Dê Adeus ao Excesso

Dê Adeus ao Excesso Fumio Sasaki

Resenhas -

Dudi 13/11/2021

Minimalismo "japonês"
Eu já li outros livros sobre minimalismo, já pesquisei bastante sobre o assunto e acompanho várias pessoas adeptas a essa filosofia de vida. Por conta disso, esse livro acabou sendo um pouco "repetitivo" e básico. Acredito que para quem não conhece nada do assunto, ele seja um pouco mais interessante e funcione como um norte, para mim, que já sabia do assunto foi só "mais do mesmo".
Achei que por ser o minimalismo "japonês", haveria algo de diferente de algum outro minimalismo, mas não há nada. Provavelmente, foi apenas uma jogada de marketing para a venda do livro. Também achei que o autor é muito repetitivo em alguns pontos (fiquem preparados para ouvir o quanto ele gosta dos produtos da apple) e um pouco "exagerado" em outros.
Como um cara que se livrou de tudo pode ser exagerado? Bem, eu acho que ele tem muitas certezas do que é o minimalismo e como ele deve ser aplicado. Então, quando ele diz: minha casa é toda em tons de branco, cinza e madeira, e essas são cores boas e calmantes; ele faz parecer que essa é uma "regra" para ser minimalista. Eu acho um pouco demais você orientar as cores de decoração de uma casa minimalista. Acho que você pode gostar de cores, ter um ambiente vibrante e ser minimalista.
Juliana.Andrade 17/12/2021minha estante
Concordo ??

Thais 07/01/2022minha estante
Mas todo livro de minimalismo fala sobre a mesma coisa porque é algo simples, que não tem muito segredo. O que muda mesmo é o ponto de vista de cada um que escreve, e neste livro não foi diferente.

Mery 18/01/2022minha estante
Concordo com sua opinião!

Sweetdaemon 31/03/2022minha estante
na Amazon eu vi este livro por 500 conto, e no youtube achei um audiobook de 4H de graça ;-;

Sweetdaemon 31/03/2022minha estante
ele fala muito da Apple pq essa empresa tem design minimalista no software de seus produtos, e isso deixa o cidadão minimalista mais ''aesthetic''

Trianon 24/05/2022minha estante
Oi! Qual livro de minimalismo vc recomenda? :)

Dudi 23/01/2023minha estante
Eu gostei muito do livro "The minimalist", foi o primeiro que eu li. Na Netflix tem um documentário do mesmo nome sobre os autores e como eles acabam nessa filosofia de vida. Eu li ele em inglês tem mtos anos, não sei se já lançaram uma versão em português.

Rodrigo 18/03/2024minha estante
Ótimo comentario. Senti o mesmo ao ler.

mile e uns livros 18/02/2022

Para quem gosta do assunto, é bem relevante. Ele é um dos casos extremos de minimalismo, não acho saudável,o equilíbrio é tudo, é a chave da constância.

Tânia 09/01/2022

O livro é uma conversa cheia de dicas boas para construirmos uma vida mais leve, presente e fluida. O autor relata sua experiência e achei inspirador. Já li outros livros sobre minimalismo mas esse foi o melhor por ser leve e direto.
Só achei que não há nada específico de "japonês" nesse minimalismo, além do autor ser japonês.

Veridiana.Teichmann 16/01/2022

Dicas simples de como aderir ao minimalismo e as vantagens de ter esse estilo de vida. Mais tempo, mais liberdade, menos preocupações.
NandoFisch 20/01/2022minha estante
Tô beeeem curioso pra ler esse!

Veridiana.Teichmann 24/01/2022minha estante
Ele é bem objetivo, gostei de ler

David William da Costa 16/01/2022

Um bom livro para quem está começando
Achei a segunda parte do livro melhor que a primeira, na segunda ele dá algumas dicas e conta algumas histórias que leva você a querer ou ao menos pensar em ser minimalista. Um bom livro principalmente para quem quer levar uma vida mais leve e não sabe por onde começar.

eumoiseslima 15/04/2023

O retrato de um minimalista
Leitura simples e muito proveitosa. Tirando a idolatria pela Apple que pode parecer para muitos algo besta e dispensável a exposição, Sasaki busca criar conexões pequenas, exercícios constantes, entre o minimalismo e a felicidade narrando sua própria experiência e ideias. Realmente em tempos atuais o minimalismo se faz muito necessário!

brunibbis 21/03/2022

Recomendo a leitura!
Oi livro é muito bom para quem quer aprender sobre o minimalismo.

Me fez enxergar as coisas de outra forma e o legal, é que ele explica que o minimalismo é você dar espaço e usar/ter o que realmente importa e o que é necessário. Faz a gente pensar sobre a forma que lidamos com as coisas que temos.

OBS: o livro poderia ter sido resumido pela metade, ele enrola demais e fala a mesma coisa varias vezes. E outra, o autor é um minimalista extremista, tem que pegar as dicas e peneirar um pouco. Exemplo: ele usa uma unica toalha pra tudo: banho, enxugar louça, tirar pó... achei meio nojento hehehe

Suel 14/01/2022

Leitura bem fluída!
Mais um livro excelente e "obrigatório" para refletir sobre o consumo desenfreado da sociedade. Apresenta uma nova possibilidade de viver uma vida com menos estresse e sem excessos em todos os sentidos! #minimalismo

jbueno2023 09/02/2022

De adeus ao excesso...
Muito inspiradora a maneira como o autor Fumio Sasaki fala da sua experiência antes e depois de se tornar minimalista: "Ao me livrar da quantidade de objetos que eu tinha, senti o contentamento verdadeiro com minha vida cotidiana. O simples ato de viver me traz alegria."

Sabrina 24/04/2022

Dicas boas
Como todo livro que leio para aprender sobre algo, eu pego aquilo que faz sentido pra mim.

Cada um tem uma experiência.

Em alguns pontos do livro, como outras pessoas já escreveram em suas resenhas, eu não concordo ou não faria como o autor.
Mas no geral é um ótimo livro e com dicas valiosas.

A parte que mais gostei foi onde falou sobre a felicidade.

"Sentir-se feliz em vez de se tornar feliz".

Indico!

37evertonn 03/11/2023

Livro de um minimalista extremista, que é muito radical. Deu pra se inspirar e pegar algumas coisas, mas sem ser exagerado como ele. Bom livro.

Vitor 12/11/2022

Querendo me mudar pra dentro do livro
Adorei o jeito que foi escrito e a crueza que a casa e os cômodos foram apresentados. Parecia que eu estava vendo um vídeo no youtube sobre minimalismo, e eu gostei !

Carlos Kelsen 04/08/2022

Minimalismo
Muito interessantes os conceitos e, em especial, às atitudes praticadas e compartilhadas pelo autor a respeito do método.

Encerro a leitura com algumas reflexões e com a certeza de que atitudes simples praticadas no dia a dia poderão contribuir para os 40% da nossa felicidade.

Dentre as diversas dicas do autor, separei a 13 como uma das principais:

?Diferencie as coisas que você quer das coisas de que precisa.?

Fellipe.Henrique 28/08/2022

Ótimo livro sobre minimalismo
Este é um ótimo livro sobre o minimalismo. De leitura agradável. Temos várias ideias apresentadas durante o livro que podemos usar no nosso dia a dia.

Sabrina 16/02/2022

Devaneios...
É um livro breve, de fácil leitura e que vai direto ao ponto, que é: o Minimalismo "Japonês".
Gostei, muitas passagens me surpreenderam, enchi de post-its (porque sou dessas) e me fez refletir muito sobre os caminhos que estou tomando e algumas iniciativas que gostaria de implementar.
Falar sobre minimalismo na sociedade atual é, com certeza, remar contra a maré, ir contra essa forte correnteza. Só o fato de pensar sobre o assunto já nos torna, pelo menos, 5% um pouco diferentes do senso comum, que é aquele que consome desenfreadamente.
Confesso aqui que já tive mais de 72 pares de sapatos e era uma consumidora compulsiva com roupas também, entretanto, venho trilhando um caminho de mudança, preciso melhorar muito ainda, mas já fico feliz pelo que faço e também pelo que não faço mais.
Procuro sempre pensar em minhas prioridades e penso muito mais no meio ambiente. Estou pensando mais em minha alimentação e saúde e em como tudo isso pode me levar a longevidade.
O livro reforçou ainda mais meu pensamento em direção a certas mudanças necessárias no meu dia a dia. #recomendo
Gratidão ao autor.