Arquiteto & UBERnista

Arquiteto & UBERnista Sergio A. R. Pereira; prefácio Monja Coen

Resenhas - Arquiteto & UBERnista

Carolina Del Corso 11/09/2021

Através dos olhos do autor vamos fazer algumas viagens pela cidade de São Paulo e arredores e também por questões e posições sociais. Prontos para a nossa viagem?

Sérgio, formado em arquitetura e urbanismo (faculdade a qual cursou junto com meu pai), com boa fluência em inglês, mestrado na área de Arquitetura, com um currículo excelente não foi menos atingido pela crise que começou a emergir no país em 2014 e só piorou após o golpe de 2016.

Se vendo desempregado e sem renda, se viu como única opção de sustento ser motorista e aplicativo ou UBERnista como ele carinhosamente se autointitula.

Nessas viagens por aplicativo acabamos quase sempre conversando com o motorista e revelando muitos de nós.

Não seria diferente com o autor, que presenciou situações de machismo, racismo, abuso moral no trabalho, intolerância religiosa e tantas outras situações que nos são contadas em sua narrativa.

O caso que mais me marcou foi o do rapaz que chamou uma corrida pelo aplicativo para levar um gato resgatado da rua a um pet, para ser tratado e adotado, uma pessoa que nos aparenta ser um protetor animal e defensor da causa, mas ao ser questionado sobre sua opinião sobre a liberação a caça silvestre eis que a resposta me choca, dizendo-se ele a favor. Nesta situação claramente entendi que a sua proteção aos animais é apenas um poder para ele, brincar de Deus, pois ele decide quais espécies devem viver, quais devem morrer.

O autor nos prestigia com uma narrativa muito rica com conceitos arquitetônicos de prédios históricos além de sua forma de escrita na norma culta que tanto apreciei.

Este livro deve e merece ser lido por todos.