Anos de chumbo

Anos de chumbo Chico Buarque

Resenhas - Anos de chumbo

mawvnn 21/12/2023

OBRIGADA UERJ
Se não fosse pelo exame de classificação da uerj eu jamais teria me interessado em ler esse livro.
Não é o meu livro favorito, mas eu adorei a escrita, os contos, as críticas, me entreti demais nas histórias, e apesar dos temas pesados de alguns contos achei uma leitura bem leve e fluída.

Alana.gois 20/12/2023

Me senti vendo uma novela das sete em alguns capítulos. É um livro que tem mts sátiras, e pode n ser bem compreendido logo de início . Mas com certeza me fez buscar outros livros no mesmo gênero de contos ,por me fazer sair de uma ressaca literária ??
Meus contos preferidos foram Cida ( mt tocante ) e passaporte ( essa historia é engraçadinha e vou contar pros meus netos pra ensinar eles uma lição de vida igual minha vó fazia cmg )

Mari F. Coelho 18/12/2023

Não me julguem
Sei lá, não gostei muito. Achei as temáticas muito repetitivas e algumas coisas um tanto forçadas e exageradas. Um monte de gente vai virar e vai falar que eu não entendi e vai começar a palestrar, mas eu vou continuar não gostando.

aliuce0 10/12/2023

O livro apresenta vários contos diferentes que apresentam críticas a vários cenários do Brasil, especialmente do Rio de Janeiro. Cada narrador apresentado conta a história de uma maneira única tornando a leitura bem fluida.

Gostei bastante do livro, mas não são histórias fáceis e nem leves justamente por abordar tantos assuntos reais.

julia colbert 07/12/2023

Sou fã ou hater? KKKKKKKK
Tô fazendo resenha de todos os livros pelo desafio do skoob e confesso que não gosto de falar mal de livrosKKKKKK mas esse... sei lá, eu li pela uerj e entendo que seja de contos então uns eu vou gostar e outros não, eu gostei de vários na real mas jamais seria um livro que eu iria continuar lendo por conta própria, ainda mais pelo primeiro conto pertubador, mas eu tenho opinião bem maluca por ser um livro de contos, então sinceramente não foi um livro incrível mas que com certeza falam sobre assuntos importantes que estão presentes na sociedade que muitas vezes ignoramos ou negligenciamos, um livro bem atual, com verdades duras e difíceis de engolir mas com certeza todas muito importantes!

Ângelis Helena 06/12/2023

Primeiro livro que leio do Chico, 8 contos independentes
Li por causa da UERJ, por ser exigida no Exame de Qualificação, mas gostei, não li nenhum outro livro do Chico Buarque para comparar, mas é bem realista, tem grande verossimilhança c a realidade e há intertextualidade (principalmente no conto Para Clarice Lispector, com candura). São narrações reflexivas, bem realistas, mostra a violência (policial e a naturalizada, por exemplo), sugiro começar pelo título do conto que mais te interessar, e não começar pelo primeiro, que é um pouco chocante para quem não sabe o que esperar, os contos são independentes, então a ordem de leitura não influencia na compreensão das histórias.
Algumas cenas acontecem no Rio de Janeiro, então é interessante para quem mora ou já visitou ver a ambientação (inclusive, um dos contos se chama Copacabana), os meus favoritos são: O Sítio, Para Clarice Lispector, com candura, Cida e O passaporte.

A edição da Companhia de Letras é de capa dura e é de bolso, não pegando muito espaço em uma bolsa, podendo levar até na mão, o acabamento é bem reforçado, a parte esquerda é com tecido preto duro, então abrindo o livro não marca ou amassa essa parte.

SrtaSuh 29/11/2023

Clássico
Li por causa da prova da uerj mas não me arrependi... São retratadas várias histórias ambientadas no Rio de Janeiro na época da ditadura militar.
Com contos bem polêmicos demonstra a natureza humana da forma mais crua: egoísta e cruel.

Os contos mais interessantes são os primos de Campos, Copacabana, para Clarice e anos de chumbo, me agradou a forma como o Chico buarque deixa certas informações subentendidas ao final das histórias.

A nota é 4.5 pois foge do meu nicho de leitura, mas ainda assim achei a escrita impecável não esperaria menos de um dos maiores autores brasileiros.

luizybr 28/11/2023

Percebi que não tinha avaliado esse livro, eu amei todos os contos mas o passaporte foi meu favorito

Manoela.Pacanhela 25/11/2023

Muito bom, e a escolha do primeiro conto como o primeiro conto quebra muito a expectativa de "vou ler um livro do Chico Buarque??" e chegaria dizer que até deixa meio traumatizado kk.
Mas enfim, é um ótimo livro com uma ótima escrita, alguns contos se sobressaem aos outros mas isso é inevitável, tiveram algumas coisinhas que me incomodaram em alguns pontos mas no geral é um bom livro.

Miller 1746 18/11/2023

É um livro interessante, mas bem chato em alguns pontos. Achei a maioria dos contos chatos, maçantes e sem sentido, sendo poucos os que eu realmente gostei.
Recomendo a leitura? Não necessariamente, mas não faz mal caso você queira aumentar seu número de livros lidos e sua cultura.

Mary652 02/11/2023

Que ódio UERJ
Gostei de alguns contos , outros me deixaram traumatizada é horrorizada , outros contos são lindos é interessante, se não fosse a uerj eu nunca leria .

isa 30/10/2023

Muito bom!
Edição linda, nem percebia as página virando. contos instigantes apesar se prosaicos, muitas vezes chocantes, muito entretíveis. gostei muito e estou animada para ler mais do chico

Mauriceia2 29/10/2023

Anos de chumbo
O livro Anos de chumbo amarra todas as histórias por meio das lembranças de um menino paralisado em decorrência da poliomielite, no início da década de 1970, no período mais cruel da ditadura militar. Seu relato infantil mistura sua paixão pelos soldadinhos de chumbo com as recordações familiares.O primeiro conto, por exemplo intitulado Meu tio, é narrado por uma adolescente que fala sobre o seu tio, um personagem rígido que usa uma linguagem violenta para se comunicar. Assim, o autor inicia a obra já abordando a sordidez do homem comum em um contexto mais contemporâneo.Esse livro é uma imersão num cenário diferente a cada capítulo, é retratado situações passadas no Rio de Janeiro. Cada história contada nos surpreende com uma reviravolta ou alguma revelação que  faz o leitor entender tudo o que foi lido anteriormente. Sem revelar o final do livro, no último capítulo acontece uma situação na qual  nos deixa pensativo e faz o leitor imaginar diversos finais possíveis daquela história. Eu entendi que esse final fica por conta de nós leitores. Além dos contos que abordam, mesmo que de forma indireta, ambientes violentos, outros contos também refletem sobre outros temas intrínsecos à natureza humana, como amor, obsessão e loucura. A maioria dos contos se passa no Rio de Janeiro e contam com uma linguagem direta de fácil compreender. Além disso, Chico Buarque imprime na linguagem usada nos pequenos textos um tom irônico, trazendo o cinismo com um elemento de destaque: No entanto, o escritor não deixa de explorar o humor.