Star Wars: Tempest Runner: The High Republic

Star Wars: Tempest Runner: The High Republic Cavan Scott

Resenhas - Star Wars: Tempest Runner: The High Republic

Xandy 30/01/2024

E eu continuo minha saga para consumir tudo sobre A Alta República. Agora segui para o primeiro audiodrama do título, onde conhecemos mais sobre a vida de Lourna Dee, uma das 3 Executoras da Tempestade dos Nihil. É bom ver mais do lado dos vilões e não ficar tudo centrado apenas nos Jedi.

Peterrsm 20/01/2024

É "Ok"
Até o momento havia lido apenas os três primeiros livros adultos da primeira fase e nem se compara a leitura dos que já havia lido). A experiência de ouvir o audio drama com certeza deve ter sido muito melhor, porque pelo livro eu leria apenas os 5 primeiros capítulos e os 5 últimos.

Ruan 09/04/2023

A Fodona (Lourna Dee)
Eu literalmente acabei de ler esse livro e eu estou besta, sem palavras e boquiaberto sobre essa história e sobre essa mulher q é a Lourna.
Demorei bastante pra terminar de ler esse livro pq eu tinha dado uma abandonada nele, pq eu nao tinha me conectado direito com a historia e tava dificil de conseguir me aprofundar bem nela, mas nesses ultimos 3 dias eu voltei com embalo (graças a sw celebration e seus anuncios) e li umas quase 500 pags nesses 3 dias.
A história contada pelo Cavan Scott ta simplesmente fenomenal, nao tenho palavras pra descrever o quao boa é essa historia, o jeito q ele escreveu a Lourna Dee e os outros protagonistas a sua volta estão sensacionais.
Se vc está lendo a alta república, esse livro merece o seu tempo

Ludmilla Silva 05/04/2022

"She will not go down without a fight"
Essa definitivamente não foi uma das minhas histórias favoritas de The High Republic. Vale lembrar que Tempest Runner foi lançado originalmente como um áudio drama, hoje já tem a versão escrita/roteirizada dessa história, contudo eu ouvi o áudio então minha resenha se baseia nele. Bom, como é uma história que não foi lançada no formato de livro e é complementar penso que perdeu muito das qualidades positivas de The High Republic. Cavan Scott é um ótimo autor, porém imagino que muitas de suas energias foram direcionadas aos livros principais e as histórias extras, como essa e as publicadas na revista Star Wars Insider, eram mais uma espécie de easter eggs para os leitores, algo com menos elaboração.

Tempest Runner é o livro que acompanha a história de Lourna Dee, uma das principais lideranças dos Nihils. O livro então se reveza entre o passado de Lourna – apresentando sua família e sua infância em Ryloth até a sua entrada nos Nihils – e o presente -- onde ela foi capturada pela República e se encontra em uma espécie de cadeia, assim ela tem que continuar tentando esconder sua verdadeira identidade da República e tentar sobreviver já que muitos de seus inimigos estão atrás dela.

Em relação ao áudio drama ele é bastante diferente do audiobook apresentando até uma qualidade superior, pois o audiobook é apenas a leitura do livro em áudio, sendo esse apenas um(a) narrador(a) e basicamente apenas a voz dessa pessoa. Em contraponto, o áudio drama é uma grande produção, quase como um filme em áudio, tem músicas, efeitos sonoros e trilha assim como um narrador para cada personagem. E como meu primeiro áudio drama eu achei esses fatos incríveis, contudo esse formato (pelo menos aqui) foi péssimo para o entendimento da narrativa.

Como a história se mescla entre o passado e o presente é extremamente confuso entender qual a linha temporal, principalmente porque só há a fala dos personagens e nenhuma indicação de cena ou temporalidade. Era meio que necessário decorar a voz de alguns personagens para entender o contexto e eu particularmente não me atentava a isso, muitas vezes a história já estava rolando há muito tempo e eu só entendia o que estava acontecendo no meio da cena. E isso foi péssimo para mim, pois me desconectou totalmente da narrativa. Tudo isso poderia ter sido resolvido com uma simples frase antes de cada parte, algo para indicar o tempo da história e os personagens que estavam falando. Dando uma olhada na versão roteirizada percebi que isso não é um problema, pois essas indicações existem, porém, no áudio drama ele não existe e para mim tal fato contribuiu 100% para eu não gostar tanto da história, justamente por ela causar tamanha confusão.

O livro por si só não é um desastre, tem várias partes interessantes, como, por exemplo, o passado da Lourna Dee: a infância dela em Ryloth e a traição que ela cometeu contra a família dela foi a melhor parte para mim - me lembrou um pouco a história da Hera em The Bad Batch - esse núcleo por si só foi surpreendente, revoltante e intrigante, se a história dela tivesse continuado nessa mesma linha o livro seria perfeito. O momento em que Lourna começa a participar dos Nihils e ganha a confiança do pai do Marchion Ro também é bem interessante. Em comparação, a história do presente (que tem maior visibilidade) é chata, confusa e cansativa. Os personagens e o cenário passam longe de ser cativantes.

A Lourna Dee por si só também não é uma personagem carismática e interessante no meu ponto de vista. Ela tem certa empatia por alguns personagens, mas em grande parte do tempo é uma personagem movida 100% pela sede por poder, influência e vingança. As motivações dela são questionáveis e fracas e eu não consegui me conectar com a personagem, tanto que eu estava torcendo pela morte dela nas HQs principais de The High Republic. Algo que, por exemplo, não aconteceu com a história de origem de Marchion Ro (na HQ 'Eye of the Storm') que é incrível.

De modo geral, se você é uma pessoa como eu que quer ler absolutamente tudo de The High Republic essa história pode até ser interessante para você, já que traz o passado de uma personagem relevante para The High Republic e vários easter eggs. Caso contrário, eu não recomendo, pois, não é uma história importante ou intrigante. Se eu tivesse lido o livro eu ficaria bastante frustrada por perder várias horas nessa história, mas como ouvi o áudio eu não fiquei tão chateada, pois, estava fazendo outras coisas enquanto ouvia. Para finalizar, não foi uma experiência muito agradável e eu espero que os próximos áudios dramas dessa era sejam melhores.
Bona Geek - Star Wars 22/07/2022minha estante
Eu achei as idas e vindas dentro da história confusa. Num livro ou filme é mais fácil perceber essas mudanças. Achei algumas interpretações um pouco exageradas também. Mas achei legal para conhecer mais da história da Lurna.

Ludmilla Silva 23/07/2022minha estante
Com certeza, concordo com você! Em um filme, ou até em um episódio de série talvez a história funcionaria melhor, mas ao mesmo tempo foi interessante entender melhor a personagem