Dê Adeus ao Excesso

Dê Adeus ao Excesso Fumio Sasaki

Resenhas -

Nirley 28/02/2024

Dê adeus ao excesso
Esse livro é muito bom, e eu pretendo reler e reler...estou tentando me livrar do excesso e ser uma minimalista, logo esse livro foi de grande ajuda.

Tanto 01/12/2023

Livro simples, direto ao ponto
Um livro simples, bem direto ao ponto, o autor não necessariamente está interessado em te ensinar algo, mas em falar o que ele aprendeu, independente de julgamentos ou de você concordar ou não. Achei bem legal, é bem curtinho também, mesmo que você não concorde com o autor, ele tem muito a te ensinar.

37evertonn 03/11/2023

Livro de um minimalista extremista, que é muito radical. Deu pra se inspirar e pegar algumas coisas, mas sem ser exagerado como ele. Bom livro.

Clébio 05/09/2023

Primeiro livro sobre minimalismo
Primeiro livro que leio sobre minimalismo. Antes só havia lido sobre o assunto na internet em páginas e visto alguns vídeos sobre o tema.

Para o meu primeiro livro, ele me trouxe uma visão sobre o modo de vida de um minimalista e como o processo de desapegar das coisas ocorre. Isto abriu a minha cabeça e me fez entender melhor esse estilo de vida.

Andreza 22/07/2023

Minimalismo
Este livro eu li como um lembrete, pois já tinha lido bastante sobre o assunto e o livro em si não me trouxe nenhuma grande novidade, o autor fala sobre como sua vida mudou com o minimalismo, mas ao mesmo tempo parece que não mudou tanta coisa o que traz a gente para a realidade que o minimalismo é realmente se livrar dos excessos e ter mais tempo, espaço, menos necessidade de consumir, enfim, o que pode aumentar nossa calma, nossa tranqulidade, mas isso não fez dele um cara super bem sucedido nem nada, então o minimalismo por si só é uma faxina, não um milagre. Acredito que seja um livro para ler com a mente bem aberta, consciente de que o livro não é um manual, o autor falou das suas experiências e como foi para ele se tornar minimalista, e o que é o minimalismo na opinião dele, então quem for ler deve ver o que se aplica a sua realidade e o que não se aplica pode ser deletado. Recomendo a leitura para quem está começando a estudar sobre o tema.

Kelly 04/07/2023

Ele é mais teórico que prático. E foi justamente por isso que eu gostei. Ele mexe com a mentalidade de minimalismo, o porquê fazer isso. Muito boa leitura.

Thiago.Santos 17/06/2023

O minimalismo e sua essência, mas nada aprofundado
Esse livro é uma ótima porta de entrada para aprender a minimizar e cultivar essa habilidade, nele há várias quebras de expectativas que possamos ter sobre o tema por nos apresentar a essência do que é ser alguém minimalista, uma delas é que o minimalismo não é o fim, mesmo parecendo, ele é um meio, uma ferramenta que pode ser usada em outras áreas de nossas vidas, além de ser personalizável, o seu minimalismo. Portanto nessa obra nós é ensinado a respeitar a quem não é minimizador e mostrando também que em muitas vezes deixamos as coisas nos controlarem. Para quem procura se aprofundar no tema e já leu livros e livros sobre o assunto não recomendaria, você irá ler mais do mesmo. A habilidade do autor de introduzir conceitos importantíssimos do bom uso das coisas, mesmo em momentos tendo uma puxação de “sardinha”, para a apple ou para o extremo do minimalismo, vale o estudo, recomendo lê-lo e ir minimizando, assim como toda habilidade vai ficando mais fácil dar adeus aos excessos, pois é perceptível a mudança causada de maneira proporcional na sua vida, recomendo também assistir a vídeos do próprio Fumio no youtube, ficando mais completo pensar e agir a respeito. Bom é isso, desejo um bom proveito.

Danielle369 23/05/2023

"O minimalismo é um método e um início".
Gostei de algumas propostas porém outras eram bem extremistas, sem falar na idolatria dele pela apple (que foi um saco). No geral achei o livro mais do mesmo, acredito que por eu já conhecer desse mundo não absorvi muita coisa, mas pode funcionar para um iniciante.

iamwelky 16/05/2023

Já fez a lição de casa?
Sem sombra de dúvidas um dos livros mais didáticos que já li. Consegui absorver tão bem o tema que comecei a promover o minimalismo dentro da minha casa e da minha vida. Óbvio que tudo é um processo e precisa ser estudado e adaptado, mas com as dicas e os ensinamentos que este livro me trouxe, pretendo explorar cada vez mais desse universo simples e leve, para trazer isso para o meu dia a dia.

eumoiseslima 15/04/2023

O retrato de um minimalista
Leitura simples e muito proveitosa. Tirando a idolatria pela Apple que pode parecer para muitos algo besta e dispensável a exposição, Sasaki busca criar conexões pequenas, exercícios constantes, entre o minimalismo e a felicidade narrando sua própria experiência e ideias. Realmente em tempos atuais o minimalismo se faz muito necessário!

Síntique 01/02/2023

Necessário
Eu sou uma consumista de plantão, sempre organizando e destralhando meus espaços , e nunca satisfeita com o que tenho ou com o caos de coisas acumuladas. Esse livro foi muito necessário e pertinente, não só pra mim, mas para essa nossa sociedade fútil e corrida. Ele ensina a ser grato, a ter menos e aproveitar mais, a se libertar de estigmas e pressões sociais, e simplesmente viver uma vida com significado e tranquilidade. Adorei, e espero conseguir implementar de verdade (já comecei) na minha vida. Recomendo demais!

Carlota 25/01/2023

Um pezinho no extremismo
Já li e assisti outros títulos relacionados ao minimalismo, mas nenhum foi tão extremista como esse. O livro fala da experiência do autor ao adentrar de cabeça no minimalismo e como faz diferença na vida dele.

Para quem nunca teve contato com o assunto este livro não é recomendado. Pode dar a impressão de que você tem obrigatoriedade de não ter absolutamente nada para ser minimalista. E isso não é uma verdade. Chances são que o leitor desista de se aventurar no minimalismo.

Comece com outros títulos e outros autores como Joshua Becker.

No geral, não há grandes novidades para quem já está familiarizado com o assunto.

Julia4422 23/01/2023

Você realmente precisa de tudo o que tem?
Leitura boa pra início de ano, não virei uma minimalista mas abri meus olhos pra muitas coisas que eu nunca realmente parei para pensar antes. Vou levar os bons ensinamentos desse livro pra vida.

Mariane.Guerra 27/11/2022

A liberdade em desapegar !
Entre as diversas explicações, pode se entender Minimalismo por :
? simplificar a vida eliminando os excessos e mantendo apenas o que é essencial.?

?É um desejo de viver com menos?.

No livro - Dê adeus ao excesso o autor propõe um passo a passo de como aderir a este estilo e ensina a ressignificar o sentimento de posse , organizar a vida, abrir mão dos excessos que entulham o dia a dia e, assim, ter mais foco no que realmente importa. A ideia é que ao se desfazer dos excessos, nos tornamos mais livres. Convido a reflexão!

Vitor 12/11/2022

Querendo me mudar pra dentro do livro
Adorei o jeito que foi escrito e a crueza que a casa e os cômodos foram apresentados. Parecia que eu estava vendo um vídeo no youtube sobre minimalismo, e eu gostei !