Colmeia de vidro

Colmeia de vidro Maikel Rosa

Resenhas - Colmeia de vidro

Roberta Pereira 16/04/2024

A história se passa em um futuro onde 90% da população da Terra morreu devido a um vírus, e o resto passou a viver em um único continente. A maioria vive em Superurbes - comunidades hexagonais altamente tecnológicas. Porém, uma pequena parcela que vive fora delas, por não aceitar o modelo de vida imposto.
Nesta realidade, uma empresa de biotecnologia foi capaz de criar uma cópia digital do cérebro, e assim tornar a pessoa "imortal". Mas pra isso ela precisa que alguém empreste seu corpo para abrigar temporariamente este cérebro virtual. Ah! E se tornar imortal é para bem poucos.
E partir daí se desenrola a história...
Porque no processo de transferência do cérebro digital do cara mais importante do mundo, um imortal de 666 anos, ocorreu um bug. E o seu receptor, seu transitório, não lembra de nada - nem de quem era antes, nem de quem deveria ser agora. E quando ele começa a lembrar se torna impossível parar de ler.
Mais uma vez o Maikel entrega uma história frenética, que te prende e te surpreende em vários momentos. Porque, é claro, que nem tudo é o que parece. Será que os imortais são tão dignos assim? Será que a vida na Colmeia é tão perfeita? Bem, é fato que alguém guarda rancor e que as coisas não são tão cabulosas como foram ensinadas;
Fora todo o sci-fi, a ação, os muitos plots, a distopia... Tem também um lado que te faz refletir sobre para onde caminha o ser humano e que faz de fato um ser consciente. A que vamos transcender? Em essência somos apenas memórias, vivência, não precisamos de fato de um corpo?
Destaque especial para o epílogo, que é super emocionante, me fez chorar, é musical, aquece o coração e te deixa feliz.
???

rookvalente 31/03/2024

NÃO TEM ROBÔS GIGANTES!
Bem... eu tentei achar algo de "negativo", né?

É uma história envolvente, com personagens sólidos, um dilema interessante, a premissa consistente, o enredo e as motivações muito bem encaixadas.

Uma história da qual eu dificilmente esquecerei!

Atila Jr. 04/11/2023

Sci-fi BR de primeira.
Descobri esse livro pesquisando Sci-fi no catálogo do K.U. e foi um dos melhores que li este ano!!

Mesmo o livro sendo curto ele é muito bem construído, especialmente o futuro proposto e como chegamos nele, algo entre utópico e distópico (se é que isso é possível kkk) e essa ambientação para mim foi o ponto alto. Os personagens tbm são bem construídos e a história tem vários bons plots.

Foi meu primeiro contato com o Autor e não será o último, com certeza lerei outras histórias dele.

Recomendadíssimo para que curte uma boa ficção científica.

Abduzindolivros 19/01/2023

Achei uma premissa bem interessante, fiquei super empolgada com a imaginação por trás da criação desse mundo futurista. Gostaria que algumas soluções para os obstáculos não fossem tão fáceis, mas talvez seja só ajustar a expectativa na hora de ler.

Nilsonln 28/10/2022

Frustração
Depois de ter gostado dos excelentes contos do autor: "Leon esteve aqui", "Rebanho" e "O Sono dos Justos", tive altas espectativas com a leitura de "Colmeia de vidro". Porém a leitura de "Colméia..." foi frustrante para mim. Achei a história bem confusa, não consegui me conectar, os personagens também achei muito sem interesse. Quê pena, mas para mim não funcionou. Vou ler os outros dois livros do autor para ver se melhora minha impressão.

analimajp 13/09/2022

Perfeição
? Estou eu aqui novamente para falar da genialidade do Maikel.
Se liga na viagem que foi essa história!

? Por volta de 2054 uns fanáticos que já tinham "aprontado" todas pelo mundo, deram a cartada final liberando um vírus de febre aftosa geneticamente modificado e que dizimou 90% da população mundial.

? Os sobreviventes migraram para o novo Continente e seguiu-se o processo de recomeçar.

? E assim surgiram as superurbes, comunidades altamente tecnológicas e que exibiam uma vida tão perfeita que era comparada a uma utopia. E toda essa tecnologia era comandada pela Neuroblink.

? Mas, sempre tem um 🤬 #$%!& que quer ferrar com tudo né?
E assim o líder dos exilados passou anos bolando um plano contra as superurbes. E como termina isso tudo? Só lendo pra descobrir.

? Esse livro sugou minha vida nas últimas 48horas. Eu sou fã demais da escrita do Maikel e já tinha lido e favoritado todos os livros dele e só faltava esse. Eu simplesmente nem sei como definir essa história.
Sabe quando você consegue criar toda a cena na sua cabeça? Era mais ou menos isso que acontecia comigo enquanto eu lia Colmeia.
O ritmo do livro é frenético, os personagens são extremamente bem desenvolvidos e eu só queria uma amiga tipo a Kali (que personagem apaixonante).

? Finalizo indicando infinitamente essa leitura que da mesma forma dos outros livros do Maikel, foi favoritadassa. E nem venham me perguntar qual o meu livro favorito desse moço pq não tem como escolher apenas um.
Obrigado por mais uma experiência de leitura incrível Maike ??

@_paralivreando_ 04/06/2022

Será tão doce quanto o mel?
"...O que nos torna realmente vivos?
...o puro desejo de existir."

Um livro para causar arrepios, quer de medo e perturbação como de emoção. Que final mais lindo!!!

Colmeia de Vidro desperta aquela sensação do não saber o que esperar do futuro, e o pior, de termos a certeza de que nem tudo seria tão impossível assim de acontecer.
Principalmente a loucura e os ideais do grupo que se intitulava como Cavaleiros de Jesus.

Nesse livro, a humanidade novamente é ameaçada de extinção e a imortalidade através da duplicação do cérebro humano parece ter sido a solução mais adequada.
Bem, isso para quem tem recursos financeiros, pois quem não tem, serviriam apenas como cascas para os ricos.

E como sempre, existem os rebeldes, e nesse caso farão de tudo para impedir que essa imortalidade continue, pois os que vivem dentro da colmeia podem estar sendo controlados pelos imortais sem nem mesmo perceberem. Ou seria o inverso?

"Tem noção da repercussão que isso vai ter pelo Continente? Você praticamente fez um deus pedir pra que os humanos questionassem o divino!"

Para Kali, Linda e os transitórios, a vida estava caminhando como deveria ser. Para Isac, uma bagunça já que não se lembrava de nada. Para Klein e Solo, os planos corriam tão bem quanto o amor entre eles. E para Mesz e Sarx, só o fim é quem irá nos dar a resposta. Então, ler Colmeia de Vidro é mais do que uma opção!!!

Mais uma vez somos desafiados a refletir mais um pouco sobre a raça humana. O que realmente a imortalidade significa? O quanto os humanos ainda serão falhos com a natureza? O quanto somos merecedores da vida que temos? Para essas e mais reflexões, ler Colmeia de Vidro é mais do que uma opção!!!

Carlos H. F. Gomes 29/11/2021

Livraço
Dentro de um futuro bem possível, a vida é vivida quase que em sua totalidade no mundo virtual. Veja bem: na data de hoje ainda se discute se isso é saudável ou não, de acordo com o que se tem ainda disponível ao redor aqui e agora. Onde a nossa sociedade exerce suas funções, onde possa socializar e gozar do direito de ir e vir no modo presencial.
E essa discussão ainda não contempla com o devido respeito o quando hoje as redes sociais unem virtualmente pessoas em momentos importantes, com potencial real de passar também ao encontro presencial.
Pois bem, vamos lá para o Século XXVII, em que há potencial para isso tudo também, mas e aí?
A leitura de Colméia de Vidro é tão phoda a ponto de te levar a questionar o que fazer com uma liberdade que nos faz sonhar aqui, mas soa como inútil àquelas pessoas, daquela época, daquela sociedade, daquele modo de viver.
E aí surge um pretenso libertador, personagem construído como a pessoa certa para salvar o mundo de um fantasma: o controle virtual das pessoas e, pqp, isso é assustador! Sua plataforma de reforma me seduziu deveras.
Me seduziu aqui no meu Século capenga, sem aquela utópica Colméia de Vidro que provê às pessoas o que precisam para "sobreviver".
Caramba, a inconformidade com o que se tem, o ímpeto eterno de lutar, a falta de capacidade de desfrutar algo bom para si por um longo período, enfim, a vocação para ser infeliz que parece parte do DNA, impera sempre e sempre e sempre e sempre, inclusive lá no Século XXVII. Eu disse Sé-[*****]-lo Vin-te e Se-te!
Só que o Maikel Rosa é cara! Mano, você precisa ler Colméia de Vidro sem falta!
Existe um “caminho do meio”, uma força humana impossível de segurar que abre a possibilidade de um futuro que simplesmente (no sentido de simples mesmo) reúna o melhor de dois ou mais mundos, melhorando assim o que já está feito.
Daora né! Então quando falo que o Maikel Rosa é um dos grandes nomes da Ficção Científica Brasileira na atualidade, é disso que estou falando.

Aelita Lear 11/11/2021

O que nós somos?
Somos memórias. É a conclusão enigmática que chegamos ao ler essa obra prima da ficção científica. Com diversos elementos que adoro em livros assim, como manipulação genética e tecnologia tomando conta da civilização, somos levados a uma verdadeira Colmeia de vidro.
Com personagens tocantes e com uma história muito bem estruturada, conhecemos um Brasil totalmente futurista e pós apocalíptico recuperado e repleto de novidades.
O que mais amei nesse livro são os extensos questionamentos, como a questão de como somos feitos, como seria se fôssemos seres imortais e, o mais sensacional de tudo, o autor consegue trazer inúmeras colocações LGBTQIA+ na história, de forma que somos inseridos no assunto e nem percebemos.
Por fim, quero recomendar demais esse livro, mas principalmente para quem leu e amou Carbono alterado (esse aqui é BEM melhor) e Starters, um dos meus livros favoritos da vida (não que esse também não tenha entrado para a lista hehe).
Cristian 11/11/2021minha estante
Fiquei curioso. Parece uma tese filosófica de Henri Bergson de fundo nessa ideia de "somos memória", no livro dele chamado "Matéria e Memória". :)

Aelita Lear 16/11/2021minha estante
Uia, que demais! Vale a pena a leitura desse viu... super recomendo os livros desse escritor.

Jeferson.Gomes 20/10/2021

UM FUTURO QUE NÃO MUDOU.
As Catástrofes e Pandemias que assolam o mundo vai convencer o que não mais sobrou da humanidade. Tragédias e Genocídios serão a nova política de transformação do que nunca se inovou - a Ganância.

Todos estarão isolados no "conforto" do Negacionismo quando a massa estiver sob o controle de seus prazeres e condições.

A colmeia prende a todos como uma manada programada e "serviçal". A parede de vidro é uma fina espessura que separa os conscientes dos "didáticos" acostumados à obediência.

As pessoas fogem de suas realidades através de sonhos e negação de sua existência. A nova realidade permitirá e potencializará o que não é real em uma programação simuladora da vida ideal.

Não haverá questionamentos aonde o todo é tudo. Os que estão no poder não deixaram seu objetivo e nem pretendem mudar o que lhe foi favorável.

A passagem dos séculos é o tempo para aprimorar o que não foi modificado. A desigualdade não é assunto quando as portas estão abertas. O processo classificará sua aptidão sem olhar sua necessidade.

A fantasia o guiará, mas só o amor ganhará cores e consistência. O amor banalizado pela religião e sistema não se corromperá, será armazenado ou se destruirá.

As memórias fortalecem a essência em suas diversas possibilidades.

Um livro incrível de um futuro que nada mudou.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Vinicius.Canabarro 10/09/2021

Mais uma obra de arte escrita pelo Maikel Rosa
Quando fui chamado pelo Maikel Rosa para fazer a leitura beta desse livro, fiquei extremamente animado e logo criei uma expectativa enorme em relação ao mundo que me seria apresentado, afinal de contas, o cara é um mestre em escrever thrillers de ficção científica que prendem e emocionam. E eu estava certo!

O enredo se passa no século XXVII e segue um homem que acorda com amnésia após ter passado por um experimento misterioso. Conforme caminhamos com ele em busca de descobrir o que lhe aconteceu, nos deparamos com diversos personagens marcantes e com reviravoltas que são capazes de tirar o folego até mesmo do leitor mais frio!

Como fundo, Maikel criou uma cidade utópica e profundamente tecnológica desenvolvida em formato de colmeias, e que foi construída após eventos que diminuíram drasticamente a população. A cidade e o seu meio de subsistência foi capaz de acabar com a fome e diversas doenças e isso fez com que seus idealizadores fossem vistos como deuses. Mas... será que todos são realmente felizes? Pontos de vistas são cruciais nesse livro: principalmente para você entender se tudo aquilo é de fato uma utopia, ou uma distopia disfarçada.

Maikel tem um domínio magnífico da escrita e, com isso, o controle dos destinos de seus personagens. Como em A Vespa Esmeralda, ele trabalha bastante com o que “ainda não foi dito” e entrega as informações na medida certa. Perdi as contas de quantas vezes fiquei maluco e quis devorar o próximo capítulo. Minha ansiedade estava a mil por hora! Hahahaha
É difícil fechar o livro e simplesmente deixar para ler mais um pouco outro dia: você se pega remoendo coisas de seus personagens favoritos... tentando desvendar os mistérios que pairam no ar.
E o final? Nossa... que final!!! Fiquei emocionado com a beleza daquela cena!

Parabens, Maikel! Um dos livros meus favoritos!!!

site: https://www.instagram.com/vinicanabarro