Colapso

Colapso Roberto Denser

Resenhas - Colapso

Verena Cavalcante 12/03/2022

Instintos e suas vicissitudes
Como um maestro do fim do mundo, Roberto Denser conduz seus personagens em uma frenética sinfonia do caos, compondo um retrato brutal da humanidade em toda sua perversidade e resiliência.

Irka Barrios 19/01/2022

Um futuro assustador

No outono passado, o autor Roberto Denser anunciou nas redes sociais um plano ousado: "Colapso", uma distopia de quase 500 páginas escrita em tempo recorde (cerca de 60 dias). A reação natural de qualquer autor é pensar "acho que esse livro não está pronto, precisa de muita revisão". Pois bem, temos aqui um caso de boa escrita em tempo recorde.

O controle narrativo, os diálogos, a atenção a detalhes futurísticos (a história se passa 40 anos depois do fim), a evolução dos personagens e dos conflitos, tudo é operado por Denser com notável competência. Surpreende a forma como tudo caminha para aquele final inevitável.

O futuro, entretanto, é pouco ou nada favorável para quem é mulher. Cenas tristes, dolorosas, repugnantes são apresentadas ao longo da obra e, confesso, só consegui avançar quando me obriguei a inserir o filtro "filme Tarantino". Até mesmo as iniciativas para defender mulheres são revoltantes.

O futuro é bem ruim, especialmente se você for mulher. "Colapso" é um mundo que eu não quero estar viva para conhecer.