. Ou seja, os autores amam a filosofia estoica, o que é obvio levando em conta que se deram ao trabalho de escrever um livro inteiro sobre ela, mas, vão além, sentindo-se parte da história e herdeiros das tradições daqueles filósofos. Isso me chamou a atenção, pois não é sempre que encontramos esse tipo de escrita nos livros. Deixou o livro menos "técnico" e mais "romântico" se me permitem essa comparação. Recomendo a leitura aos amantes da filosofia que possuem um coração romântico!

@eu_rafaelfa 22/12/2023

Incrível introdução ao pensamento estoico!
Apesar do forte teor de "coach" que eu leio "Revirando os olhos", é sim uma boa leitura!
Principalmente por traçar uma linha narrativa que liga um personagem ao outro e de como vai desenvolvendo de forma viva e fluída toda a filosofia.
É um daqueles livros que quando você termina a leitura, tem vontade de ler mais sobre os envolvidos, pesquisar mais sobre o período histórico, apreciar ainda mais a cultura que chegou aos dias atuais que por muito pouco não foi esquecida.

Andrey 12/12/2023

Estilo de vida
Fui buscar essa leitura de tanto ouvir sobre o estilo de vida estoico, nesse livro pude ter noção de forma simples sobre a filosofia estoica, acredito que foi um bom começo para os meus estudos

Alexandro 21/09/2022

É um livro histórico com ensinamentos atemporais
Uma obra que traz breve relato da vida dos principais nomes dessa corrente filosófica, com lições atemporais que eles ensinaram ao mundo sobre felicidade, sucesso e resiliência.

Ani 12/09/2022

"Para os estoicos, viver era uma preparação para a morte. Como disse Cícero, filosofar é aprender a morrer"