Uma rosa no concreto

Uma rosa no concreto Angie Thomas

Resenhas - Uma Rosa no Concreto

lele281 14/12/2023

Continue florescendo.
Eu não sabia que precisava de uma história do Maverick até ler ela. Foi algo fenomenal de ler, ainda mais com a escrita fluida e satisfatória da Angie Thomas! A cada capítulo eu ficava mais curiosa e imersa na história e no desenvolver dela, me perguntando como tudo se resolveria, e posso dizer que foi um final muito satisfatório!! Ver o Mav e a Lisa escolhendo o nome da Starr foi um momento tão lindo que não consigo descrever em palavras, foi algo lindo e único. Foi incrível observar o desenvolvimento da vida do Maverick e o amadurecimento do mesmo a cada capítulo da história, e perceber que mesmo com as dificuldades da sua vida no gueto e a difícil escolha de qual caminho seguir ele colocou a família em primeiro lugar. Mostrou que rosas podem florescer no concreto mesmo com todos os desafios, e que mesmo o fruto não caia longe da árvore, ele pode rolar pra longe dela, só precisa de um "empurrãozinho". Amo o universo da Angie e amei cada parte desse livro, inclusive os agradecimentos!!
"Para todas as rosas que brotam no concreto. Continuem florescendo".?

Raysla1 26/11/2023

"O fruto não cai longe da árvore, mas pode rolar para distante. Só precisa de um empurrãozinho."???

clara 10/11/2023

Mas talvez seja a hora de começar a supreender a mim mesmo.
Um livro que fala sobre desigualdade social, masculinidade negra, luto, gravidez na adolescência, amadurecimento precoce e como situações que podem ser vistas como simples apresentam uma maior complexidade devido ao contexto socioeconômico enfrentado por um grupo marginalizado pelo Estado.

Uma Rosa no Concreto preserva o legado de O Ódio que Você Semeia, mesmo que se trate de uma prequel que aborda a história de Maverick, pai de Starr, Seven e Sekani, apresentam sua realidade enquanto um jovem negro, membro de uma gangue que vive na sombra do legado de seu pai e que descobre que é pai aos 17 anos, período que para os adolescentes simboliza a transição da adolescência para a vida adulta e que somado a isso, surgem muitas incertezas, dúvidas, receios e medo.

Angie Thomas equilibra perfeitamente os momentos de alívio cômico com os mais dramáticos e expõe de forma eficaz através da narrativa as reflexões que deseja transmitir aos leitores por meio de uma leitura fluida e escrita simples.

Uma história emocionante, envolvente e excelente que, sem sombra de dúvidas, merece ser lida e relida, se assim for desejado.

Nhyx0 04/11/2023

"Para todas as rosas que brotam no concreto. Continuem florescendo."
Angie Thomas sempre apresenta assuntos pertinentes em suas obras, isso é um fato. Em Uma rosa no concreto acompanhamos Maverick enquanto lida com as dificuldades levando uma vida em um lugar relativamente violento. Nessa história Thomas trabalha a identidade do homem preto e o que a sociedade espera dele. Isso é bem evidente nas batalhas internas que o protagonista trava em busca de respostas.
"Não dê um nome qualquer ao seu filho. Dê um nome que diga para ele quem ele é e quem pode ser. O mundo já vai tentar fazer isso o tempo todo."
Outra vez Thomas discute sobre o Thug Life, dessa vez por um viés diferente. E a importância da quebra desse ciclo vicioso. Ela fala sobre como a vida no gueto é complicada, e difícil. Em como em certas circunstancias jovens pretos são empurrados para caminhos sombrios, e que na maioria dos casos parece não ter volta. Mostra de forma crua o quanto é difícil enxergar a luz na escuridão.

Sharinha1 28/10/2023

Um livro que vale muito a pena ser lido!
A autora escreveu uma história totalmente envolvente, que aborda assuntos importantes e que muitos ignoram.
Uma rosa no concreto, faz uma crítica sobre como é a situação das pessoas afetadas pela desigualdade social e os perigos que rodeiam quem vive diante da violência.
Achei esse livro incrível, e recomendo mto!!!

Mari BT 25/09/2023

+1 ??
Angie Thomas sabe trazer assuntos importantes e que não damos tanta importância como ninguém. Uma rosa no concreto traz a tona um mundo em que só quem vive ali sabe realmente o quão complicado as coisas mais simples podem se tornar. Mas que, ao mesmo tempo, é possível rosas florescerem no concreto, é possível ver luz e leveza nas adversidades da vida. É lindo ver a evolução dos personagens e a busca por se tornar alguém melhor, não só por conta própria, mas pensando em mini pessoas que dependem tanto dos adultos (os próprios filhos).

Leh 01/09/2023

"Às vezes, o herói de uma pessoa é o vilão de outra"
Esse livro é incrível, traz muitos aprendizados e mostra a realidade de muitos jovens negros. O livro me mostrou que a gente sempre pode tentar ser melhor e evoluir, por mais que muitas pessoas não acreditem.

Mi Rubin 14/08/2023

Mais uma leitura necessária escrita por Angie.

Uma narrativa pesada e que nos coloca na posição de julgamento "será que faríamos diferente?".

Uma leitura muito válida para entendermos realidades que não nos cabem e entender também como o racismo estrutural precisa ser combatido por todos nós.

Angel 05/08/2023

Leitura necessária
. "Precisa encontrar seu ritmo. Não se engane, não vai ser fácil. Todo mundo vai ter uma opinião pra dar sobre como você faz as coisas. O que eu sempre te digo? Viver a vida baseado no que as outras pessoas acham... - Não é viver.

Maverick Carter pai de Starr em O ódio que você semeia sempre teve regras rígidas com seus filhos e nunca negou que já errou muito no passado e não quer que seus filhos passem pela mesma coisas e é esse passado que vemos em Uma rosa no Concreto.

Mav como é conhecido nas ruas, é filho de um ex lenda da gangue King Lords, e como filho ele acha que tem que continuar a fama de seu pai ao mesmo tempo que sabe que precisa ajudar a sua mãe, vendendo drogas para a gangue.

. "O Garden tira alguém de todo mundo, e mesmo assim o defendemos. Acho que é porque é tudo o que conhecemos" .

Quando descobre que é pai de um bebê de 3 meses sua vida muda drasticamente.

Ele perde sua namorada, perde seus tempo livre e precisa de muito mais dinheiro.

Mas como conciliar a vida de um pai com um bebê recenascido, escola, parar de vender drogas e mesmo assim conseguir dinheiro para criar seu filho e ajudar sua mãe?

. "A verdade é que sou um desses caras que acaba, no noticiário policial ou em um daqueles documentários que exibem na escola para mostrar o que não se deve fazer."

Mas as coisas ainda pioram e Mav se vê obrigado a cumprir com o código das gangues e tomar uma atitude.

. "Às vezes, o herói de uma pessoa é o vilão de outra, ou, no meu caso, o pai".

Maverick Carter teve uma vida difícil, foi afastado do pai muito cedo, se via pressionado por pessoas que diziam ser seus amigos a honrar o legado do seu pai e ser membro de uma grande, passou dificuldades e se viu obrigada a ajudar a mãe, que trabalhava muito.

E foi reflexivo ver como Mav debatia sobre o que fazer, sobre como superar e como crescer e sim, ver as consequências de seus atos.

"Você diz que é homem de verdade, então prove. Homens assumem o que fazem. Assuma as suas merdas" .

Eu simplesmente sou apaixonada pela abordagem da história de Um ódio que você semeia e ler esse livro que narra o passado de uma personagem forte, batalhador e exemplo de pai, foi uma experiência ímpar e precisava dividir com quem me acompanha.

"Para todas as rosas que brotam no concreto. Continuem florescendo" .

lavinão 02/08/2023

uma rosa no concreto
ai, gente, que história pesada ? eu gostei muito da leitura e achei muito legal toda a trama ser desenvolvida em um bairro relativamente pobre e de gangues. isso traz a realidade de algumas pessoas e é tão triste ver que, mesmo não querendo fazer parte de tudo isso, as pessoas se afetam de alguma forma.

além disso, também traz a questão de amadurecimento antes do tempo por questões familiares, a gravidez na adolescência, o abandono escolar, as consequências das escolhas. é incrível a forma verdadeira que a autora traz os fatos corriqueiros de quem é obrigado a viver neste meio.

eu amei a história, os personagens, a ambientação, as problemáticas, amei tudinho. fiquei com muito aperto no coração de algo ruim acontecer com mav, mas muito feliz com as decisões que ele tomou no final.

anigonsalves 02/08/2023

Foi um dos melhores livros que li.
A escrita é ótima, te envolve na história, que faz você não querer parar de ler. Além dos assuntos debatidos no livro.

Alessandra @talvez1livro 31/07/2023

PERFEITO!!!!
Estou com esse livro há algum tempo parado na estante, eu tava desejando muito ler, mas sempre deixava pra trás, até que ele me escolheu esses dias e não podia ser num momento mais perfeito!!!!

Mav é um adolescente de 17 anos que mora num bairro de periferia e está envolvido com a gangue local e com o tráfico de drogas, até que vê sua vida mudar de cabeça pra baixo quando descobre que é pai de um bebê de 3 meses!

A jornada dessa rosa brotando num concreto é a coisa mais linda desse mundo!

A escrita desse livro tá perfeita! Eu devorei ele (na medida do meu possível atualmente), eu fiquei com vontade de reler o ódio que você semeia pra lembrar das situações, das pessoas, porque tudo foi explicado nesse livro!

Eu amei demais mesmo! Que livro!!!! Ganhou meu coração!

Gabriela.Pereira 31/07/2023

Incrível
Eu comecei esse livro porque estava com saudade do universo de ?O Ódio Que Você Semeia? e por saber que se tratava da história do Maverick (pai da protagonista) e ele ter sido um dos personagens que eu mais gostei, me interessei mais ainda. A leitura é muito envolvente desde os primeiros capítulos, a autora teve o cuidado de dar um enredo pra cada um dos personagens, e eu adorei o estilo de escrita dela. A obra retrata temas como paternidade negra na adolescência, desigualdade social e encarceramento, mas a história não deixa de ser leve por isso, tem várias referências da cultura afro-americana, especialmente de hip hop e r&b. Eu amei esse livro, muito.

Rfgaugustin 18/07/2023

Lindo livro
Trata temas como amadurecimento, gravidez na adolescência, gangues e amizade.
Muito bom retomar os personagens de "O ódio que vc semeia".