A Alma da Ciência

A Alma da Ciência Nancy Pearcey

Resenhas - A Alma da Ciência

Jonatas 28/04/2016

História, ciências e apologética
Com uma divisão claramente delimitada, a autora explorou a filosofia, a história, as revoluções científicas, a biologia, a matemática, a física e por fim, a química.
De princípio, o principal objetivo do livro foi de destruir a ideia de que a ciência e o Cristianismo são incompatíveis. Repleta de citações históricas, a autora explorou o idealismo histórico e buscou mostrar que basicamente todo cientista e escolas do conhecimento tiveram, têm e são influenciados por suas bases filosóficas, sejam ela Cristãs ou céticas. Assim, em um grande passeio pela história e citações, a autora desvinculou, com competência, a ideia de que a religião era ou é contrária à ciência.
O livro também explorou, no ramo da filosofia, as duas principais tradições de pensamento que seguiram por boa parte de nossa história e ecoam até os dias de hoje: A visão Aristotélica e a visão Neoplatônica. Assim, a escritora destrinchou suas consequências, motivações e variâncias dentro da história, tendo-as vinculados com o reducionismo, o mecanicismo, o idealismo, ceticismo e várias outras linhas de pensamento.
Dentro das ciências naturais, a autora deixou bem fixa a sua estruturação, que de forma simples se repetiu em toda as abordagens: Fundamentos da ciência, início da ciência, revolução da ciência, vínculo da ciência com as linhas de pensamento, mudanças no pensamento da ciência, como a ciência se comporta no dia de hoje e uma abordagem-resumo final. Estrutura essa que foi utilizada para a matemática, física, biologia e química, com uma abordagens que compartilharam o mais imparcial conhecimento com uma linguagem simples, instrutiva e acessível.
Vindo de Nancy R. Pearcey e Charles B. Thaxton, no entanto, o livro não poderia ser finalizado de forma diferente: Uma defesa fiel e científica da teoria do Design Inteligente. Pegando o gancho da química/biologia - último assunto tratado - os autores interligaram o tema da teoria da informação e argumentos pró-criacionismo. Nesse sentido, também não deixo críticas em relação à abordagem ao tema: Impecável, linguagem simples e bem estruturada, argumentativamente falando.
Dessa forma, temos um ótimo livro que vai da filosofia, passa pelas ciências e chega até a apologética. Assim, faço das palavras do Dr. David Shotton, do departamento de zoologia de Oxford - que vieram na sinopse do livro - as minhas: "Um livro que deveria ser lido por todos os cristãos que pensam". Mas acrescento, é um livro que deveria ser lido por todos, independentemente de suas posições ideológicas.

site: www.jonatando.blogspot.com