Quatro contos bizarros

Quatro contos bizarros Nathaniel Hawthorne

Resenhas - Quatro contos bizarros

Fernando 16/11/2021

Contos simples
Apesar de alguns dos contos serem aclamados pela crítica, confesso que esperava mais.

Os personagens não me cativaram e as histórias também não.
Não sei se voltarei a ler livros do autor.

Thiago662 14/11/2021

"Era estranho ver que os bons não se distanciavam dos ímpios".

Contos sombrios, inspirados no puritanismo estadunidense e nas transformações científicas do século XIX. Uma nuvem de suspense e terror contido percorre todos os textos.

O mais interessante é "O jovem mestre Brown". Aborda todo o horror que foi Salém e a caça as bruxas, o fanatismo, o medo, a desconfiança. Levados a cabo por pessoas, aparentemente, comuns.

Maitê 19/10/2021

4 contos excelentes com questões atuais sobre a sociedade e o olhar humano. Uma mancha no rosto barrando a perfeição, uma escolha faustiana, um médico desumano e um véu incompreensível.

Felipe Philipp 16/10/2021

De fato, Hawthorne sabe escrever, e escreve muito bem. O primeiro conto foi maravilhoso, A Marca de Nascença, quiçá um dos meus preferidos. Conto que demonstra bem o que uma obsessão pela perfeição pode levar, e como sabemos, nada no mundo é perfeito, nem mesmo a Natureza. Segundo conto, O Jovem Mestre Brown, o autor quer nos mostrar como falsas expectativas, podem literalmente nos levar a loucura, e nos enganar. Os diálogos nesse conto são fenomenais, eu não vou falar muito para não estragar. Depois temos A Filha de Rappaccini, aqui temos referência a Dante, o nome da filha é Beatrice, a amada e musa de Dante é Beatriz. Temos um jardim de Éden, um maniqueísmo entre ciência e natureza, uma tragédia estilo de Poe. E dentre vários trechos maravilhosos, esse eu amei: "Há algo mais verdadeiro e real do que aquilo que nós podemos ver com os olhos e tocar com o dedo.". O último conto, O Véu Negro do Ministro, uma crítica a hipocrisia puritana, todos somos pecadores e escondemos nossos pecados, aliás somos humanos, porém alguns preferem negar que somos pecadores, e que somos eternamente "puros".

Gutemberg.Monteiro 07/10/2021

Contos, de Nathaniel Hawthorne.
Confesso que não esperava muito desses pequenos contos, mas são bem escritos e contém várias passagens que deixam reflexão.

Leo 03/10/2021

4 contos bem escritos e desenvolvidos, personagens com personalidades e uma trama que lembra Edgar Allan Poe. Talvez você também sinta similaridade com Lovecraft, mas em virtude deste ter criado um panteão de criaturas únicas e ser uma referência tão grande, descarto essa comparação.

Joao.Gabriel 20/09/2021

Gostei de todos os contos dele, sendo O Jovem Mestre Brown meu favorito. O que menos gostei foi A Filha de Rapaccini, mas não deixa de ser um ótimo conto