Quem Mexeu No Meu Queijo?

Quem Mexeu No Meu Queijo? Spencer Johnson

Resenhas - Quem Mexeu no Meu Queijo?

Déa 28/05/2022

Um dos poucos livros de autoajuda que valeu a pena
Digamos que não tenho muita paciência para autoajuda, mas como o livro foi um presente, me propus a ler e não me arrependi. A parábola é espetacular e consegue nos estimular a persistir em nossos objetivos, mostrando que temos muito a perder se desistirmos de nós mesmos.
Gabriel Guterres 14/06/2022minha estante
Estou curioso para ler esse livro. Esse é um dos incontáveis livros que pretendo ler nessa vida.

Déa 15/06/2022minha estante
É uma leitura rápida e estimulante, vale muito a pena ler. Mas entendo que as prioridades de um leitor sempre apresentam variantes, e na lista as obras vão mudando de lugar, enquanto surgem mais e mais livros. Rsrsrs

Gabriel Guterres 15/06/2022minha estante
Verdade rsrs. Eu sou um leitor iniciante, fiquei muito tempo afundado nos livros da faculdade. E nesse momento minha lista de livros só faz crescer. Rsrs

Gabriel Guterres 15/06/2022minha estante
Eu estou mesmo interessado em conhecer novas perspectivas e furar a minha bolha. Ler é um hobby que estou gostando de ter. Espero ter sorte com isso. Exatamente pelo fato de ser estimulante.

Déa 15/06/2022minha estante
Com certeza você vai ter sorte com isso, mesmo que encontre livros decepcionantes ou que não sejam o que procura, sempre haverá um que vai te levar a um nirvana, ainda que o final esmague seu coração.

Thaiane Koppe 16/09/2021

Um livro necessário
A leitura desse livro te leva a pensar em várias áreas da sua vida e como as mudanças elas fazem parte do que é viver, eu amei as frases na parede e fiquei horas refletindo sobre elas, recomendo muito.

Nanda 01/04/2023

Gostei demais da forma como uma simples história pode fazer tanto sentido para nossas vidas. Um livro breve super gostoso de ler.

-LB 29/12/2021

Aprecie a mudança.
"Ele sabia que precisava adaptar-se mais rápido, porque se você não se adapta a tempo, talvez nunca venha a se adaptar.
Haw teve de admitir que o maior obstáculo à mudança está dentro de você mesmo, e que nada melhora até você mudar"

Helena 19/09/2021

"O que faria se não tivesse medo?"
Sobre a estética:

Consegui ler em uma tarde, as letras são grandes e a linguagem moderna; recomendo a leitura a qualquer um, até mesmo uma criança.

Sobre a história:

Há frases e ações que precisamos levar para a nossa vida, como, analisar a mudança, ter confiança, pensamentos positivos e seguir em frente.

Mas o que me passou como choque de realidade foi:
"Ele achou que se encontrasse Hem poderia lhe mostrar como sair da situação desagradável em que se encontrava. Mas Haw se deu conta de que já tentara fazer o amigo mudar. Hem tinha de encontrar o seu próprio caminho".

Diante disso, agradeço aos autores e pessoas que me recomendara a ler. Obrigada!
Helena 21/09/2021minha estante
"O que faria se não tivesse medo?"
"Quando você vence o seu medo, sente-se livre"
"Nada melhora até você mudar"

Raysla1 28/10/2023

Muito top o livro e fica a pergunta: Do que precisamos abrir mão e o que é necessário para seguir em frente?

katyane.alves.12 06/07/2021

O livro conta a história de quatro personagens, dois ratos e dois duendes, que vivem em um labirinto, numa eterna busca por um queijo. Os ratos retratam as várias faces que nós seres humanos possuímos, como somos diferentes e reagimos (ou não) às mudanças.
O queijo representa aquilo que se quer e o labirinto representa as dificuldades que enfrentadas para conseguir o que quer.
Esta é uma pequena fábula sobre a forma como as pessoas lidam com a mudança, algo que intuitivamente tentamos evitar ou minimizar, porém mudanças ocorrem e são inevitáveis.

Lari 25/07/2021

" Quem mexeu no meu queijo?" é aqueles livros que em 30 min você termina, porém, que te faz pensar e chega a refletir em sua vida. Hoje, em uma pandemia e desempregada, vejo que sou o Haw, que não curti muito mudança, que reclamou dela, mas que no fim aceitou e percebeu que as mudanças, mesmo que as vezes difíceis, podem ser boas. Nada é por acaso, tudo tem seu propósito.

IuryCN 26/07/2021

Resumo
- Identifique o Que Traz Conforto e Segurança
Qual é o seu queijo? O que gera segurança e conforto para você? Onde você se apoia? O que você toma como certo na vida?

- Fique Atento às Mudanças
Quanto mais atento você se mantiver para as mudanças, menos elas irão impactar e abalar você.

- Aceite os Reveses
Quando acontecerem mudanças na sua vida que tirem de você a sua fonte de segurança, aceite-as. Abra mão daquilo que você perdeu, porque se agarrar ao passado é sinônimo de se privar do futuro. Ao invés de ficar preso no que passou, pense no que você pode fazer para melhorar a sua situação.

- Busque Novos Horizontes
O único jeito de superar as perdas é olhando para frente, portanto, elabore novos planos e saia do lugar.

- Supere o Medo
O fato é que o medo é uma grande causa de paralisação. E acaba se tornando uma desculpa para que você permaneça na zona de conforto. Então, primeiramente, perceba o medo, saiba que ele existe. Em seguida, aceite o medo e se pergunte se ele realmente é tão ruim assim. Qual é a pior coisa que pode ocorrer? O que você faria se essa pior coisa acontecesse? Previna-se da melhor forma que você puder e siga em frente.

- Não se Abale Com a Solidão
A verdade é que quando você começar a procurar por aquilo que quer é normal que você se distancie daqueles que não compartilham da sua busca.Nessas horas, fique tranquilo, esteja ciente de que isso faz parte do processo.

- Defina O Seu Objetivo
Como disse Lewis Carroll: ?Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.? Portanto, ter um objetivo a seguir não traz apenas esperança, mas deixa você mais atento para perceber as pistas que apontam o melhor caminho e gera mais embalo.

- Ria de Si Mesmo
Dê alguns passos para trás e enxergue o panorama completo. Ria dos seus defeitos. Essa é a melhor maneira para assumir os seus erros e mudá-los.

- Fracassos Virão
Os fracassos são naturais. Os sucessos instantâneos são raros. Quando aprende com os seus tropeços e desilusões, você se prepara cada vez mais para chegar aonde quer.

- Experimente o Novo
Quando você se agarra ao que já tem, ao comum, você se fecha para o novo. Como você saberá se não existe alguma coisa melhor por aí, se você não se dá ao menos a chance de experimentar?

- Encontre Satisfação no Caminho
Se, enquanto percorre o sucesso, você se esquecer de aproveitar cada passo da caminhada, é provável que você esteja indo para o lugar errado.

- Entenda as Suas Crenças e Mantenha a Mente Aberta
Quando você limita as suas crenças, limita o seu próprio desenvolvimento. Tome muito cuidado com aquilo que você acredita, porque é provável que isso se ajuste as suas percepções de mundo para que você obtenha a comprovação. Treinar a capacidade de receber novos estímulos sem recusá-los, procurando entendê-los para avaliar com transparência se fazem sentido ou não, é o único jeito de crescer.

- Compartilhe o Que Sabe
Ao repetir os seus aprendizados, você nunca mais irá esquecê-los. E sustentando a reflexão, pode ainda descobrir novas associações.

- Persista
Depois de andar muito, refletir e amadurecer, Haw finalmente conseguiu encontrar o Posto N, abarrotado de queijo. Na sua vida, é preciso persistir, portanto, jamais desista.

- Simplifique
Mesmo que o cérebro dos duendes fosse maravilhoso, permitindo que realizassem façanhas que os ratos jamais imaginariam, ele também era responsável por criar várias barreiras. Existia algo que os ratos faziam melhor, justamente por não pensarem de forma complexa: simplificar as coisas.

Amanda 22/06/2021

5/5
Gente, sério: todo mundo precisa ler esse livro. Esse livrinho curtíssimo e simples usa a metáfora pra falar de medo de mudanças de uma forma leve, te fazendo se identificar com pelo menos 1 dos personagens e refletir sobre sua vida e comportamento. Eu achei ótimo que tem uma mini discussão no final que te ajuda a aplicar a reflexão a diferentes cenários da sua vida. Mudanças ocorrem o tempo todo né, é inerente à vida e ao ser humano e, de certa forma, o "sucesso" em diferentes áreas da vida acaba também sendo um reflexo de como lidamos com elas. Afinal, "se você não mudar, pode acabar extinto".

Esse livro é inspirador e te faz refletir sobre qual personagem você é e em qual você quer se espelhar. Achei maravilhoso.

Ynara 27/01/2012

superestimado...
esperava mais, não sei explicar.
sol 06/03/2012minha estante
Não me atraiu como o livro A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS.

Aline 24/11/2013minha estante
Pelo menos é um livro fácil de ler!