Noiva entre Túmulos

Resenhas - Noiva entre Túmulos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Emile.Darcy 07/12/2023

Ótima leitura para uma sexta-feira 13
Escrita excelente, ambientação incrível e desenvolvimento formidável. Confesso que peguei qual era a reviravolta desde o que houve com nossa protagonista, mas ainda assim foi muito bom acompanhar a grande revelação. O final abrupto me soou estranho no inicio, porém não tinha como ser de outra forma.

carol 09/11/2023

A escrita da autora me encanta, tanto quanto essa história, comecei o livro sem muitas expectativas, mas fui me surpreendendo cada vez mais, não tenho palavras pra descrever o que senti lendo, a personagem principal muitas vezes é irritante e impulsiva, mas no final vc compreende todas as suas ações.
Uma leitura que te prende e não dá vontade de parar de ler.

clara2084 05/11/2023

Simplesmente não tenho palavras.
"Noiva entre Túmulos" é uma história triste, melancólica e que te deixa de cabelos em pé.
Você se estressa as vezes com a personagem principal, mas com o tempo entende sua história e só consegue sentir tristeza e pena.
Maravilhoso, ainda estou em completo choque!

Camila 30/10/2023

"E depois de todas as conclusões sobre a fina mortalha que separava a vida e a morte, seu único desejo foi que, um dia, as pessoas pudessem temer, correr e se esconder. Dela."

Eu não poderia começar essa resenha de outra forma que não elogiando a escrita da autora. Desde as primeiras páginas a história me ganhou por completo. Com uma escrita impecável e uma ambientação que te faz sentir como se estivesse percorrendo as ruas do Bonfim ao lado de Amélia, Noiva entre túmulos se tornou um achado maravilhoso durante minhas leituras temáticas de Outubro.

Muito além de uma história de horror, o livro nos apresenta uma reflexão muito forte das dores diárias que o fato de ser uma mulher na década de 40 proporcionava. Alguns capítulos foram muito doloridos de se ler quando vistos por essa ótica. Aliás, o livro contém gatilhos com cenas bem gráficas de temas sensíveis. Recomendo conferir a nota da autora antes de se aventurar na leitura.

Nicollyzzzz. 24/10/2023

Leitura pesada e envolvente
No início achei que seria apenas um conto simples sobre a lenda, mas não é NADA disso. A história é muito pesada, e a escrita impecável conseguiu me passar cada emoção da personagem, fazia tempo que uma história me fazia sentir tanta raiva e tristeza.
Achei toda a fantasia (?) dos temporários muito criativa, a segunda parte do livro me envolveu ainda mais que a primeira.
Foi uma leitura incrível, queria esquecer pra ler tudo de novo e ser surpreendida novamente.

Thais380 16/10/2023

Resenha ?
Livro: Noiva entre túmulos
Autor: Paloma Bernadino Braga
Páginas: 247

?Para todas que sofreram, sofrem ou sofrerão simplesmente por serem mulheres?

Dona de uma beleza surreal, Amélia é o tipo de mulher que arranca suspiros por onde passa. Mas a vida dessa mulher não é fácil, além de sofrer agr3ssões em casa pelo seu irmão ainda está prometida a uma pessoa da qual não gosta.

Quando ela esbarra com um jornalista no bonde, a história começa a mudar, cheio de amor pra dar, Vicente chega bem sorrateiro até conquistar a confiança da moça. Com o passar do tempo ele não aguenta mais ver a sua amada sofrendo e faz uma proposta para que ela abandonasse tudo e fugisse com ele, só que ele não aparece no dia e nem na hora combinada, fazendo com que Amélia voltasse para casa tarde da noite e isso ocasionou na mort3 da nossa pobre Amélia.

O livro é dividido em 2 partes, na primeira a Amélia está viva e na 2 parte a Amélia está mort@ desejando v!ngança.

??Esse livro é inspirado na lenda urbana que tem em BH chamada ?A loira do Bonfim?

Um livro envolvente para quem gosta de horror/suspense, com uma leitura rápida e fluida, personagens cativantes e um plot que me surpreendeu (pq mesmo sendo uma leitura assídua de suspense eu nunca acerto o ass!no).

amamjx 02/10/2023

?Uma mulher não deve precisar de um homem para ser feliz.?
Vamos à resenha deste livro.
Amélia tem um espírito livre, mas, como muitas moças brasileiras do final da década de 40, encontra-se sufocada pelas obrigações de mulher ? está prestes a se casar contra a vontade e é uma vítima da agressividade dos irmãos.
Tudo muda quando ela se apaixona pelo jornalista Vicente, que a confunde com a loura fantasma do cemitério do Bonfim, dando início a uma história que irá abalar a cidade de Belo Horizonte.

Minha primeira história da autora, e confesso que gostei bastante. Paloma criou um mundo novo e bem desenvolvido de uma maneira instigante.
A escrita fluiu tão levemente que terminei em 3 dias (era para ter terminado em menos, mas me faltou tempo). O conto contém poucos personagens, por assim dizer, entretanto todos bem estruturados, o que me atraiu bastante. A ambientação em BH foi muito bem descrita juntamente com a personagem decidida e empoderada, e a trágica história me fez refletir sobre o quão difícil era ser uma mulher na década de 40.
Perto do fim vemos o quão bem pensado é o nome do livro, e a lição de moral nos faz repensar sobre como levamos a vida.

De pontos negativos tenho: fluiu lentamente perto do fim, e não me surpreendi com o plot final. Todavia, foi uma ótima leitura que valeu a pena!

Pedro 20/09/2023

Sensacional
Que livro foi este, meus amigos!
Incrível do início ao fim.
A escrita da Paloma é perfeita. Adorei a forma de apresentação de cada personagem e o desenvolvimento dos mesmos.
A escrita fluida atrelada a capítulos curtos cumpriu o papel de me fazer devorar esse livro. E a divisão em duas partes deixou tudo ainda melhor.
O fato de misturar terror, romance e crítica social deixou esse livro ainda mais incrível. E que final fenomenal esse livro teve. Simplesmente leiam!
Depois desse livro a Paloma já se tornou uma das minhas autoras favoritas de todos os tempos.

Marques 20/09/2023

Eita que tremi, mas ameiiii
Paloma Bernardinho Braga é o nome para o novo cenário da literatura de terror nacional. Suas descrições nas cenas de horror realmente me causaram sensações como se eu tivesse assistindo a um filme do gênero ou vivendo aquele momento (Deus me livre kkkk).

"Noiva entre túmulos" conta a história de uma lenda urbana de Belo Horizonte, como ela surgiu e comprova o porquê se tornou um mito. A Loura do Bonfim é f*da kkkkk Eu adoraria ser amiga dela! Inimiga, jamais.

Apesar de já ter uma ideia do que aconteceria no final - meu espírito de detetive não me deixa em paz -, a leitura foi extremamente prazerosa e descobrir que eu estava certa foi só a cereja do bolo.

Depois de "Noiva entre túmulos" quero conhecer o Bonfim e seu cemitério, a ponto de já estar procurando passagens para BH. A história é super envolvente, você não sente o tempo passar ao ler sobre Amélia, Vicente e companhia. Se você quer se envolver em uma história e não tem medo de fantasmas, esse é o livro para você!

jeeeh.carool 18/09/2023

Resenha e Opinião | @love_books2
[Resenha]:

Essa não é uma simples história de terror, mas sim de horror. Vamos nos deparar com momentos bem cruéis e com temas bastantes sensíveis.

Nesse livro iremos conhecer personagens incríveis e outros nem tanto. Então, vamos começar as apresentações.

Conhecemos a nossa protagonista Amélia, que é dona de uma beleza que arranca suspiros de qualquer homem que a veja, só que ela mesmo não se vê tão bela assim, não que ela seja boba a ponto de não se dar ao mérito, mas ao ponto de não achar que alguém irá se interessar por ela. Ela mora com os seus dois irmãos, Rogério, que nem irei apresentar a vocês, deixo esse desprazer para quando vocês lerem e Francisco, que é um coitado que não tem boca e nem atitude para nada, sofre maus bocados na mão de Rogério assim como Amélia.

Temos o Fernando, que é o noivo de Amélia e o desprazer chega a ser o mesmo que temos pelo Rogério, já que os dois são da mesma laia.

Mas não só de personagens deselegantes a história se completa (ou sim) rs, logo no início já somos apresentados a Vicente, um jornalista, boêmio e de uma lábia imensa, esse trabalha com Afonso, que não temos muito o que dizer, aparentemente parece ser um homem descente, lento, muito lento, mas descente. Esse não vê que sua secretária Isabela morre de amores por ele.

Na segunda parte iremos conhecer várioooooossss personagens fofos, como Carlos, Cristóvão e Dn. Lourdes. Não irei apresenta-los para não dar spoiler.

Tudo começa quando Vicente embarca em um bonde e vê Amélia, por estar um "pouco" bêbado ele não tem certeza de que ela seja real ou se é apenas um fantasma. Ao chegar no jornal no outro dia, ele conversa com Afonso e fala sobre a "fantasma" loura que ele viu no bonde. Como não anda tendo muitas notícias para cobrir, eles decidem escrever sobre essa "fantasma", assim nascendo o boato/lenda da Loura do Bonfim, que assombra os arredores do cemitério do Bonfim, onde assusta os homens com a sua beleza.

Vicente se vê deslumbrado por Amélia, passa os dias a espera de vê-la novamente, o que não demora muito a acontecer, já que ela não é um fantasma. Nessa segunda vez, ele está sóbrio e resolve se aproximar e conhecer a mulher que vem ocupando seus pensamentos. Ele usa todo o seu charme e sua laia e não demora até que Amélia se veja pensando nele com mais frequência do que deveria.

[Opinião]:
Eu adorei a leitura, assim que finalizei fiquei boquiaberta por um bom tempo e não posso deixar de registrar que NADA chega perto do que está pra acontecer.

A Paloma tem uma escrita maravilhosa e os capítulos são bem curtinhos, você vai lendo e lendo quando vê: bum, sentimento de vazio porque você devorou o livro.

isapoirot 18/09/2023

A loura do bonfim começou como uma fantasma viva.

eu achei essa história interessante demais. todos os personagens envolvidos foram bem trabalhados ali na história, várias situações complexas, tristes porém reais, deram sentido à narrativa.

eu adivinhei o culpado ? kkkkkk mas o livro não era exatamente um suspense, mas uma contação de história mesmo pra gente conhecer como surgiu a lenda da loura.

super recomendo!

driihbs 14/09/2023

2 Amélias
O livro possui 2 arcos com tons diferentes porém com escrita muito fluida em ambos. No primeiro Amélia nos mostra a realidade de uma época em que a mulher era muito mais oprimida e não tinha direito a ter uma voz e vemos como sua busca por liberdade acaba em um destino trágico.
Em um segundo momento vemos a protagonista já mais amargurada com tudo o que lhe acorrera e deixando de lado a personalidade submissa para se tornar mais "rebelde" e fazer o que realmente queria, indo atrás de vingança, ainda que isso quebrasse as regras da sociedade a qual ela passou a fazer parte.
Adorei que o livro tem referências a mitologia nacional e possui um plot que eu até desconfiei mas ainda assim fiquei surpresa com a motivação. Também nos traz uma reflexão sobre o pós-morte, luto e superação.

*A história pode trazer gatilhos relacionados a crimes violentos
e de cunho sexual

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6